Niterói por niterói

Pesquisar
Close this search box.
Publicado

Número de pacientes com Covid em UTIs mais que dobra em Niterói

Por Livia Figueiredo
| aseguirniteroi@gmail.com

COMPARTILHE

Segundo boletim do Sindhleste, número de pacientes internados em UTI de hospitais particulares passou de 52 para 117 em um intervalo de uma semana; Internação em quartos particulares também subiu
internação covid
Efeito Ômicron: variante pode apresentar riscos e complicações, principalmente em não vacinados e pessoas com comorbidades ou de idade avançada. Foto: Divulgação

UTIs novamente cheias de pacientes com Covid. Um pesadelo que não acaba e vem em ondas. A nova onda da Covid, impulsionada pela variante Ômicron, com o aumento expressivo de contaminados, já é sentida nos hospitais de Niterói. O rápido avanço da Ômicron mostra que a variante pode apresentar riscos e complicações, principalmente em não vacinados e pessoas com comorbidades ou de idade avançada. Nesta segunda-feira (24), a internação nos leitos de UTI mais que dobrou em Niterói: em um intervalo de uma semana, o número de internados passou de 52 para 117.

Já o número de internação nos quartos passou de 63 para 92. Um aumento de 46%. Os dados são do novo boletim divulgado pelo Sindicato dos Hospitais Clínicas e Casas de Saúde de Niterói e São Gonçalo (Sindhleste).

A disparada de casos nas últimas semanas e a alta procura de testes de Covid já sinalizam que o momento é de reforçar os cuidados e seguir com os protocolos sanitários de combate ao coronavírus.

Leia mais: Estudo da UFRJ detecta que cada 100 pessoas infectadas pelo SARS-CoV-2 contamina outras 254

O A Seguir mostrou nesta segunda-feira (24) que o Complexo Hospitalar de Niterói (CHN) teve um aumento de 25% de pacientes internados com Covid em um intervalo de duas semanas. No momento, o hospital tem 38 pessoas internadas com Covid, sendo 12 em UTI e 26 em quarto particular. Já o hospital Niterói D’Or possui 30 pessoas internadas com Covid. A maioria é de pacientes que possui alguma comorbidade ou de idade avançada.

Leia também: Niterói entra em bandeira laranja de risco para Covid

Niterói tem aumento recorde de casos e volta a ter mortes por Covid

O número de casos tem crescido de forma exponencial em Niterói. Na rede de hospitais privados, a cidade teve um aumento de 259% em uma semana, tendo em vista que no boletim emitido pelo Sindhleste no dia 10 de janeiro, havia 15 pessoas em quartos particulares e 17 em UTI.

Depois de chegar perto de zerar os casos no fim do ano e de três semanas sem mortes, a cidade já registra duas mortes por complicações da Covid em 2022. Na virada do ano, havia apenas três pessoas internadas em Niterói. O registro de novos casos supera as piores marcas de contágio, desde o início da pandemia. Em apenas um dia, na semana passada, a Prefeitura de Niterói informou mais de 2 mil casos. A doença, no entanto, leva tantos casos para a UTI como a variante Delta, no ano passado: de 128 vagas reservadas apenas oito estão ocupadas, uma taxa de 7%.

COMPARTILHE