28 de dezembro

Niterói por niterói

Pesquisar
Close this search box.
Publicado

Niterói em retrospectiva: relembre os fatos mais marcantes de 2024

Por Sônia Apolinário
| aseguirniteroi@gmail.com

COMPARTILHE

Inundações, queimadas, dengue, Rebeca Andrade, emprego em alta, ex-presidente indiciado e general preso são alguns dos fatos do ano
incêndio morro das andorinhas quinta-feira 10
Foram 5,65 milhões de hectares queimados, só no mês de agosto. em Niterói, o caso mais dramático aconteceu no Morro das Andorinhas. Foto: arquivo A Seguir Niterói

Inundações, Viradouro campeã, queimadas, dengue, Rebeca Andrade, ondas de calor. Prisão dos mandantes da morte da vereadora Marielle Franco, ex-presidente da República indiciado, general de quatro estrelas preso, pela primeira vez na história desse país. Rapidamente, assim foi 2024.

O ano chega ao fim e o A Seguir faz uma retrospectiva dos principais acontecimentos, com votos de que 2025 seja repleto de (muito mais) boas notícias.

Leia mais: Axel Grael: ‘Niterói hoje é diferente do que era antes, e está melhor!’

Chuvas

Tudo indica que 2024 vai terminar praticamente da mesma forma como começou: com chuvas fortes e as inundações de praxe. Em janeiro, seis municípios do Rio foram declarados em situação de emergência em decorrência de chuvas. Niterói ficou de fora, mas não significa que a cidade não tenha sido castigada pelas tempestades. Ao contrário, as chuvas chegaram a deixar 64 pessoas desabrigadas, no município. E em fevereiro, chegou a chover granizo em Niterói.

Dengue

Em fevereiro, mal o Rio de Janeiro respirou aliviado com uma trégua das chuvas, o governo do estado decretou epidemia de dengue – a doença de 2024. Ao todo, nove estados decretaram epidemia por conta da dengue. E como Niterói não é uma ilha, a cidade chegou a passar por alertas vermelho para a doença. Porém, a situação não ficou tão alarmante porque, em 2023, a cidade se tornou a primeira do Brasil com 100% do território coberto pelo pioneiro método Wolbachia, o que ajudou a proteger seus moradores. O fim da epidemia, no estado, foi decretado somente em junho.

Marielle Franco

O mês de março chegou com mais chuvas e inundações, no estado. Porém, também trouxe um sopro de Justiça com a prisão dos mandantes da morte da vereadora Marielle Franco e o motorista Anderson Gomes: o deputado federal, Chiquinho Brazão, seu irmão Domingos Brazão, conselheiro do Tribunal de Constas do Estado do Rio, e o delegado  e ex-secretário de Polícia Civil Rivaldo Barbosa. Os três estão presos desde março em presídio federal.

Vazamento químico

O sistema Imunana-Laranjal, que abastece de água Niterói e outros municípios, ficou três dias sem operar em decorrência de contaminação do manancial com comum produto químico poluente conhecido como tolueno. A situação impactou a rotina de 2 milhões de pessoas. Até o momento, ninguém foi responsabilizado pelo desastre ambiental.

Rio Grande do Sul

Em abril e maio, fortes chuvas arrasaram várias cidades do Rio Grande do Sul, principalmente, a capital Porto Alegre. O estado ainda está em recuperação.

Madonna e Bruno Mars

No dia 4 de maio, o Rio de Janeiro parou por conta de um furacão, no caso, a cantora norte-americana Madonna. Ela fez um show gratuito, na Praia de Copacabana, que reuniu mais de 1,6 milhão de pessoas.

Entre outubro e novembro, o cantor havaiano Bruno Mars fez uma nova turnê pelo país. Mais uma vez, ele deu show de simplicidade e simpatia: foi visto bebendo cerveja em bar pé sujo, andou na garupa de uber moto e se rebatizou como Bruninho Márcio – que passou a ser seu nome brasileiro. O cantor prometeu voltar.

Queimadas

Agosto tem fama de ser o mês do desgosto. No Brasil, foi o mês das queimadas, que se espalharam por setembro. Foram 5,65 milhões de hectares queimados, só no mês de agosto. Na comparação com agosto de 2023, foi um salto de 149%. Quase dois terços (65%) da extensão queimada em agosto foi em vegetação nativa. Segundo o Monitor do Fogo MapBiomas, as pastagens respondem por um em cada quatro hectares queimados (24%) e se destacam como a área de uso agropecuário que mais queimou em agosto.

A Polícia Federal (PF) apontou indícios de que parte dos incêndios florestais, no país, pode ter ocorrido por meio de ações coordenadas. No Rio, os bombeiros atuaram em 7.417 focos, de janeiro a agosto de 2023. Em 2024, no mesmo período, o número de incêndios quase dobrou, totalizando 13.595 ocorrências. Do início do ano, até o momento, os bombeiros registraram 6.178 ocorrências. Em setembro, no Rio, cinco pessoas foram presas por incêndios criminosos.

Em Niterói, o caso mais dramático foi o incêndio no Morro das Andorinhas, em Itaipu. Não houve vítimas. Autoridades ambientais também acreditam em origem criminosa do incêndio na atração turística que fica no Parque Estadual da Serra da Tiririca (Peset).

Olimpíadas de Paris

O Brasil fez a segunda melhor campanha da história dos jogos, conquistando medalhas inéditas. Foram 20 ao todo, sendo três de ouro, sete de prata e 10 de  bronze. Atletas mulheres foram os grandes destaques, a começar por Rebeca Andrade que fez história e foi ouro no solo de ginástica. Também fizeram (muito) bonito Rayssa Leal, a “fadinha”, que conquistou bronze no skate e Bia Souza, no judô, que levou o primeiro ouro do Brasil em Paris

Eleição municipal

2024 foi ano de eleições municipais. No Rio de Janeiro, somente em Niterói e Petrópolis o pleito foi resolvido, em outubro, no segundo turno. Os niteroienses reconduziram à prefeitura Rodrigo Neves que, pela terceira vez, comandará a gestão da cidade.

O X da questão

Por 40 dias, a rede social X ficou bloqueada, no Brasil, por determinação do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF). O bloqueio foi determinado no dia 30 de setembro após a empresa fechar seu escritório do Brasil e deixar de ter um representante legal no país, condição obrigatória para qualquer firma funcionar. O bilionário Elon Musk, dono da rede social, anunciou o fechamento da sede da empresa no Brasil após a rede ser multada por se recusar a cumprir a determinação de retirar do ar perfis de investigados pela Corte pela publicação de mensagens consideradas antidemocráticas. Após o pagamento de multas que somaram R$ 28,6 milhões e a reativação da representação no país, o X foi desbloqueado.

Atentado

No dia 13 de novembro, a Praça dos Três Poderes, em Brasília, foi palco de um atentado, quando ocorreram duas explosões em frente ao Palácio do Supremo Tribunal Federal e no estacionamento do Anexo IV da Câmara dos Deputados. Francisco Wanderley Luiz, ex-candidato a vereador em 2020 pelo Partido Liberal (PL) e autor do atentado, morreu no local.

Golpistas presos

No dia 19 de novembro, uma Operação da Polícia Federal prendeu quatro militares “kids pretos” do Exército Brasileiro e um policial. Eles planejaram dar um golpe de Estado após as eleições presidenciais de 2022. O plano incluía os assassinatos do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, do vice-presidente Geraldo Alckmin e do ministro do STF Alexandre de Moraes.

Menos de um mês depois, em 14 de dezembro, a Polícia Federal prendeu o ex-ministro da Defesa, general Walter Braga Netto. Ele é um dos alvos do inquérito que apura a tentativa de golpe de Estado no país após as eleições de 2022. Segundo a PF, ele estaria atrapalhando as investigações, “na livre produção de prova durante a instrução do processo penal”. O general foi candidato a vice-presidente em 2022 na chapa com Jair Bolsonaro. Antes, ocupou os cargos de ministros da Casa Civil e da Defesa na gestão de Bolsonaro. Em 2018, comandou a intervenção federal na segurança do estado do Rio de Janeiro. Pela primeira vez na história do país, um general é preso por envolvimento em tentativa de golpe de estado.

Indiciado

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL); seu candidato a vice na eleição de 2022, general da reserva do Exército Braga Netto, e outras 35 pessoas foram indiciados, no dia 21 de novembro, pela Polícia Federal. São acusados dos crimes de abolição violenta do Estado democrático de Direito, golpe de Estado e organização criminosa. O caso está sob análise da Procuradoria Geral da República.

Emprego

O ano de 2024 registrou recorde de empregos com carteira assinada. .O número de empregados no setor privado com carteira (exceto trabalhadores domésticos) atingiu 39 milhões. Em Niterói, emprego e renda também estiveram em alta, ao longo do ano.

Susto

O presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva foi operado às pressas, em São Paulo, na madrugada do dia 10 de dezembro para drenar um sangramento da cabeça, reflexo da queda que sofreu no banheiro do Palácio da Alvorada, há dois meses. No último dia 15, ele recebeu alta hospitalar. Quatro dias depois, voltou para Brasília e retomou sua rotina de trabalho.

Orgulho de ser

2024 foi o ano em que a escola de samba de Niterói, Unidos do Viradouro, foi tricampeã do Carnaval do Rio, com o enredo com o enredo “Arroboboi Dangbe!”. A bateria da escola se tornou patrimônio de Niterói.

No dia 4 de março, a inauguração da Ponte Rio-Niterói completou 50 anos.

Entre os dias 18 e 19 de novembro, a cidade do Rio de Janeiro foi sede da reunião de cúpula do G20, sob presidência do presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva. Pela 1ª vez realizado no Brasil, encontro reúne as principais economias do mundo para criar propostas sobre temas de interesse global.

O filme “Ainda Estou Aqui” e a atriz Fernanda Torres recebem indicações para o Globo de Ouro de 2025. Dirigido por Walter Salles, o longa também foi pré-indicado ao Oscar de melhor filme estrangeiro. A produção narra a vida da família Paiva – a mãe, Eunice, e os cinco filhos – após  desaparecimento do marido de Eunice, o deputado Rubens Paiva, preso, torturado e morto pela ditadura militar.

Vinícius Júnior foi eleito o melhor jogador do mundo no The Best FIFA Football Awards, sendo o primeiro jogador brasileiro a vencer o prêmio desde 2007.

Expressão do ano

Onda de calor – marcou presença praticamente o ano todo.

Unanimidade

Enel – Referência quando se trata de deixar o consumidor fulo de raiva. A empresa foi processada por vários municípios. Somente Niterói entrou com três ações contra a concessionária de energia para cobrar uma solução imediata para normalizar o fornecimento de energia elétrica na cidade.

Perdas

Em 6 de abril, morreu, aos 91 anos, o cartunista Ziraldo, criador do Menino Maluquinho e A Turma do Pererê

Em 17 de agosto, morreu, aos 93 anos, o apresentador de TV e empresário Silvio Santos.

 

COMPARTILHE