Niterói por niterói

Pesquisar
Close this search box.
Publicado

Serviço de bicicleta compartilhada já está disponível em Niterói

Por Redação
| aseguirniteroi@gmail.com

COMPARTILHE

As NitBikes entraram em funcionamento nesta quinta-feira (4). Para usar é preciso baixar o aplicativo pela Play Store ou Apple Store
nitbikes na estação
As “roxinhas” já podem ser usadas pelos niteroienses. Foto: Prefeitura de Niterói

O serviço de bicicleta compartilha entrou em funcionamento nesta quinta-feira (4), em Niterói. Para usar as NitBikes é preciso, primeiro, baixar o aplicativo pela Play Store ou Apple Store. É por lá que será possível desbloquear a bicicleta. As estações e bicicletas conterão um QR code para acessá-las.

Leia mais: Carros elétricos da frota de Niterói já circulam pela cidade

Durante um período, serão liberadas viagens gratuitas com duração de até uma hora, sem limites de quantidade de viagem por dia, desde que seja respeitado um intervalo de 15 minutos a cada 1 hora de viagem. Caso o usuário exceda o limite de 1 hora, será aplicada uma tarifa de R$ 8. O horário de funcionamento será de 6h às 0h, de segunda a domingo, sendo que a devolução poderá ser feita 24 horas por dia.

Inicialmente, serão implantadas 10 estações, de um total de 50. O projeto Nit Bike prevê 46 estações para adultos e quatro para crianças em bairros como Icaraí, São Lourenço, Barreto, Ingá, São Domingos, Gragoatá e Boa Viagem.  Nessa primeira, ficarão disponíveis 110 bicicletas para adultos e oito para crianças. Ao todo, o serviço contará com 600 bicicletas, já apelidadas de “roxinhas”.

A prefeitura instalou as primeiras estações no Ingá (Praia das Flechas e na Rua Nilo Peçanha), No Centro (Valonguinho, Theatro Municipal, Terminal João Goulart, Praça do Rink, Praça São João, Palácio Arariboia, Rua Visconde do Uruguai) e em Icaraí (Campo de São Bento).

As estações possuem câmeras de monitoramento que estarão ligadas ao Centro Integrado de Monitoramento de Niterói (Cisp) “para que haja maior controle e segurança dos locais”, como informou a prefeitura. Além disso, as estações emitem sinais sonoros de alerta em “casos suspeitos”. O sistema consegue identificar usuários em situações irregulares e bloquear seu uso.

A maior estação está prevista para ser a Arariboia, fazendo integração com a Estação das Barcas, que contará com 70 vagas. No local funciona o bicicletário municipal. Serão implantadas também estações próximas aos campus da UFF e outras universidades da região, assim como estações mirins no Horto do Fonseca, Campo de São Bento, Boa Viagem e Caminho Niemeyer.

As primeiras bicicletas chegaram a Niterói em fevereiro . O serviço ficará a cargo de uma empresa localizada em Recife (Pernambuco). A Sertell venceu a licitação da Prefeitura, que prevê investir R$ 8,5 milhões, por ano, no sistema de bicicletas compartilhadas, na cidade. A licitação do serviço, em Niterói, prevê que o uso das bicicletas será facilitado por um aplicativo exclusivo, de onde será possível desbloqueá-las.

Até o fim da tarde desta quinta-feira, 75 viagens de roxinhas foram feitas por adultos, de acordo com o site do serviço.

O prefeito Axel Grael inaugurou a NitBike na manhã de quinta-feira (4). Ele embarcou na estação da Praia das Flechas, no Ingá.

– Essa é mais uma conquista do programa Niterói de Bicicleta. A presença das bicicletas nas ruas de Niterói já é uma realidade. Apesar do ceticismo que existia em torno da ideia de tornar o ciclismo uma cultura da cidade, vemos que, cada vez mais, o niteroiense inclui as bikes na rotina. Mais do que isso, a implantação do serviço de bicicletas compartilhadas une mobilidade urbana à sustentabilidade e, ao mesmo tempo, é acessível para todos – afirmou Grael.

Aplicativo

Apesar do serviço ter um período inicial gratuito, para utilizar as bicicletas será necessário cadastrar um cartão de crédito no aplicativo, bem como enviar uma foto de um documento de identidade. De acordo com a prefeitura, “em breve” será aberto um posto para fazer o cadastro no serviço de forma presencial que não necessitará do cartão de crédito.

Movimento

De acordo com os contadores de movimento de ciclistas espalhados pela cidade, pela prefeitura, a média diária de bikes transitando por Niterói é de 1.627, sendo a Avenida Roberto Silveira (Icaraí) a ciclovia de maior movimento: 611.69, segundo dados atualizados até a manhã desta quinta-feira (4).

COMPARTILHE