Niterói por niterói

Pesquisar
Close this search box.
Publicado

Prefeito de Niterói testa positivo para Covid-19

Por Redação
| aseguirniteroi@gmail.com

COMPARTILHE

Em uma semana, casos de Covid na cidade aumentaram 65%
axel grael com máscara
Axel Grael informou ter “positivado” para a doença, no seu perfil pessoal nas redes sociais. Foto: Reprodução internet

A mais recente onda de aumento de casos de Covid-19, em Niterói,  atingiu o prefeito Axel Grael. Nesta quinta-feira (19), ele mesmo informou ter “positivado” para a doença, no seu perfil pessoal nas redes sociais:

“Amigos, testei positivo hoje para Covid-19. Já tomei a segunda dose de reforço da vacina e estou sentindo apenas sintomas leves. Cancelei toda a minha agenda presencial até que seja liberado pelos médicos. Aproveito para ressaltar a importância de estar com o calendário de vacinação em dia. Não deixe de se proteger e de proteger quem você ama!”

No último dia 10 de maio,  seu antecessor, Rodrigo Neves, também informou, nas suas redes sociais, ter testado positivo para Covid. Na ocasião, o atual pré-candidato ao Governo do Estado afirmou que também estava com sintomas leves e orientou para que as pessoas se cuidassem e se vacinassem.

Na Semana Epidemiológica 19, Niterói teve 450 novos casos da doença, contra 272 na semana anterior – um aumento de 65%. O quadro confirma a tendência registrada no Mapa da Covid da Secretaria de Estado de Saúde: o recrudescimento  do contágio depois do período do Carnaval. No estado do Rio, os números passaram de 8.629 na SE 17 para 9.795 na semana seguinte até chegar aos 12.067 da última semana, um crescimento de 39%.  Ainda assim, as notificações são consideradas baixas em relação a momentos de maior incidência da doença.

A alta nas estatísticas do estado foi puxada pelo forte aumento do contagio no Rio de Janeiro. A capital passou de 1.935 casos na SE 17 para 4.235, um resultado que mais que dobra a estatística da doença na cidade, depois do carnaval. O resultado fez o Mapa da Covid no estado sair da bandeira verde de risco muito baixo para o alerta amarelo.

Desde o início da pandemia, Niterói registrou 75.834 casos de Covid e 2.793 mortes – um número que ainda vem subindo, com a confirmação de casos antigos somente agora comprovados. Mas a vacinação mostrou ser eficaz no combate à doença. Neste ano, apesar do alto contágio da Ômicron, a ocupação dos hospitais esteve todo o tempo sob controle e foram registradas 180 mortes, uma letalidade bem menor do que na incidência de outras variantes da doença, como a Delta, quando ainda não havia vacina. No momento, Niterói segue vacinando idosos a partir de 60 anos e crianças entre 5 e 11 anos.

Leia mais: Comprovante de vacinação passa a ser exigido em escolas de Niterói no ato da matrícula

 

COMPARTILHE