Niterói por niterói

Pesquisar
Close this search box.
Publicado

Pais que levaram seus filhos para vacinar contra Covid em Niterói relatam sentimento de alívio e emoção

Por Redação
| aseguirniteroi@gmail.com

COMPARTILHE

No primeiro dia, foram vacinadas 83 crianças contra a Covid-19, na cidade.
mae e primeira criança vacinada em niterói
Raylana de Souza e sua filha Alice Freire, a primeira criança vacinada contra Covid-19, em Niterói. Foto: reprodução

Uma mistura de alívio e emoção foi o sentimento relatado pelos pais que acompanharam seus filhos para tomar a vacina contra a Covid-19, em Niterói. A imunização de crianças começou a ser feita nesta segunda-feira (17) pelas que têm 11 anos e apresentam quadro de comorbidade e deficiência permanente. Com a chegada de novas doses do imunizante ao país, Niterói vai antecipar o calendário de vacinação das crianças. Neste primeiro dia, foram vacinadas 83 crianças contra a Covid-19.

– Estávamos torcendo para que esse dia chegasse logo e, finalmente, chegou. A vacinação é um cuidado não só com a gente, mas com a comunidade. Vacinar é fazer sua parte como membro da sociedade – afirmou Raylana de Souza, mãe da Alice Freire, a primeira criança vacinada contra Covid-19, em Niterói.

A jovem tomou a sua dose do imunizante Pfeizer na Policlínica Dr. Sérgio Arouca, no Vital Brazil, um dos três locais designados pela prefeitura para a vacinação infantil. Os outros são as policlínicas da Engenhoca e de Itaipu. A testagem para Covid-19, que acontecia nestes três locais, foi remanejada, respectivamente, para a Praça Vital Brazil, Capela Divino Espírito Santo (Engenhoca) e Igreja Lagoinha (Piratininga).

Leia mais: Niterói teve mais de 2 mil casos de Covid num único dia

Bruno levou a filha Luiza para se vacinar

Bruno também levou sua filha Luiza no posto do Vital Brasil. Ele contou que tinha uma “expectativa muito grande”, em relação ao início da vacinação das crianças:

Luiza recebeu sua vacina no posto do Vital Brasil

“A angústia de todos os pais era essa, de buscar uma solução de normalidade para toda a família e não só para os país”, comentou ele que fez questão de levar o filho Bruno para acompanhar a vacinação da irmã – pelo calendário atual, o irmão mais novo de Luiza voltará ao posto no início de fevereiro.

Alicia Nunes também recebeu a vacina contra a Covid-19 neste primeiro dia dedicado às crianças. Para sua mãe, Claudiana Ferreira, ver sua filha se vacinando foi uma “sensação de vitória”.

– É uma emoção muito grande ver minha filha se vacinando. A gente estava esperando tanto por esse momento. Eu já tomei a primeira e segunda doses e ter ela vacinada traz um conforto muito grande também”, afirmou Claudiana.

Até o momento, o município recebeu 2.200 doses para a imunização pediátrica. A previsão  da prefeitura é concluir a vacinação das crianças com comorbidade em 5 dias e das demais em 3 semanas. A Secretaria Municipal de Saúde ressalta que o calendário será ajustado de acordo com as doses enviadas pelo Ministério da Saúde. A estimativa do município é vacinar mais de 38 mil crianças entre 5 e 11 anos.

– Estou muito feliz, a vacinação é uma evolução porque estamos no caminho certo. As crianças estão animadas pois fazem parte da sociedade, estão vendo o que está acontecendo no mundo com a pandemia e precisavam ser incluídas nesse espaço. É muito importante que os pais tragam seus filhos para se vacinarem – completou Raylana de Souza.

Leia também: Pesquisadores da UFF afirmam que pessoas não vacinadas ou com vacinação incompleta serão as mais afetadas pela Ômicron

Alice Freire foi a primeira criança vacinada em Niterói

Mais doses

O Ministério da Saúde já começou a distribuir a segunda remessa de vacinas contra a Covid-19 voltadas para crianças. O novo lote com 1,2 milhão de doses chegou domingo (16), no Brasil. A expectativa é que esse novo conjunto de doses seja distribuído para todos os estados até quarta-feira (19).  No total, a previsão é que o Brasil recebe 4,3 milhões de doses, em janeiro, chegando a um total de 20 milhões, em março. O imunizante Pfeizer é o único, até o momento, que recebeu autorização para uso em crianças, de forma emergencial pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Assim, a Prefeitura de Niterói informou que vai acelerar o calendário de vacinação contra Covid-19 em crianças. Na terça-feira (18) e quarta-feira (19), todos os jovens entre 05 e 11 anos de idade com comorbidade ou deficiência permanente já poderão tomar a primeira dose do imunizante. Na quinta (20) e sexta-feira (21), as demais crianças de 11 anos poderão se vacinar.

O município vai receber uma nova remessa de doses da vacina, o que vai possibilitar agilizar o calendário para os próximos dias.s

Novo Calendário

Crianças com comorbidades e deficiências permanentes

18/01 – 5 a 11 anos

19/01 – 5 a 11 anos

Demais Crianças

20 e 21/01 – a partir de 11 anos

24 e 25/01 – a partir de 10 anos

26 e 27/01 – a partir de 9 anos

28/01 – repescagem

31/01 e 01/02 – a partir de 8 anos

02 e 03/02 – a partir de 7 anos

04/02 – repescagem

07 e 08/02 – a partir de 6 anos

09 e 10/02 – a partir de 5 anos

11/02 – repescagem

ENDEREÇOS DE VACINAÇÃO DE CRIANÇAS

– Policlínica Regional Doutor Renato Silva – Avenida João Brasil, s/nº, Engenhoca.

– Policlínica Sérgio Arouca – Rua Vital Brazil Filho, s/nº – Vital Brazil.

– Policlínica Regional de Itaipu – Avenida Irene Lopes Sodré – Itaipu.

NOVOS LOCAIS DE TESTAGEM

Praça do Vital Brazil – R. Maestro José Botelho, Vital Brazil

Igreja Lagoinha – Estrada Francisco da Cruz Nunes, 5260, Piratininga

Capela Divino Espírito Santo – Rua Ver. José Vicente Sobrinho, 485, Engenhoca

DOCUMENTAÇÃO

Carteira de vacinação da criança
Identidade ou certidão de nascimento
CPF ou cartão SUS
Comprovante de residência do representante legal
Laudo médico indicando condição clínica (comorbidades e deficiência permanente)

 

COMPARTILHE