COMPARTILHE
Este ano, entre janeiro e abril, 277 bicicletas foram furtadas em Niterói. O número representa um aumento de 182.7% de casos, em comparação com o mesmo período do ano passado, que registrou 98 ocorrências. Já os roubos, aumentaram de 1 para 3, no mesmo período.
Leia mais: Niterói retoma vacinação contra Covid, depois de semanas em falta
Os dados são do Instituto de Segurança Pública do Estado do Rio de Janeiro. A maior parte dos casos aconteceu no Centro, Icaraí e Santa Rosa.
No Cadastro Nacional de Bicicletas Roubadas, Niterói aparece em terceiro lugar, empatado com Recife (PE) dentre as cidades com o maior número de ocorrências.
Do total de 6.545 casos registrados, 5,1% aconteceram em Niterói e Recife. A liderança fica com São Paulo com 23,47%, seguido por Curitiba (PR), com 6,12% das ocorrências.
Na segunda-feira (27), agentes da 77ª Delegacia de Polícia (Icaraí) prenderam em flagrante um receptador de bicicletas furtadas em Niterói. Ele recebia, no Rio, as bicicletas que eram levadas até ele, pelos ladrões, de barca. Na ação, 15 veículos foram recuperados.
De acordo com as investigações, o acusado comprava essas bicicletas, que eram produtos de furtos, e guardava os objetos para revendê-los. Após informações do Setor de Inteligência, os policiais civis descobriram a localização de onde os veículos eram guardados.
Segundo a polícia, o receptador tem diversas passagens pelos crimes de roubo e furto. As investigações continuam para identificar outros furtadores e receptadores que atuam no esquema ilegal, principalmente, nos bairros de Icaraí e Santa Rosa.
No início do mês, a 77ª DP já havia detido um homem, também em flagrante, pelo mesmo crime. O acusado foi localizado após anunciar uma bicicleta em um site de compras e vendas. Na ação, os agentes recuperaram cinco bicicletas e sete quadros, ambos sem qualquer procedência.
De acordo com os contadores de movimento de ciclistas espalhados pela cidade, pela prefeitura, a média diária de bikes transitando por Niterói é de 1.602, sendo a Avenida Roberto Silveira (Icaraí) a ciclovia de maior movimento.
Confira os números de passagens registrados na segunda-feira, dia 27.
Roberto Silveira (Icaraí) – 3 923
Marquês do Paraná (Centro) – 3 905
Av. Amaral Peixoto (Centro) – 2 747
Rua São Lourenço (São Lourenço)- 2 203
Rua Benjamin Constant (Santana) – 1 521
Av. Quintino Bocaiúva (São Francisco) – 722
Rotatória de Camboinhas (Camboinhas)- 683
Avenida Irene Lopes Sodré (Engenho do Mato ) – 475
Parque Orla de Piratininga (Piratininga) – 263
Túnel sentido Cafubá – 106
Túnel sentido Charitas – 102
No final do ano passado, a prefeitura de Niterói lançou o programa “Bike Segura Niterói”, em parceria com a Polícia Militar. Trata-se de um banco de dados criado pela Coordenadoria Niterói de Bicicleta conectado com o Centro Integrado de Segurança Pública (Cisp).
O objetivo é ajudar na recuperação de bicicletas roubadas e apreendidas pelos agentes de segurança. Somente no Bicicletário Arariboia estão cadastrados 17 mil usuários e 11,8 mil bicicletas. Qualquer pessoa pode incluir seus dados no cadastro do Bike Segura Niterói, independente de ser ou não usuário do bicicletário municipal.
Confira dicas de segurança do Niterói de Bicicleta:
COMPARTILHE