27 de dezembro

Niterói por niterói

Pesquisar
Close this search box.
Publicado

Prefeitura de Niterói promete entregar a praça de Maria Paula em outubro

Por Redação
| aseguirniteroi@gmail.com

COMPARTILHE

Interditado desde outubro de 2020, espaço vai receber campo de futebol, academia da 3ª, bicicletários, paisagismo e arborização
Praca-Maria-Paula
Praça de Maria Paula será entregue em outubro. Foto: Bruno Eduardo Alves

Interditada desde outubro de 2020 para um projeto de revitalização, como mostrou o A Seguir, a praça Tancredo Neves, no bairro de Maria Paula, em Niterói, teve sua previsão de entrega antecipada pelo prefeito Axel Grael (PDT).

A conclusão estava programada, a princípio, para janeiro de 2023, mas, segundo a Prefeitura de Niterói, o prazo foi adiantado em três meses. O local, agora, vai ser entregue em definitivo em 12 de outubro de 2022, no dia das crianças, ou seja, exatamente dois anos após seu fechamento.

A informação foi confirmada pelo próprio prefeito durante uma visita à praça nesta quarta-feira (21).

– Vamos fazer a entrega da praça no Dia das Crianças, 12 de outubro, quando os brinquedos já estarão instalados. Agora falta pouco. Este local é um dos pontos mais conhecidos da cidade, todo mundo passa aqui. Manter o espaço com bastante uso é muito importante para a região – afirmou.

Atraso

Sob responsabilidade da Empresa Municipal de Moradia, Urbanização e Saneamento (Emusa) e orçada em cerca de R$ 1,1 milhão, a praça de Maria Paula ficou abandonada de outubro de 2020 a 29 de março de 2022, data que marcou, enfim, o reinício da revitalização do espaço.

O atraso, segundo a Prefeitura, é justificado por conta das regras sanitárias impostas para frear o contágio da Covid-19, mas outras duas mudanças importantes que abrangem o período de abandono também explicam o retardamento.

Em primeiro lugar está o processo de sucessão ao Executivo Municipal, porque Axel Grael assumiu o cargo do então prefeito Rodrigo Neves (PDT) em janeiro de 2021. Segundamente, houve uma mudança em relação a licitação da obra. A construtora Monobloco Construções Eirelli EPP assumiu o controle após desistência da Américas Comércio e Construções

Projeto de revitalização

A nova praça vai receber um campo de futebol com grama sintética, refletores, vestiário e alambrados. Serão instalados, ainda, academia da 3ª idade com aparelhos de exercícios, bicicletários, piso intertravado, palco para eventos e uma área de convivência.

Com intuito de arborizar o espaço, o projeto contém implantação e podas de árvores e paisagismo nos jardins. A secretária de Conservação e Serviços Públicos, Dayse Monassa, lembrou a importância das ações de arborização na cidade.

– As ações de plantio e reflorestamento de áreas que têm sido feitas na cidade já nos garantiu o certificado de cidade amiga da árvore, um título internacional muito respeitado – detalhou.

Leia mais: “Se essa praça fosse minha”: moradores contam o que fariam se fossem donos de praças em Niterói

COMPARTILHE