Niterói por niterói

Pesquisar
Close this search box.
Publicado

Niterói é a cidade com melhor saneamento do estado do Rio, segundo o Trata Brasil

Por Redação
| aseguirniteroi@gmail.com

COMPARTILHE

Cidade ocupa 23º lugar no ranking nacional em saneamento
0073-655x437
Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) da concessionária Águas de Niterói. Foto: Divulgação

Niterói alcançou por mais um ano a primeira colocação entre os municípios do Estado do Rio de Janeiro na 14ª edição do ranking de saneamento do Instituto Trata Brasil, feito em parceria com a GO Associados. O relatório divulgado nesta terça-feira (22), Dia Mundial da Água, também mostrou o município ocupando a 23ª posição entre as 100 maiores cidades brasileiras.

De acordo com o estudo, em Niterói o índice de abastecimento de água em relação à população total é de 100%. Já o atendimento de esgoto alcançou o percentual de 95,55% e o tratamento deste sobre a água consumida pela população foi de 100%. O serviço de água e esgoto é operado pela concessionária Águas de Niterói desde 1999.

O ranking do saneamento básico aborda os novos indicadores de água e esgoto, além de dados sobre perdas de água, investimentos, operadoras e tarifa média das 100 maiores cidades do país. O estudo foi elaborado com base nos dados do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS), que são anunciados todo ano pelo Ministério do Desenvolvimento Regional, reunindo as informações fornecidas pelas empresas prestadoras dos serviços de água e esgoto dessas cidades.

“Este ano o Instituto Trata Brasil se baseia no SNIS de 2020, que já conta com o nosso Plano de Saneamento. Niterói ocupa a primeira posição do Estado do Rio há mais de dez anos e estamos próximos de atingir a universalização. Agora é trabalhar na manutenção e chegar aos 100% de oferta de rede”, comentou a secretária municipal de Conservação e Serviços Públicos, Dayse Monassa.

 

COMPARTILHE