Niterói por niterói

Pesquisar
Close this search box.
Publicado

Natal em São Francisco: sem árvore, mas com show no domingo

Por Redação
| aseguirniteroi@gmail.com

COMPARTILHE

Apresentação da Orquestra Petrobras Sinfônica e Elba Ramalho será realizada em um palco já erguido na praia, a 300 m da Praça do Rádio Amador
20231208_095846
A árvore de Natal estava sendo montada na praça do Rádio Amador. Foto: Leitor

A Prefeitura de Niterói informa: não vai mais ter árvore de Natal em São Francisco. A avaliação é que não há tempo para recuperar a estrutura.

Leia mais: Revolta, decepção e a certeza de que foi sorte não morrer ninguém na queda da árvore de Natal de Niterói

Porém, o show que estava marcado para acontecer no domingo (10), às 19h30, na praia de São Francisco, está mantido. O espetáculo “Viver a Paz” , com apresentação da Orquestra Petrobras Sinfônica e participação da cantora Elba Ramalho, será realizado em um palco que já tinha sido erguido distante cerca de 300 m da Praça do Rádio Amador, onde a árvore de Natal que estava sendo montada, desmoronou, na madrugada de sexta-feira (8). O show marcaria a inauguração da árvore de Natal.

Somente por volta das 14h desta sexta-feira, a Prefeitura se manifestou, por intermédio de nota:

“A Prefeitura registrou boletim de ocorrência na 79 DP para que a Polícia Civil investigue a queda da estrutura da árvore de Natal de São Francisco. A Empresa responsável deve apresentar um laudo técnico com as causas do acidente. Não houve feridos e o município não irá pagar pelo serviço que ainda não havia sido entregue”.

De acordo com a Prefeitura, a área estava isolada e sob responsabilidade da empresa contratada. O nome, porém, não foi informado.

Segue a nota oficial:

“A estrutura ainda encontrava-se em processo de montagem. A vistoria final do Corpo de Bombeiros ainda não havia sido feita e, portanto, o espaço não estava liberado para funcionamento. As festividades de Natal estão mantidas na cidade. A Prefeitura informa que São Francisco não terá a montagem de outra árvore. O bairro contará com a instalação do parque do Papai Noel. A Defesa Civil de Niterói iniciou vistoria em todos os equipamentos temporários já montados na cidade para as festividades de fim de ano. O objetivo é garantir a que as normas técnicas das estruturas tenham sido integralmente cumpridas.”

Praia de Icaraí

No último dia 18 de novembro, o palco em que iria se apresentar a cantora Marisa Monte, na praia de Icaraí, também desmoronou. A Prefeitura culpou um vento forte que chegou junto com uma tempestade pelo ocorrido. Porém, até o momento, não informou o nome da firma responsável pela montagem da estrutura nem as providências tomadas.

Leia também: Músicos que estavam no palco em Icaraí escaparam do desabamento por “um minuto”

Também não se sabe, até o momento, para quando o show da cantora foi remarcado – se foi, a depender do contrato firmado. Marisa Monte chegou a fazer a passagem de som no dia do evento, cancelado meia hora antes do seu início por conta do desmoronamento do palco, que aconteceu por volta das 20h.

O acidente também cancelou shows do Barão Vermelho, Detonautas e dos músico de Niterói, Dalto, Biafra e Marco Sabino. Estes três foram “realocados” na programação do festival Niterói Cervejeiro, realizado entre 24 e 26 de novembro, no Reserva Cultural.

Prefeito

Por volta das 12h, o prefeito de Niterói, Axel Grael, se manifestou sobre a queda da árvore de Natal de São Francisco, por intermédio do seu perfil no Twitter:

“Estou desde a madrugada orientando de perto o trabalho das equipes da prefeitura que atuam em São Francisco, local onde estava sendo montada nossa já tradicional árvore de Natal. Determinei que a empresa responsável pelo trabalho, vencedora da licitação feita por pregão eletrônico, fosse notificada a prestar esclarecimentos sobre o que aconteceu com a estrutura. Técnicos da Defesa Civil, acompanhados pelo Corpo de Bombeiros, interditaram a área. Não houve feridos, uma vez que a região já estava isolada para a montagem da árvore. A estrutura ainda não havia sido entregue à nossa cidade que, portanto, não pagará pelo serviço.”

 

COMPARTILHE