COMPARTILHE
O deputado federal pelo Rio de Janeiro, Chico D’Angelo (PDT), fará parte da equipe de transição do governo Lula. Seu nome foi anunciado, nesta terça-feira (22), pelo vice-presidente eleito Geraldo Alckmin (PSB), para integrar o Grupo Técnico de Saúde. Com 69 anos, Chico, além de médico, também já exerceu o cargo de secretário de Saúde de Niterói.
O atual secretário municipal de Urbanismo e Mobilidade, Renato Barandier, é outro nome da cidade que tomou o rumo de Brasília. Ele acompanha o ex-prefeito de Niterói, Rodrigo Neves, também na equipe de transição do novo governo.
Leia mais: No aniversário de Niterói, um retrato de Arariboia, muito além da estátua no Centro
Os novos integrantes dos grupos de trabalho foram anunciados por Alckmin na sede do Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), em Brasília, QG da transição do novo governo. O vice-presidente eleito também anunciou os responsáveis pelos relatórios temáticos que cada equipe entregará a Lula.
– Estou muito honrado por ser um dos representantes do PDT entre os parlamentares designados para compor os GTs da transição anunciados há pouco por Geraldo Alckmin. Trabalharemos duro para ajudar a reconstruir a saúde e o Brasil com Lula – postou o parlamentar logo após o convite.
De acordo com o colunista Igor Gadelha, do Portal Metrópoles, o anúncio visa “acalmar deputados e senadores de partidos que apoiaram a eleição do petista e que vinham reclamando, nos bastidores, da falta de protagonismo dos parlamentares durante a transição”.
Ainda conforme a coluna, as siglas aliadas – PSB, PDT e PCdoB – pediram que os “escolhidos fossem anunciados por Geraldo Alckmin com a mesma pompa” que ele “anunciou os demais integrantes dos grupos temáticos”.
Ao lado de D’Angelo no GT, também estarão, por exemplo, os deputado federais eleitos Bruno Farias (Avante-MG), Daniel Soranz (PSD-RJ) e Dimas Gadelha (PT-RJ). Além destes, integrarão a pasta os deputados federais Eduardo Costa (PSD-PA), Jorge Solla (PT-BA), Luciano Ducci (PSB-PR) e Weliton Prado (Pros-MG).
Embora tenha nascido em Campos dos Goytacazes, Chico mora em Niterói. Ele entrou na política em 2006, quando foi eleito deputado federal pelo PT. Desde então, ele vem ocupando uma cadeira na Câmara dos Deputados – 2010 entrou como suplente. Como não foi reeleito no pleito de outubro, ficará mais uma vez como suplente a partir de 2023.
O parlamentar está na lista dos 100 deputados mais influentes da Câmara dos Deputados, segundo votação do site Congresso em Foco. Atualmente, é um dos vice-líderes da oposição ao governo do presidente Jair Bolsonaro.
O ex-prefeito de Niterói, Rodrigo Neves, foi indicado para integrar o Grupo de Trabalho de Cidades e Gestão e Planejamento Urbano. Em nota, ele informou que esse GT terá, entre outros desafios, atuar na resiliência diante das mudanças climáticas e a universalização do saneamento básico.
O secretário de urbanismo estava à frente da criação de um novo Anteprojeto de Lei da Reforma Urbana.
O ranking de saneamento do Instituto Trata Brasil, divulgado em março passado, colocou Niterói, por mais um ano, como o primeiro colocado dentre os municípios do Estado do Rio de Janeiro. Já entre as 100 maiores cidades brasileiras, Niterói ocupa a 23ª posição.
O município não tem, porém, um Plano de Saneamento. O texto que o criaria foi devolvido pela Câmara para o Executivo, em 2021, por conta de erros técnicos.
COMPARTILHE