Niterói por niterói

Pesquisar
Close this search box.
Publicado

Castelinho do Gragoatá será ponto de encontro das bicicletas em Niterói

Por Redação
| aseguirniteroi@gmail.com

COMPARTILHE

Imóvel foi construído em 1937, tombado em 1993 e desapropriado pela Prefeitura em 2022. O investimento no restauro é de R$ 3 milhões
Castelinho-do-Gragoata-anexo
Ilustração mostra como ficará o Castelinho com anexo, após reforma. Foto: Prefeitura de Niterói

A restauração do imóvel conhecido como Castelinho do Gragoatá começa a sair do papel. O prédio tombado pelo Departamento de Preservação do Patrimônio Cultural (DePAC) será recuperado e ganhará um novo anexo para funcionar como sede da Coordenadoria Niterói de Bicicleta. O investimento no restauro é de R$ 3 milhões e a obra tem previsão de durar nove meses.

O Castelinho do Gragoatá foi construído em 1937 e tombado em 1993. O prédio seguiu como propriedade particular até 2022, quando foi desapropriado pela Prefeitura.

O Castelinho do Gragoatá foi construído em 1937. Foto: reproduçlão

Leia mais: ‘Resgatar o Centro de Niterói é o maior objetivo da Lei de Ocupação do Solo’, diz secretário de Urbanismo

– Essa restauração não é uma coisa fácil de se fazer. Às vezes é muito mais fácil começar um prédio do zero do que restaurar. A restauração é muito mais minuciosa e desafiadora. Esse espaço, junto com essa praça, vai ser uma referência para os ciclistas de Niterói – afirmou o prefeito de Niterói, Axel Grael, que assinou, na quarta-feira (27), a ordem de início das obras.

A praça a que se refere, fica em frente ao Castelinho, na esquina das ruas Coronel Tamarindo e Passo da Pátria. O local, que está sendo chamado de Praça da Bicicleta, foi projetado para ser um espaço destinado aos ciclistas, com áreas de convivência, estacionamento de bicicletas e equipamentos para manutenção e reparo.

As obras nessa região fazem parte de um projeto de recuperação do Centro de Niterói, que prevê requalificação urbana de toda a orla da cidade, desde o Mercado de Peixe. Inclui ainda a transformação do antigo prédio da Estação Cantareira, desapropriado pela Prefeitura, em sede do futuro Distrito Criativo do município e a construção do Museu do Cinema, em um sobrado, em frente à Praça Leoni Ramos (Praça da Cantareira). A desapropriação do prédio foi concluída em janeiro.

COMPARTILHE