Niterói por niterói

Pesquisar
Close this search box.
Publicado

Prefeitura cria o selo Niterói Amigo da Bicicleta

Por Redação
| aseguirniteroi@gmail.com

COMPARTILHE

O objetivo é reconhecer estratégias de apoio ao ciclista e à cultura da bike por parte de iniciativas privadas
selo amigo da bicicleta com corte
Lojas, restaurantes e empresas que promovam o uso de bike poderão solicitar o selo . Foto: Reprodução

A Prefeitura lançou o selo Niterói Amigo da Bicicleta. O objetivo é reconhecer estratégias de apoio ao ciclista e à cultura da bike por parte de iniciativas privadas.

 

O “Amigo da Bicicleta” é um local como restaurante, loja, empresa que promova o uso do transporte sustentável entre clientes e funcionários, com serviços específicos como bicicletários e paraciclos para o estacionamento, vestiários, além de descontos para quem chega de bike.

 

No lançamento da iniciativa, na última terça-feira (19), cinco estabelecimentos já receberam o selo, entre eles um hotel, um restaurante e uma agência de viagem, além de lojas especializadas no setor. A expectativa da Coordenadoria Niterói de Bicicleta é ter, neste primeiro momento, 25 estabelecimentos com a autenticação “Amigo da Bicicleta”.

 

“Vendo o crescimento do mercado de bikes, especialmente em Niterói, aliado à procura das pessoas por um estilo de vida mais saudável, veio a ideia de juntar as duas coisas que mais gostamos: bike e café. Foi assim que, em meio à pandemia, realizamos o sonho de nossa família. Hoje, nossa casa virou um point dos ciclistas. Tudo isso se deve ao grande investimento que a Prefeitura está realizando, aumentando a malha cicloviária da cidade. Nossa loja é integrada à nova ciclovia do Centro, que corta a Avenida Marquês do Paraná”, conta Fernanda Coura, que comanda o Fika Café ao lado do pai, Cláudio Silva, e foi um dos estabelecimentos que já recebeu o selo.

Leia mais:  De bike pela orla: conheça as praias de Niterói pedalando

Para solicitar a autenticação, é preciso preencher um formulário que está disponível no Portal de Serviços da Prefeitura (https://servicos.niteroi.rj.gov.br). O procedimento é todo feito de forma on-line, e o responsável pelo estabelecimento só precisa ir à Prefeitura de forma presencial retirar o certificado depois de ser aprovado. 

 

Os interessados devem cumprir alguns requisitos como apresentação de documentação em dia do estabelecimento e parâmetros específicos relativos ao incentivo à cultura da bicicleta, o bom acolhimento de ciclistas e de suas necessidades, respeito aos valores históricos e sociais, culturais e ambientais do município e a adoção de práticas sustentáveis e não agressoras ao meio ambiente.

 

Foi criada pela Prefeitura uma comissão permanente para gerir o selo com representantes da Coordenadoria Niterói de Bicicleta, Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Seden), Neltur, CDL e Firjan.

O selo terá validade correspondente ao ano de emissão e ao ano seguinte, devendo o estabelecimento manter as condições de atendimento ao regulamento durante todo o período de participação. A permanência no programa e o atendimento continuado aos requisitos serão avaliados através do relato de usuários do estabelecimento ou, caso necessário, através de visitas técnicas pelo órgão gestor e pela comissão permanente.

Atualmente, os homens são maioria nas ciclovias de Niterói.

Niterói Cervejeiro

Em 2018, a Prefeitura lançou o selo Niterói Cervejeiro. As diretrizes para sua obtenção constam do decreto que regulamenta a lei nº 3.288, apelidada de Lei dos Cervejeiros. O texto dispõe sobre o licenciamento de microcervejarias artesanais no município, aprovada no final de 2017. Várias marcas da cidade já obtiveram o selo Niterói Cervejeiro.

Leia também: Do Cicle São Bento à Amazonas Bike: conheça a família que fez Niterói pedalar

 

COMPARTILHE