Niterói por niterói

Publicado

Uso de máscara em ambientes externos será mantido como obrigatório em Niterói

Por Redação
| aseguirniteroi@gmail.com
Aumento de casos da influenza na região metropolitana e o avanço da variante Ômicron no cenário internacional motivaram a decisão
IMG_4291
Inicialmente, usar máscara em locais externos deixaria de ser obrigatório em janeiro . Foto: Amanda Ares

A prefeitura de Niterói divulgou nesta quinta-feira (30) uma reavaliação das medidas que estavam previstas para serem implantadas, em janeiro, dentro do Programa Novo Normal Niterói. A principal delas foi manter a obrigatoriedade do uso de máscaras em ambientes externos.

Em comunicado, a prefeitura justificou a decisão por conta do “aumento de casos da influenza na região metropolitana e o avanço da variante Ômicron no cenário internacional”.

O Plano Novo Normal Niterói foi dividido em três fases. As primeiras ações e retomada de atividades foram em outubro e culminariam em janeiro. O plano previa uma revisão de acordo com a evolução da pandemia e suas variantes.

“Desde que iniciamos o processo do Programa Novo Normal de Niterói elaboramos um conjunto de regras para orientar a cidade avaliando e monitorando o comportamento da pandemia de Covid-19. Niterói tem acertado nas suas ações e por isso estamos novamente revendo as medidas. Em muitos locais, há o avanço dos casos da doença e por segurança vamos manter o uso da máscara em ambientes externos, afirmou o secretário de Saúde de Niterói, Rodrigo Oliveira, no comunicado.

De acordo com a prefeitura, o município aplicou a primeira dose da vacina contra a Covid-19 em 446.791 pessoas, o que corresponde a 100% da população adulta e 86,7% da população geral. Com a segunda dose ou esquema vacinal completo, o município imunizou 413.321 pessoas, correspondendo a 96,9% da população adulta e 79,6% da população geral. Com a terceira dose foram vacinadas 101.647 pessoas.

Medidas em vigor:

Fase 2 do Programa Novo Normal:
– Suspensão do horário limite para fechamento de bares, restaurantes e afins;
– Suspensão do uso de máscara para atividade física ao ar livre, mantendo o distanciamento de 1 metro;
– Permitido o funcionamento de casas noturnas, pubs e boates, com até 80% da capacidade de público, mediante comprovação de esquema vacinal completo;
– Permitido o funcionamento das casas de festas com até 80% da capacidade de público, mediante comprovação de esquema vacinal completo;
– Permitida a realização de grandes eventos com até 80% da capacidade de público, mediante comprovação do esquema vacinal completo;
– Mantidas as orientações de medidas de proteção à vida, tais como, higienização das mãos e ventilação de ambientes, uso de máscara.

Leia Mais:

Epidemia de gripe provoca aumento de 46% na procura por atendimento médico em Niterói

Secretaria Municipal de Saúde monitora dois casos suspeitos de Ômicron em Niterói

COMPARTILHE

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email