Niterói por niterói

Pesquisar
Close this search box.
Publicado

Niterói põe fermento no mercado de casas de pães artesanais, que se espalham pela cidade

Por Livia Figueiredo
| aseguirniteroi@gmail.com

COMPARTILHE

Conheça algumas das nossas padarias de fermentação natural que deixam nada a dever a disputadas lojas no exterior
Pièrre
Com lojas em Icaraí e Piratininga, a Pièrre Boulangerie reúne ícones clássicos franceses como: croissant, pain au chocolat (pão de chocolate), baguette, entre outros. Foto: Reprodução/Instagram

Antes da pandemia elas eram poucas. Quando todo mundo teve de ficar em casa, cresceu não só a produção de pães artesanais pelas famílias, mas também surgiram, ou ganharam força, as casas de pães de fermentação natural em Niterói.  Hoje não faltam opções, com padarias especializadas e opções que se equiparam às boas casas da França ou da Itália, por exemplo. Você vai ver abaixo algumas das principais padarias de pães de fermentação natural de Niterói.

Fachada da Broa, em Icaraí. Foto: Reprodução/Instagram

Leia mais: Berbigão e Bicho Papão, dois restaurantes de Niterói e uma história com ingredientes dignos de série de TV

Por meio de um processo mais artesanal, os pães são fabricados sem muitos produtos industrializados. O crescimento da massa se dá de forma lenta, proporcionando  mais qualidade e um sabor diferenciado. As receitas desses pães dispensam produtos como corantes e conservantes, o que torna o pão mais rústico, lembrando aqueles feitos em casa. Além disso, seu maior teor de fibras promove saciedade além de fornecer nutrientes importantes.

Levain, Broa. Foto: Reprodução/Instagram

De acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Panificação e Confeitaria (Abip), muitos empreendedores já começam a retomar a produção e o nível de faturamento que tinham antes da chegada da pandemia da Covid no Brasil.  Pesquisas apontam que sete em cada dez negócios já retomaram pelo menos o mesmo nível de produção e de faturamento do início do ano. De acordo com o presidente da Abip, Paulo Menegueli, as perspectivas são de crescimento no consumo dos produtos de padaria e confeitaria nos próximos meses.

Segundo Menegueli, o setor de panificação sofreu bastante com a alta do dólar e com as despesas de energia e insumos. Ao mesmo tempo, aprendeu a se reinventar, criou novos processos, com o suporte de novos fornecedores, adaptação de receitas e adoção de novas técnicas de gestão, e o estreitamento de parcerias. Pesquisa feita pelo Instituto FSB Pesquisa, divulgada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), também confirmou as projeções da Abip. Sobre as expectativas para os próximos anos, 55% dos executivos industriais esperam crescimento econômico e 62% acreditam no aumento do faturamento do seu próprio negócio.

O A Seguir: Niterói fez uma seleção de algumas das padarias artesanais de Niterói.

Confira abaixo:

  • Pièrre Boulangerie

Num casarão amarelo em Icaraí, na Rua Lopes Trovão  nº 203, e também dentro do Supermarket Piratininga, o Pièrre tem como premissa que, para se obter a qualidade e o sabor do pão, só se respeitando a tradição, as receitas e os métodos de trabalho ancestrais. Para isso, a escolha é baseada em matérias primas naturais e a confecção é de produtos únicos a cada dia.

Bagatine Pièrre. Foto: Reprodução/Instagram

Fiel ao espírito  da “Boulangerie Traditionnelle Française”, a padaria tem um gama de produtos pequena, reunindo os ícones clássicos: croissant, pain au chocolat (pão de chocolate), baguette, pães de fermentação natural de diversos sabores, e pães orgânicos. Os produtos saem diariamente assados na pedra, num processo lento e feito de forma artesanal.

  • Bakery Crosta

A Crosta nasceu com a proposta de oferecer  grande seleção de pães artesanais. A expansão para o segmento do café especial surgiu depois, de forma espontânea, mas a aposta da Crosta é sua expertise na confecção e nas técnicas de fermentação natural. Não por acaso, ciente dessa alta demanda, a loja irá oferecer pelo segundo fim de semana um Workshop de pães artesanais, que tem como ênfase a desmitificação da fermentação natural e um levain bem hidratado.

Cúrcuma e grãos da Bakery Crosta. Foto: Reprodução/Instagram

Entre as opções de pães artesanais estão: baguete, baguetine de queijo (tradicional baguete com adição de queijo muçarela e tomilho), cúrcuma e grãos (com farinha francesa e cinco grãos torrados: chia, linhaça, painço, girassol e gergelim), ciabata (clássico pão italiano, de massa super leve, miolo elástico e crosta fina e crocante), pão petrópolis semi integral (50% de farinha integral, grãos tostados e castanha do Pará), pain au levain (pão de massa madre, preparado num processo de fermentação 100% natural; crosta rígida e miolo macio e aberto) e gorgonzola com nozes.

Pão de fermentação natural de gorgonzola com nozes. Foto: Reprodução/Instagram

A Crosta fica localizada em Icaraí, na Rua Domingues de Sá, 324.

Leia também: Produção de cafés especiais aumenta em 50% e segmento cresce em Niterói

  • Frisée Gourmet

A Frisée é uma das primeiras padarias de fermentação natural de Niterói. Localizada também em Icaraí, na Rua Mariz e Barros, 169, a loja faz pão de fermentação natural desde 2012. O cardápio de pães variados é formado por baguete simples e integral, além de sabores mais exóticos, como limão, figo e azeitona. A ciabatta pode ser de parmesão, gergelim e calabresa. Também há opções de pão de leite, torrada Petrópolis, italiano e tortano (recheado de calabresa).

Pão de fermentação natural, Frisée Gourmet. Foto: Reprodução/Instagram

Os pães campagnes também são destaques da casa, nos sabores cebola, alecrim e nozes com gorgonzala. Focaccias também são os xodós da clientela.

A loja  tem o serviço de caixas de presente com opções de produtos entre, pães, chocolates, pastas, antepastas e vinhos

  • Levain
Pães sortidos da Levain. Foto: Reprodução/Instagram

Na mesma rua, é possível encontrar outra loja de pães artesanais, a Levain.  Localizada na Rua Mariz e Barros, 33/1602, a padaria também possui uma cartela de pães diferenciados, como cacau com chocolate vegano, nozes, multigrãos, italiano branco, azeitona preta. A padaria também trabalha com uma parte do cardápio de menu sazonal, com opções como brioche de laranja (clássico francês, o brioche vem aromatizado com raspas de laranja Bahia), brioche Mezzo (metade versão tradicional e metade pigmentado com ganache de chocolate).

Tem também as opções do pão vegano 100%  integral com linhaça e o Pain au Pomme (massa amanteigada com recheio cremoso de maçã e canela), que funcionam com lista de espera.

O kit ciabatta também faz sucesso. Outro item do cardápio que chama atenção é a Babka recheada com ganache de chocolate com castanhas de caju, acompanha caramelo com flor-de-sal.

  • Usine Padaria Artesanal

Com fermentação natural fiel à Levain, a Usine, também na Mariz e Barros, conhecida como o reduto de pães artesanais de Niterói, recorre a ingredientes mais selecionados para conquistar a clientela. O multigrão (pão feito com um blend de farinhas especias “branca” e integral, com adição de multigrãos misturados na massa. Delicioso e extremamente nutritivo) é um dos mais pedidos. Outro, de fermentação natural, que tem muita adesão é o pão de linguiça calabresa (feito com um blend de farinhas especiais “brancas”, com adição de linguiça calabresa defumada).

Baguete com linguiça calabresa. Foto: Reprodução/Instagram

A baguette viennoise (massa com sabor levemente adocicada e amanteigada, com textura super macia) também desponta no cardápio, esse, em dois formatos, doce ou de parmesão com ervas finas. Já as focaccias, de fermentação natural, aparecem de quatro formas diferentes (tradicional, 4 queijos, champignon com azeitona e gorgonzola com nozes). De dar água na boca.

  • Broa
Pão Sourdough tradicional (pão de fermentação natural com base de água, sal e levain da Broa. Foto: Reprodução/Instagram

A Broa é uma padaria artesanal que oferece produtos feitos com fermentação natural lenta, doces de confeitaria e cafés especiais. O cardápio variado é formado por pão Sourdough tradicional (pão de fermentação natural com base de água, sal e levain), ciabatta, focaccia, broa de milho, brioche, pão de pesto com mussarela.

O processo de modelagem é feito em várias etapas. Para garantir uma boa estrutura da massa, a temperatura é controlada a todo momento para que não ocorra degradação do glúten, garantindo assim um pão mais leve, saudável e saboroso.

A Broa tem duas unidades em Niterói: na Rua Ator Paulo Gustavo, 38, loja 108, em Icaraí, e na Avenida Almirante Tamandaré, 36, em Piratininga.

COMPARTILHE