Niterói por niterói

Pesquisar
Close this search box.
Publicado

Shows de música e feira vegana são atrações do fim de semana em Niterói

Por Livia Figueiredo
| aseguirniteroi@gmail.com

COMPARTILHE

A Seguir lista a programação da cidade que inclui lançamento de livro do pesquisador cultural André Diniz, seguido de roda de samba
WhatsApp Image 2022-11-28 at 19.27.12
O mais recente livro de André Diniz, “Pixinguinha, um perfil biográfico” será lançado na Cantareira. Foto: Divulgação

Neste fim de semana, em Niterói, shows dos mais diversos gêneros musicais serão realizados em diferentes pontos da cidade. A série de eventos dá continuidade ao “Natal do Amanhã”, com apresentações no Horto do Fonseca, de Itaipu, do Barreto e na Praça Rádio Amador. Espetáculos musicais também compõem a programação. No Campo de São Bento, merece a atenção a apresentação da banda Os Imortais, conhecida pelo tributo a Cazuza, Renato Russo e Tim Maia.

Leia mais: Em seis horas, governo Bolsonaro desbloqueia e bloqueia novamente verbas das universidades

Por falar em música não pode passar batido o lançamento do livro “Pixinguinha, um perfil biográfico”, do pesquisador cultural e escritor André Diniz, no sábado (3), a partir das 16h, na livraria Yorúbar, na Cantareira, em São Domingos. No dia, também haverá  roda de samba e choro com o grupo Candogueiro, além de uma série de músicos convidados.

A tradicional feira de gastronomia e artigos veganos, Vegannezando, chega à última edição  no Reserva Cultural. Apresentação de forró, feira de adoção de cães e gatos e stands de tatuagem também fazem parte da programação.

Confira abaixo:

  • Shows em diversos pontos da cidade
Inauguração da árvore na Praça Rádio Amador marca o início de uma série de eventos natalinos em Niterói. Foto: Divulgação

A série de eventos “Natal do Amanhã” começa na Praça do Rádio Amador neste sábado (3), com o Sarau do Cahon, que contará com a participação de Andreia Santiago, Huan Sancler e Karina Pontes, que se apresenta a partir das 20h30. Às 22h, a festa continua com Cupertino. No Campo de São Bento, a programação começa às 19h30, com o Coral da Clin. Às 21h, o show fica por conta dos Imortais (Tributo a Cazuza, Renato Russo e Tim Maia).

É que o Natal chegou oficialmente em Niterói. Após a inauguração da árvore mais tradicional da cidade na última quinta-feira (1), diversas atrações dão o tom do clima de comemorações do Natal neste fim de semana.

Ainda no sábado (3), o Horto do Fonseca receberá os shows de Adriano Ribeiro às 19h30 e de Marechal às 21h. No Horto do Barreto, quem faz a festa é o grupo Flutuandas, às 10h; Crias Cariocas às 11h; e Dois Varguinhas às 13h. O Complexo Esportivo do Caramujo recebe Joselene Negra Black às 10h e o espetáculo No Mundo da Lua com Rosa Linda, da Companhia Graco, às 11h. O Horto de Itaipu será palco para o Tio Dudu, às 10h, e de uma atividade de musicalização com André Gimenes.

No domingo (4), a programação conta com show do Madrigal Blues, às 19h30, na Praça do Rádio Amador. Em seguida, o grupo TIBÍ, com participação especial de Vitin, se apresenta às 21h. No Campo de São Bento, às 19h30 está programada apresentação da Orquestra La Salle, às 19h30; e de Otavio Almeida canta Cauby, às 21h.

No Horto do Fonseca, o domingo (4) terá TH dos Anjos às 19h30 e Inácio Rios às 221h. Já no Horto do Barreto domingo será dia de picadeiro, com apresentação do Circo Pururuca, às 10h. Às 11h, o evento fica por conta do espetáculo “No Mundo da Lua com Rosa Linda”, da Companhia Graco, e às 13h, é a vez do show de Jair Silva.

O Complexo Esportivo do Caramujo recebe o espetáculo “Rola não Enrola + Cortejo, da Companhia Mala de Mão”, às 10h. Às 11h, Violúdico se apresenta no local. Ainda no domingo (4), no Horto de Itaipu, às 10h, a apresentação será de Joselene Negra Black e, às 11h, da Companhia Infocus.

Serviço: Natal do Amanhã (dias 3 e 4/12)

PRAÇA DO RÁDIO AMADOR

3/12 – Sábado
20h30 – Sarau do Cahon, com participações de Andreia Santiago, Huan Sancler e Karina Pontes
22h – Cupertino
DJ João Almeida na abertura e nos intervalos 4/12 – Domingo
19h30 – Madrigal Blues
21h – TIBÍ – participação especial Vitin
DJ Mabruxo na abertura e nos intervalos

CAMPO DE SÃO BENTO

3/12 – Sábado
19h30 – Coral da Clin
21h – Os Imortais (Tributo a Cazuza, Renato Russo e Tim Maia)

4/12 – Domingo
19h30 – Orquestra La Salle
21h – Otavio Almeida canta Cauby

HORTO DO FONSECA

3/12 – Sábado
19h30 – Adriano Ribeiro
21h – Marechal

4/12 – Domingo
19h30 – TH dos Anjos
21h – Inácio Rios

HORTO DO BARRETO

3/12 – Sábado
10h – Flutuandas
11h – Crias Cariocas
13h – Dois Varguinhas

4/12 – Domingo
10h – Circo Pururuca
11h – No Mundo da Lua com Rosa Linda – Cia Graco
13h – Jair Silva

CARAMUJO – COMPLEXO ESPORTIVO

3/12 – Sábado
10h – Joselene Negra Black
11h – No Mundo da Lua com Rosa Linda – Cia Graco

4/12 – Domingo
10h – Rola não Enrola + Cortejo – Cia Mala de Mão
11h – Violúdico

HORTO DE ITAIPU

3/12 – Sábado
10h – Tio Dudu
11h – André Gimenes – Musicalização

4/12 – Domingo
10h – Joselene Negra Black
11h – Cia Infocus

  • Roda de samba
Feijoada e samba no domingo (4) celebram 32 anos do Candongueiro. Foto: Divulgaçã0

Em comemoração ao aniversário de 32 anos do Candongueiro, a tradicional roda de samba do Rio do Ouro fará um grande evento, com o melhor do samba de raiz e a clássica feijoada da chef Elaine Dutra, neste domingo (4), a partir das 13h. Os músicos da casa prometem um repertório especial, com clássicos do samba. A programação conta, ainda, com uma feira de artesanato e diversos produtos.

O grupo à frente da roda é formado por Ivan Mendes (clarineta e congas), Iracema Monteiro (voz), Serginho Procópio (voz e cavaquinho), Daniel Scisínio (voz e cavaquinho), Cremilson Bico Doce (voz e cavaquinho), Bruno Barreto (voz e percussão), Wander Fontana (violão 7 cordas), Dinho Rosa (surdo), Marco Basilio (Tantan) e Raphael Lagoas (pandeiro).

Segundo o anfitrião da Casa e também aniversariante do dia, Ivan Mendes, o público pode esperar muita alegria nessa comemoração, em um dia de encontro de todos que fazem parte dessa família, celebrando ao som de canções de Nelson Sargento, Wilson Moreira, Monarco, Toninho Geraes, Nei Lopes, Zeca Pagodinho, Dona Ivone Lara, entre muitos outros.

A história

A Casa de Samba do Candongueiro nasceu com Ilton Mendes – falecido em outubro deste ano -, que, junto à sua esposa Hilda, começou a promover pequenos encontros entre amigos no quintal de casa. De lá pra cá, três décadas transformaram a vida cultural da cidade.

O Candongueiro é atualmente um dos lugares de samba mais tradicionais do estado do Rio de Janeiro, um patrimônio cultural imaterial de Niterói. O local foi e é frequentado por grandes nomes do samba, como Wilson Moreira, Monarco, Nelson Sargento, Luiz Carlos da Vila, João Nogueira, Dona Ivone Lara.

Serviço:
Roda de Samba do Candongueiro com feijoada
Data e hora: 4 de dezembro (domingo), às 13h.
Endereço: Rodovia Prefeito João Sampaio nº 1154, Rio do Ouro, Niterói.
Ingressos via WhatsApp: (21) 97284-1830

  • Lançamento de livro do Pixinguinha
Escritor e pesquisador de Niterói, André Diniz lança livro sobre Pixinguinha. Foto: Divulgação

O gestor, pesquisador cultural e escritor, André Diniz, lança mais um livro da Coleção Culturas Cariocas. “Pixinguinha, um perfil biográfico” chega ao público  no dia 3 de dezembro, a partir das 16h, na livraria Yorúbar, na Cantareira, em São Domingos.

No dia, também haverá  roda de samba e choro com o grupo Candogueiro e uma série de músicos convidados como: Silvério Pontes, Chico Alves, Henrique Cazes, Monica Mac, Adriana Dutra, Thiago Cunha, Cacau Campos, Paulão Sete Cordas, Dirceu Leite, Marquinhos Diniz e Inácio Rios Maestro, flautista, saxofonista, compositor e arranjador brasileiro.

Sobre o autor

André Diniz é escritor e pesquisador. Possui estrado em Memória Social da Música Brasileira na Uni-Rio e doutor em Geografia Cultural na UFF. Foi Secretário de Cultura e presidente da Fundação de Arte de Niterói. Além de vereador, foi Chefe da Representação do Ministério da Cultura no RJ e ES. Já publicou mais de 20 livros.

  • Apresentação de dança
A peça “O Assassinato de Souza”, encenada pelo grupo Corpo Tátil, será realizada neste domingo (5), na Sala Nelson Pereira dos Santos. Foto: Divulgação

O Instituto Teatro Novo chega à segunda edição do Festival Teatro Nosso, composta pelos selecionados em uma chamada pública da instituição. Todos os projetos culturais são protagonizados por pessoas com deficiências, mobilidade reduzida, neurodiversidade, transtorno mental ou psíquico.

Entre grupos e realizadores, sete manifestações artísticas integram o evento que será realizado na Biblioteca Parque Niterói, no Centro da Cidade, e na Sala Nelson Pereira dos Santos, em São Domingos. O festival tem apoio do Edital Fomentão, da Secretaria Municipal das Culturas, da Prefeitura de Niterói. Todos os participantes foram selecionados em uma chamada pública do instituto.

No sábado, as atividades serão realizadas na Sala Nelson Pereira dos Santos, a partir das 18 horas, com a apresentação “Sensorium – Dança Inclusiva”, com o grupo de dança inclusiva Corpo em Movimento. Criado pela Associação Niteroiense dos Deficiente Físicos, o grupo é formado por 11 bailarinos, sendo cinco usuários de cadeiras de rodas e seis andantes.

Na sequência, o Grupo de Teatro do Oprimido Pirei na Cenna apresenta o esquete musical que aborda os dilemas e conflitos em torno do tratamento da saúde mental. Já às 19h30, o Grupo Teatro Novo volta a encenar o espetáculo “A menina que roubava livros” que teve sua temporada de estreia com todas as sessões esgotadas em 2021.

O encerramento do festival será no domingo (4) com a apresentação, às 18h, da peça “O Assassinato de Souza”, encenada pelo grupo Corpo Tátil, um coletivo teatral fundado pelo Instituto Benjamin Constant. Em seguida, o público confere o recital do poema em Libras (linguagem brasileira de sinais), “Um Papagaio do Rei”, feito pelo ator Bruno Ramos, que também trabalha como arte-educador, professor de Libras da UFF e Mestre em Estudos da Tradução pela Universidade Federal de Santa Catarina.

Às 19h30, o musical inclusivo Alice em Cena, interpretado pelo CinArte, um projeto coordenado pela psicopedagoga Marlucia Farias, finaliza a programação do festival.

Serviço:

“Festival Teatro Nosso – 2ª edição”

Data: 3 de dezembro (sábado)

Local: Sala Nelson Pereira dos Santos

Atividades: “Sensorium – Dança Inclusiva” e “CAPS`citando”

Horário: 18 horas

Atividade: A Menina Que Roubava Livros

Horário: 19h30

Data: 4 de dezembro (domingo)

Local: Sala Nelson Pereira dos Santos

Atividades: “O Assassinato do Souza” e “O Papagaio do Rei”

Horário: 18 horas

Atividade: A Missão de Alice

Horário: 19h30

Endereço: Avenida Visconde do Rio Branco, 880, São Domingos.

  • Feira no Reserva Cultural
Feira Vegganezando: última edição do ano. Foto: Reprodução/ Redes Sociais

A tradicional feira de gastronomia e artigos veganos, Vegannezando, chega à última edição,  no Reserva Cultural, neste fim de semana. A feira será realizada das 14h às 22h e contará com diversos expositores, como Áffrika, Petisco Vegano, Biroots, Mahi Beer, Black Veggie, Barletta Massas, Fuzarca, entre outros.

No sábado, terá show de forró às 17h30 comandado pelo tradicional Ervadoce. No mesmo dia, haverá feira de adoção promovida pela Associação Casa do Cão e Gato.

No domingo, os shows continuam com um repertório de MPB e rock. Victor Morris sobe aos palcos às 18h30. A flashtatto será realizada, tanto no sábado, quanto no domingo. A entrada da feira é franca.

O Reserva Cultural fica na Av. Visconde do Rio Branco, 880 – São Domingos.

  • Foto coletiva de escritores na Biblioteca Parque
Biblioteca Parque será palco de grande foto coletiva de autores de Niterói. Foto: Reprodução/Redes Sociais

A Niterói Livros e a Biblioteca Parque de Niterói convocam todos os profissionais do livro da cidade e/ou que se relacionam com a cidade para uma foto coletiva que será feita neste sábado (3), às 10h.

A ação é inspirada no movimento de escritoras brasileiras que organizou fotos coletivas em diversos pontos turísticos do país. Agora, a Niterói Livros expande esse movimento a todos (não só mulheres) que contribuem com a literatura local.

Sessão de autógrafos coletiva

Após a foto, às 11h, o evento segue com a Ocupação da Niterói Livros, que fará uma grande sessão de autógrafo com alguns autores locais, também na Biblioteca Parque de Niterói. O objetivo do evento é dar oportunidade aos autores que não tiveram a chance de lançarem suas obras, e proporcionar esse contato com o público. Ou, até mesmo para aqueles que já lançaram, a sessão de autógrafos pode ser uma forma de integrar outros públicos, dando mais visibilidade para as obras dos escritores locais, e também de troca de experiências e trajetórias entre os autores.

  • Espetáculo infantil

O público da Sala Nelson vai poder acompanhar o Galo Carijó, o Pintinho Amarelinho e a Galinha Pintadinha na busca pela estrela da árvore de natal da família. O espetáculo “A Galinha Pintadinha em Busca do Natal” será neste sábado e domingo, dias 3 e 4 de dezembro, na Sala Nelson Pereira dos Santos, no Reserva Cultural.

Sinopse

Na trama, após receber uma visita dos duendes do Papai Noel, a família da Galinha percebe que um item muito especial da árvore de natal está faltando. A estrela, que fica no topo e que acende todas as luzes, havia sumido. O grupo começa, então, a procura pela vizinhança. Com a ajuda da Duende Maria Clotilde, a Galinha parte em busca da estrela mais brilhante para alegrar e iluminar a noite de Natal. Durante a aventura, o grupo encontra vários personagens, como o Sapo Cururu, a Dona Baratinha, a Dona Xica e a Borboletinha, os quais se juntam à busca. E, com muita música, amizade e diversão, a noite de natal é salva pelo grupo.

Serviço:

A Galinha Pintadinha em Busca do Natal
Data: 3 e 4 de dezembro
Horário: Sábado e domingo, às 11 horas
Classificação Indicativa: livre
Ingresso: R$ 70,00 (inteira) R$ 35,00 (meia)
Ingressos pelo link.

Local: Sala Nelson Pereira dos Santos
Endereço: Av. Visconde do Rio Branco, 880 – São Domingos

COMPARTILHE