Niterói por niterói

Pesquisar
Close this search box.
Publicado

Moradores de Niterói relatam dificuldade para agendar teste de Covid

Por Livia Figueiredo
| aseguirniteroi@gmail.com

COMPARTILHE

No segundo dia de testagem no drive-thru, no Campus da UFF do Gragoatá, a fila de carros segue ao longo da Avenida Visconde do Rio Branco
WhatsApp Image 2022-01-11 at 08.49.44 (2)
A fila no drive-thru está sendo formada mais de uma hora antes do início do serviço. Foto: Thais Sousa

Moradores de Niterói têm relatado dificuldade em agendar, pelo aplicativo Dados do Bem, o teste para Covid a ser feito no drive-thru, no Campus da UFF do Gragoatá. O agendamento está sendo solicitado pela prefeitura de Niterói para otimizar a marcação dos testes, evitar fila e maior exposição ao vírus.

Nesta terça-feira (11), a assessora de comunicação Thais Sousa ficou assustada com o tamanho da fila para testagem no Campus Gragoatá da UFF, mesmo tendo chegado no local às 7h30, meia hora antes da abertura do portão. Nesse momento, seu lugar na fila foi a uma distância de 850 metros da entrada. Ela foi para lá sem saber se seria atendida. Thais tentou fazer o agendamento, mas não conseguiu.

– Eu baixei o Dados do Bem, assinalei meus sintomas e o sistema me informou que eu era candidata ao teste, mas informava que eu receberia uma confirmação sobre o agendamento, o que não aconteceu – ressaltou.

Fila testagem no Campus Gragoatá, na UFF. Foto: Thais Sousa

Essa foi exatamente a mesma experiência que a jornalista Sonia Joia teve com o aplicativo, conforme relatou para o A Seguir Niterói. Mesmo sem a confirmação, ela foi para a fila do drive-thru ontem (10), no primeiro dia da volta do serviço, na cidade. Sonia conseguiu fazer o teste após uma espera de seis horas, na fila.

De acordo com a prefeitura, no primeiro dia de funcionamento do drive-thru, foram realizados 1.270 testes e metade apresentou resultado positivo.

No drive-thru, a testagem é por antígeno e pode ser feita por quem apresentar sintomas gripais (1º ao 8º dia) ou para quem tiver contato com casos confirmados. Pessoas assintomáticas que tiveram contato com caso confirmado de Covid-19, devem realizar a coleta entre o 5º e 7º dia após a data do último contato. O atendimento está sendo feito de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h (aberto ao público até às 16h) e sábado, das 8h às 12h (aberto ao público até às 11h). Além dos motoristas, pedestres também são atendidos.

Na rede municipal de saúde, também podem ser feitos testes rápidos de antígeno para Covid-19 nas Policlínicas, Unidades Básicas e unidades do Programa Médico de Família. Já o teste swab para RT-PCR é realizado nas 8 Policlínicas Regionais e na Unidade Básica Centro. As unidades de urgência e emergência testam somente os pacientes com indicação de internação e gestantes com sintomas respiratórios.

Leia mais: Testes de Covid já estão em falta em farmácias de Niterói

 

 

 

 

 

COMPARTILHE