Niterói por niterói

Pesquisar
Close this search box.
Publicado

Usuários de ônibus de Niterói continuam reclamando da demora por veículos nos pontos

Por Sônia Apolinário
| aseguirniteroi@gmail.com

COMPARTILHE

No primeiro dia útil da reformulação das linhas, passageiros não percebem mudanças no serviço
ônibus
Na principal via de Santa Rosa, ônibus vão em direção ao Centro da cidade. Fotos: Sônia Apolinário

No primeiro dia útil com a reformulação das linhas de ônibus de Niterói em vigor, usuários do transporte público da cidade relataram que nada mudou nas suas rotinas. A Seguir: Niterói percorreu algumas vias no bairro de Santa Rosa para ouvir os moradores. Nesta segunda-feira (30), os pontos de paradas dos veículos não estavam muito cheios, mas a principal reclamação foi a mesma: o tempo de espera pelos ônibus.

Moradora de Pendotiba, Sandra de Carvalho (foto) tem o hábito de pegar a linha 35 e afirma:

– Esse ônibus demora muito – disse ela, logo interrompendo a entrevista ao avistá-lo se aproximando.  – Desculpe, mas não dá pra perder. Até vir outro, sei lá quanto tempo vou ficar no ponto.

Reduzir o tempo de espera dos ônibus para os usuários era um dos objetivos da reorganização nas linhas municipais, segundo informou a própria Prefeitura.

Raquel Ribeiro é estagiária de nutrição em um hospital no bairro. Moradora de Maricá, ela faz a baldeação para chegar no trabalho e voltar para casa, no terminal rodoviário presidente João Goulart. Em frente ao hospital onde é estagiária, fica a via mais movimentada de Santa Rosa onde, praticamente, todos os ônibus que passam vão em direção ao Centro de Niterói, sendo a maioria, com ponto final no terminal. Mesmo assim, ela afirma que os veículos demoram  para passar. Além disso, segundo Raquel, andam muito devagar – quando não é o engarrafamento nas ruas, são os vários sinais de trânsito ao longo do percurso que “seguram” os veículos.

A professora Márcia Soares, nos dias em que dá aulas em Piratininga, costuma pegar dois ônibus: 49 e 39 – isso porque ela precisa fazer uma pequena baldeação até sua casa, já que nenhuma linha passa por perto, vinda da Região Oceânica.

-As mudanças nos ônibus não alteraram em nada para mim – disse ela.

Márcia também dá aulas no Caramujo. Porém, quando vai para lá, prefere ir no seu próprio carro. Ela comentou que não entendeu como a extinção de uma linha da localidade (a 62A) vai melhorar o transporte público da região. Porém, por não ser usuárias de ônibus no bairro, achou que não estava apta a dar sua opinião sobre as alterações feitas.

Para a cuidadora Rebeca Maria Silva também nada mudou, na sua rotina, quando o assunto é ônibus. Ela sempre pega as linhas 36 ou 44 para sair (ou voltar) do trabalho, em direção ao terminal João Goulart, onde pega o 532 para chegar em casa, no Bairro Vermelho.

– Está tudo igual. O pior dia para pegar ônibus é domingo. Praticamente não tem e isso é em todas as linhas. Acho que isso também não vai mudar – comentou.

Principais alterações feitas nas linhas de ônibus

A Oceânica 3 (Engenho do Mato-Centro) teve o trajeto alterado;

52A (Baldeador-Charitas) e 54 (Sapê-Piratininga) passaram a circular apenas em dias úteis e em horários de pico;

A 57, que liga Santa Rosa ao Centro via Fagundes Varela, teve o trajeto alterado;

A linha 62A, que liga o bairro do Caramujo a Charitas, foi extinta. A previsão é que seus ônibus fossem distribuídos pelas linhas 26 e 26ª;

A linha 48, que liga o Rio do Ouro ao Terminal Rodoviário João Goulart, no Centro, teve trajeto alterado em alguns horários.

Leia mais: A rotina da espera pelo ônibus em Niterói

COMPARTILHE