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Serviço de bicicleta compartilhada em Niterói prevê 600 bikes e 50 estações

Por Sônia Apolinário
| aseguirniteroi@gmail.com

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A empresa que vai operar o serviço na cidade à partir de março atua em Fortaleza (CE), Vitória (ES), Santos (SP) e Belo Horizonte (MG)
bicicletar fortaleza
O serviço de bicicleta compartilhada em Fortaleza foi implantado em 2014. Fotos: reprodução

Com previsão de entrar em operação em março, o serviço de compartilhamento de bicicletas, em Niterói, ficará a cargo de uma empresa localizada em Recife (Pernambuco). A Sertell, que completou 35 anos em dezembro passado, venceu a licitação da Prefeitura, que prevê investir R$ 8,5 milhões, por ano, no sistema de bicicletas compartilhadas, na cidade.

O projeto prevê o uso de 600 bicicletas (entre modelos adultos e infantis) distribuídas por 50 estações. A implementação, porém, será gradual, vai começar com 15 estações, na primeira etapa, com previsão de expansão do restante até meados do ano.

De acordo com a Prefeitura, as estações ficarão localizadas em um raio de 5 km do Centro de Niterói. Bairros como Icaraí, São Lourenço, Barreto, Ingá, São Domingos, Gragoatá e Boa Viagem serão contemplados.

Em Recife, não

A Serttel é uma empresa que oferece soluções de bicicleta e carro compartilhados, além de semáforos inteligentes, monitoramento urbano e gestão de estacionamentos públicos.

Na sua rede social, a Serttel informa o seu serviço de bicicletas compartilhadas, o Bicicletar,  está nas “duas capitais (do país) que oferecem maior acesso a ciclovias para população: Fortaleza (CE) e Vitória (ES).Em Recife, porém, o sistema é  operado por outra empresa, que trabalha com as bikes compartilhadas do Itaú.

Segundo a empresa, o Sistema Bicicletar é composto por estações inteligentes, conectadas a uma central de operações via wireless, alimentadas por energia solar, distribuídas em pontos estratégicos da cidade, onde os clientes cadastrados podem retirar uma bicicleta, utilizá-la em seus trajetos e devolvê-la na mesma ou em outra estação.

Em Fortaleza, o  Bicicletar foi implantado em 2014 e já ultrapassou 6 milhões de viagens, com mais de 412.218 pessoas pedalando nas bikes da Serttel, distribuídas em 192 estações. Em 2017, entrou em operação o Mini Bicicletar. Desde então, já proporcionou mais de 28 mil utilizações das bicicletas infantis em praças da cidade.

Estação Mini Bicicletar na Avenida Beira Mar, em Fortaleza (CE).

Em Vitória, o serviço ultrapassou 1.6 milhão de viagens, com mais de 160.412 usuários.

A Sertell também informa estar presente em Santos (SP) e Belo Horizonte (MG). Segundo a empresa, na cidade paulista, entre setembro de 2022 e 2023, houve um aumento de 147% no número de viagens, chegando a um total, na época, de 46.873.

Gratuidade

A Prefeitura de Niterói informou que, na fase de implantação do serviço,  assumirá os custos, oferecendo viagens gratuitas de até 1 hora. Excedendo esse tempo, será aplicada uma multa proporcional. Além disso, há planos de integração com empresas locais, permitindo a instalação de estações patrocinadas, expandindo a área de cobertura e reduzindo os custos municipais.

No Bicicletar, o passe mensal é de R$ 20. As regras são as seguintes: podem ser realizadas quantas viagens tarifadas o usuário quiser, desde que seja retirada apenas uma bike por vez. As viagens não tarifadas só irão valer desde que não ultrapasse os 60 minutos de viagem de segunda a sábado e 90 minutos aos domingos e feriados, respeitando também o intervalo entre viagens maior que 15 minutos.

A licitação do serviço, em Niterói, prevê que o uso das bicicletas será facilitado por um aplicativo exclusivo, de onde será possível desbloqueá-las. Nas redes sociais da Serttel há várias reclamações referentes ao aplicativo do serviço, que não funcionaria a contento.

A Serttel trabalha em parceria com a Mobilicidade, plataforma de acesso a serviços de mobilidade urbana através de aplicativos de smart phones.

Modelo

O Bicicletar, em Fortaleza, utiliza o seguinte modelo de bike:

  • Quadro em alumínio;
  • Espelho Retrovisor;
  • Selim anatômico com ajuste de altura;
  • Pedais e rodas com refletores;
  • Guidão emborrachado;
  • Suporte personalizado para artigos pessoais;
  • Buzina tipo campainha;
  • Sinalização refletiva (dianteira e traseira);
  • Suporte de descanso;
  • Pino de engate e travamento;
  • Etiqueta eletrônica para identificação da Bicicleta;
  • Câmbio de 3 marchas;
  • Paralamas personalizado para publicidade.

 

Características das estações:

 

  • Gerenciada por computador;
  • Uso de energia solar e comunicação wireless;
  • Painel com Instruções de uso e mapa com a localização das Estações;
  • Diversos modelos de Estações;
  • Dispositivos eletromecânicos de travamento e liberação das Bicicletas;
  • Lâmpadas de sinalização;
  • Liberação da Bicicleta via aplicativos inteligentes para telefone celular.

 

A Seguir entrou em contato com a empresa, mas não obteve retorno.

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