2 de janeiro

Niterói por niterói

Pesquisar
Close this search box.
Publicado

Promessas para saúde e moradia se destacam na reta final da campanha para o governo do Rio

Por Redação
| aseguirniteroi@gmail.com

COMPARTILHE

Principais candidatos ao governo do Rio tentam atrair eleitorado indeciso nessa reta final de campanha eleitoral
Castro, Freixo e Neves intensificam campanha na reta final. Fotos: Divulgação//Marcio Menasce//Alex Ramos
Castro, Freixo e Neves intensificam campanha na reta final. Fotos: Divulgação

Restam dois dias àquela que é tida como as eleições mais polarizadas do Brasil desde sua redemocratização, em 1989. Os candidatos ao governo do Rio de Janeiro aproveitaram o penúltimo dia de campanha eleitoral para tentar atrair o eleitorado indeciso.

Diante da proximidade do pleito, o A Seguir: Niterói passou a acompanhar mais de perto o dia a dia dos postulantes ao Palácio Guanabara. Por isso, elencamos os principais atos e propostas para o estado realizados nesta sexta-feira (30), sendo que Cyro Garcia (PSTU) e Eduardo Serra (PCB) não divulgaram quaisquer atos da agenda. Lembrando que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) manteve, por unanimidade, a decisão que indeferiu as candidaturas de Wilson Witzel (PMB) e Luiz Eugênio (PCO). Dessa forma, eles estão oficialmente inelegíveis.

O dia a dia dos candidatos

Cláudio Castro (PL):

Claudio Castro fez campanha na Baixada Fluminense. Foto: Divulgação

O atual governador centralizou o penúltimo dia de campanha na Baixada Fluminense. Primeiramente, fez campanha ao lado do senador – também candidato à reeleição – Romário (PL), em Nova Iguaçu. Lá, ele prometeu investir em um Complexo de Saúde em toda a Baixada, com o Rio Imagem e os hospitais de cardiologia, oncologia, infantil e da mulher.

Em seguida, Castro participou de uma caminhada em Duque de Caxias, segundo maior colégio eleitoral do estado.  No local, ele esteve acompanhado de seu ex-vice, Washington Reis (MDB), que também é ex-prefeito da cidade. Reis renunciou ao cargo após ter a sua candidatura impugnada pelo Tribunal Regional Eleitoral do Rio (TRE-RJ).

Juliete Pantoja (UP):

O dia de campanha da candidata foi centralizado na Região dos Lagos. O primeiro ato foi pela manhã, com uma caminhada no Centro de Araruama. Ela repetiu a dose no centro de Cabo Frio. No fim da tarde, Juliete Pantoja participou de uma panfletagem em frente ao Instituto Federal Fluminense (IFF)de Cabo Frio.

Marcelo Freixo (PSB):

 

Freixo fez campanha ao lado de Lula nesta sexta-feira. Foto: Marcio Menasce/Divulgação

Atrás nas pesquisas de intenções de voto, Marcelo Freixo tenta impedir que o governador Cláudio Castro (PL) seja reeleito no primeiro turno – conforme a última pesquisa Datafolha, o bolsonarista tem 44% dos votos válidos. Nesse sentido, aproveitou o penúltimo dia de campanha para colar sua imagem ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que lidera nas pesquisas para a presidência da República.

Juntos, os dois candidatos participaram de uma coletiva de imprensa na manhã desta sexta. Eles ainda contaram com a companhia de outros membros do PT, como o candidato ao Senado, André Ceciliano, a deputada federal, Benedita da Silva, bem como a presidente nacional da legenda, Gleisi Hoffmann. No evento, Lula reforçou o apoio a Freixo para o Palácio Guanabara.

Em seu discurso, o deputado federal prometeu gerar emprego a partir de obras de infraestrutura social. Falou também sobre urbanização das favelas e sobre um eventual projeto de ” Minha Casa Minha Vida especificamente para a Região Serrana e para os morros do estado”.

Leia mais: Onde votar em Niterói, o que pode e o que não pode na eleição; veja como tirar suas dúvidas

Paulo Ganime (Novo):

Paulo Ganime iniciou esta sexta-feira fazendo uma panfletagem na Uruguaiana, centro do Rio. Depois, fez uma caminhada – e também conversou com possíveis eleitores – em Nova Iguaçu, na Baixada, e São João do Meriti, na região Metropolitana.

Rodrigo Neves (PDT):

Neves fez carreata ao lado do prefeito Axel Grael em Niterói. Foto: Alex Ramos

O ex-prefeito Niterói centralizou sua agenda na região metropolitana, inclusive com uma caminhada pela Avenida Amaral Peixoto, no centro do município que o promoveu politicamente. Ele ainda fez campanhas em São Gonçalo, terceiro maior colégio eleitoral do estado, além de Maricá.

O primeiro ato foi em São Gonçalo – município cujo prefeito é do mesmo partido de Cláudio Castro  -, que Neves considerou abandonado pelo governo atual. Sobre a cidade, o pedetista prometeu investir nas reformas do Hospital da Mãe, no Colubandê. O centro médico, aliás, tinha previsão de entrega para o segundo semestre de 2013, mas está largado às traças até os dias atuais.

No segundo compromisso, em Maricá, Neves propôs um túnel que ligue as cidades de Maricá e Niterói, caso seja reeleito. De antemão, ele sugeriu uma reunião com o prefeito Fabiano Horta (PT), que apoia o candidato Marcelo Freixo (PT). Sobre segurança pública, ele ainda disse que vai criar um batalhão exclusivo da Polícia Militar.

COMPARTILHE