23 de novembro

Niterói por niterói

Pesquisar
Close this search box.
Publicado

Quatro obras do Plano Niterói 450 anos estão previstas para serem entregues até o final do ano

Por Redação
| aseguirniteroi@gmail.com

COMPARTILHE

O Plano Niterói 450 anos prevê investimentos de cerca de R$ 2 bilhões, em 25 obras públicas, até o final de 2024
Centro 3
Av. Visconde do Rio Branco: faz parte dos planos da Prefeitura a criação de novas quadras. Foto: arquivo

A conclusão do Parque Orla de Piratininga (POP), a inauguração do Restaurante Popular do Fonseca e de uma parte do Parque Esportivo da Concha Acústica e da reurbanização da Avenida Rio Branco são as obras que a Prefeitura de Niterói prevê entregar, até o final do ano, dentro do Plano Niterói 450 anos.

Leia mais: Bacia Hidrográfica da Enseada de Jurujuba terá inventário da sua biodiversidade

Elas foram listadas pelo prefeito Axel Grael durante reunião realizada com gestores da cidade justamente para “alinhar as entregas” previstas até o fim de 2023. O Plano Niterói 450 anos prevê investimentos de cerca de R$ 2 bilhões, em 25 obras públicas, até 2024.

– Estamos alinhando, no caso de cada secretaria, quais são as pendências e as dificuldades para o cumprimento das metas para que a gente chegue ao final do ano com o máximo de entregas e o máximo de programas concluídos. Temos uma motivação especial que é o aniversário de 450 anos da cidade. Temos a previsão de uma série de entregas importantes. Como, por exemplo, a conclusão do Parque Orla de Piratininga (POP) Alfredo Sirkis, o Restaurante Popular do Fonseca e uma etapa importante do Parque Esportivo da Concha Acústica junto com o Parque de Atletismo da UFF (Universidade Federal Fluminense). É uma etapa inicial, mas vai faltar apenas o Ginásio Poliesportivo. Além disso, temos uma parte importante da reurbanização e requalificação da Avenida Rio Branco – informou Grael.

De acordo com a Prefeitura, também está prevista, até o final do ano, a inauguração de mais duas unidades do Programa Médico de Família (PMF), no Maravista e no Badu.

No pacote de entregas do executivo foi incluída a digitalização de processos administrativos. Segundo a Prefeitura, até o fim do ano, todos os novos processos municipais serão abertos digitalmente. Atualmente, esse percentual é de 74% e já teria resultado em uma economia de 15 toneladas de papel.

Plano Niterói 450 anos

O Centro da cidade é uma das principais áreas que o Plano Niterói 450 anos pretende transformar. Dele faz parte a criação de uma nova orla e revitalização da Alameda São Boaventura, além da Avenida Rio Branco. Faz parte desse pacote também a transformação do bairro de São Domingos em Distrito de Economia Criativa. No momento, parte da área central da cidade virou um grande canteiro de obras.

Em junho passado, a Prefeitura inaugurou o primeiro trecho do Parque Orla Piratininga. No mês seguinte, foi a vez do centro esportivo da lha do Tibau.

O Restaurante Popular do Fonseca estava previsto, inicialmente, para ser inaugurado no primeiro trimestre de 2022.

As obras do Parque Esportivo da Concha Acústica começaram em março do ano passado. O projeto se uniu a obras que estavam sendo feitas no Campus Gragoatá, da Universidade Federal Fluminense, que vai abrigar uma pista de atletismo, pista de caminhada, locais para salto em altura, salto com vara, salto triplo e salto em distância. O Campus também terá a placar eletrônico, campo de futebol com grama natural, vestiários, sala de administração e almoxarifado.

 

COMPARTILHE