COMPARTILHE
A ocorrência de ventos fortes na madrugada da sexta-feira (8), não explica a queda da árvore de Natal, que estava em fase final de montagem, na praça do Rádio Amador, em São Francisco, a três dias da inauguração. De acordo com meteorologistas, a estação automática do Instituto Nacional de Meteorologia, em Niterói, apontou uma velocidade máxima de 53 km/h. A Defesa Civil, no entanto, não registrou nenhum dano sofrido pela cidade em função do vento.
A ideia de que o vento pudesse ter provocado a queda da estrutura metálica de 50 metros de altura foi aventada por agentes da Defesa Civil que estavam monitorando os escombros da árvore. Mas não apareceu em nenhuma declaração ou documento oficial da Prefeitura, que cobrou explicações da empresa responsável pela montagem da árvore. Na queda do palco das comemorações dos 450 anos na praia de Icaraí, construído pela mesma empresa, a Prefeitura havia indicado o vento como causa do acidente.
Na madrugada de 8 de dezembro de 2023, a árvore de Natal que estava sendo montada na praça do Rádio Amador, em São Francisco, desmoronou. De acordo com Lucyrio, entre 2h e 3h, a estação automática do Instituto Nacional de Meteorologia, em Niterói, registrou um pico de velocidade de vento que atingiu 53,3 km/h.
– Na madrugada de sexta-feira, havia instabilidades no sul do estado, mas que não avançaram para Niterói. Não houve registro de qualquer outra rajada de vento mais forte do que 53,3 km/h, nem nos aeroportos do Rio. Nessa velocidade e até atingir 55 km/h, o vento não é tão intenso para provocar estragos intensos. No máximo, em uma estrutura frágil ou árvore mais velha – afirmou Lucyrio.
Não houve registro de quedas de árvores ou qualquer outra ocorrência em função do vento forte que atingiu por cerca de cinco minutos, a cidade, na madrugada de sexta-feira.
Leia também: Natal em São Francisco: sem árvore, mas com show no domingo, informa a Prefeitura de Niterói
Em 18 de novembro de 2023, os moradores de Niterói passaram o dia sob uma temperatura de 41,7 graus. As previsões meteorológicas alertavam sobre a possibilidade de tempestade. E a chuva chegou, em meio a muitos raios, por volta das 20h. Junto com a chuva, ventos fortes.
O pico da velocidade do vento, naquele dia foi entre 20h e 21h e atingiu 63 km/h.
As informações foram dadas pelo meteorologista da Climatempo Vinícius Lucyrio, nesta sexta-feira (8), para o A Seguir Niterói.
Por volta das 20h, o palco montado na praia de Icaraí, em que às 21h se apresentaria a cantora Marisa Monte, desmoronou. A Prefeitura justificou a ocorrência por conta de “um evento climático extremo: o vento recorde de 138 km/h registrado pouco antes do início do show”.
Leia também: Músicos que estavam no palco em Icaraí escaparam do desabamento por “um minuto”
De acordo com o meteorologista, uma rajada com velocidade de 63 km/h pode, sim, trazer eventualmente um dano a uma estrutura como a de um palco.
COMPARTILHE