Niterói por niterói

Pesquisar
Close this search box.
Publicado

Mostra itinerante ‘Theatro Municipal em turnê’ chega a Niterói com entrada franca

Por Livia Figueiredo
| aseguirniteroi@gmail.com

COMPARTILHE

Circuito da mostra itinerante leva um pouco da trajetória do Theatro Municipal do Rio para todo o Estado e revela diversos momentos de um dos maiores teatros do país
ana botafogo
A primeira bailarina do TMRJ, Ana Botafogo, como Fada Açucarada em O Quebra-Nozes de 2011. Foto: Centro de Documentação( CEDOC/ TMRJ)

O projeto “Theatro Municipal em turnê” desembarca em Niterói, primeira cidade fora da capital a receber a exposição de entrada franca. O circuito da mostra itinerante, que está em cartaz na Sala de Cultura Leila Diniz, no Centro, leva um pouco da trajetória do Theatro Municipal do Rio para todo o Estado e revela diversos momentos de um dos maiores teatros do país. A mostra faz uma seleção dos acontecimentos mais marcantes do espaço que vão desde a construção e a sua inauguração, em 1909, até os dias atuais.

Leia mais: De bike pela orla: conheça as praias de Niterói pedalando

Pelos painéis, o público pode entrar em contato com os projetos originais do Theatro, fruto do concurso finalizado em 1904, além das pinturas e esculturas que adornam o prédio, de artistas como Eliseu Visconti e Rodolfo Amoedo.

Eliseu Visconti pintando o pano de boca do Theatro em seu ateliê em Paris. Foto: Centro de Documentação (CEDOC/ TMRJ)

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Clássicos como “O Lago dos Cisnes” e “O Quebra-Nozes”, de Tchaikovsky, “II Trovatore”, de Giuseppe Verdi e “O Guarany”, de Carlos Gomes também são relembrados em textos e fotos.

Preservação do patrimônio

As reformas pelas quais o Theatro passou, como a de 2008, também estão presentes. Traçando um paralelo com o contemporâneo, a proposta dessa parte da exposição é  reforçar o quão é importante a preservação desse rico patrimônio.

Os três corpos artísticos do TMRJ – o Corpo de Baile, o Coro e a Orquestra Sinfônica, criados na década de 1930, também serão homenageados na exposição. Nomes como Francisco Braga, primeiro maestro titular da OSTM, passando pelas bailarinas Maria Olenewa, Ana Botafogo, entre tantas outras estrelas, marcaram a história do Municipal.

Foto: Centro de Documentação( CEDOC/ TMRJ)

Homenagem a grandes artistas 

A duração do percurso da exposição leva em média 40 minutos e será um marco importante na trajetória do Municipal.

– A Exposição Itinerante Theatro Municipal em Turnê vai permitir que o público se sinta ainda mais próximo do TMRJ. Nos painéis que compõem o circuito, temos – além da própria história da instituição – contato com as grandes apresentações e artistas que já passaram pelo palco do Theatro, e também contamos um pouco sobre como funciona o TMRJ atualmente – ressalta a Presidente da Fundação Teatro Municipal, Clara Paulino.

Foto: Centro de Documentação( CEDOC/ TMRJ)

Leia também: Grão Raro abre nova unidade em Icaraí, expandindo opções de cafés especiais

Cristina Batista, diretora-presidente da Imprensa Oficial do Estado do Rio de Janeiro, revela a alegria de fazer parte deste projeto:

– Lisonjeados e honrados. É assim que nós da Imprensa Oficial recebemos na Sala de Cultura Leila Diniz uma mostra imperdível desse gigante da nossa cultura que é o Theatro Municipal do Rio de Janeiro – sublinhou.

A exposição itinerante está em cartaz desde o dia 4 de novembro e tem como proposta mostrar ao público uma parte da amplitude e da potência de um teatro tão importante do Brasil.

Serviço:

Theatro Municipal em turnê

Local: Sala de Cultura Leila Diniz – Imprensa Oficial do Estado do Rio de Janeiro

Endereço: Rua Professor Heitor Carrilho, 81 – Centro, Niterói

Funcionamento da Sala de Cultura: de segunda a sexta, das 9h às 16h

Realização: Theatro Municipal do Rio de Janeiro e Imprensa Oficial do Estado do Rio de Janeiro

Gratuito

Classificação Livre

COMPARTILHE