Niterói por niterói

Pesquisar
Close this search box.
Publicado

Niterói tem mais ciclistas na Roberto Silveira que a Faria Lima em São Paulo

Por redação
| aseguirniteroi@gmail.com

COMPARTILHE

Contagem de bicicletas na ciclovia do Centro registra 4 mil usuários por dia, contra 3.500 em São Paulo, segundo a Prefeitura
Moradores de Niterói costumam usar bikes para trabalhar. Foto: Amanda Ares
Trecho da ciclovia na Avenida Roberto Silveira, cruzamento com a Miguel de Frias: movimento intenso. Foto: arquivo

A contagem de usuários de bicicletas nas ciclovias de Niterói apenas começou e já registra um movimento importante. De acordo com a prefeitura, o movimento de ciclistas registrado na Avenida Roberto Silveira, em março, é maior que o contabilizado na Avenida Brigadeiro Faria Lima, uma das principais vias de comércio e negócios de São Paulo.

Apesar da diferença do porte das duas cidades, Niterói com 480 mil habitantes, São Paulo com 11,450 milhões, a prefeitura de Niterói sustenta que o movimento de ciclistas aqui foi 13% maior que na capital paulista. Segundo a prefeitura, as duas cidades usam o mesmo sistema para a contagem de ciclistas. Nos 20 primeiros dias do mês, 80.211 bicicletas passaram pela Roberto Silveira, enquanto foram registrados 70.748 ciclistas na Faria Lima. Na média, Niterói teria um movimento de 4 mil ciclistas por dia, contra 3.500 da ciclovia paulista.

A Prefeitura fez também uma comparação com o movimento da ciclovia da Avenida Atlântica, em Copacabana. O Rio de Janeiro não possui uma rede permanente de monitoramento do uso de bicicletas. Mas há contagens em períodos específicos. Em uma contagem realizada pela ONG Transporte Ativo, em 2021, contou-se em um dia, 5.335 ciclistas na Av. Atlântica.

Essa contagem de ciclistas vai se tornar um pouco mais “aparente” em Niterói.  Um totem, instalado na Avenida Marquês de Paraná, que liga o Centro de Niterói e Icaraí, vai registrar, em um painel, o número de ciclistas que passar pelo local.

O equipamento faz parte de um sistema composto por  dez contadores automáticos, posicionados em locais como as Avenidas Amaral Peixoto, Roberto Silveira e Irene Lopes Sodré; orla de São Francisco; Parque Orla Piratininga; rotatória de Camboinhas; acessos ao túnel Charitas-Cafubá e ruas São Lourenço e Benjamin Constant.

O contador da Marquês de Paraná é, até agora, o único com painel que permite visualizar a contagem publicamente.

– Quando você passa de bicicleta, você tem ideia de quantas pessoas já passaram aqui, antes de você e permite dar uma ideia do movimento de bicicleta que temos hoje em Niterói. Pelos dados que estamos coletando, 10% de todo o movimento aqui nesta via já é de bicicleta – afirmou o prefeito Axel Grael.

Leia mais: Vou de bike! Niterói apresenta bicicletas do sistema de compartilhamento

 

 

COMPARTILHE