Niterói por niterói

Pesquisar
Close this search box.
Publicado

Testes de Covid já estão em falta em farmácias de Niterói

Por Livia Figueiredo
| aseguirniteroi@gmail.com

COMPARTILHE

Farmácias relatam escassez de insumos e material necessário para o kit de teste rápido
Niterói tem redução de Covid-19 na última semana de 2022. Foto: Prefeitura
Testagem de Covid-19 no drive-thru da UFF. Foto: Berg SIlva

Se algum dia foi fácil agendar teste para Covid, os moradores de Niterói não lembram mais. No momento que o contágio cresce rapidamente, conseguir marcar um exame de Covid tem sido um desafio. O avanço da Ômicron, mais transmissível, e as aglomerações nas festas de fim de ano criaram o ambiente propício para a propagação do vírus e, como informou o A Seguir: Niterói na semana passada, a saga da procura por testes não deu trégua nessa semana. Em uma ronda pelas drogarias da cidade ao longo da manhã e parte da tarde desta segunda-feira (10), nenhuma farmácia consultada, em diversas regiões da cidade, possuía horário livre para testes de Covid. Na maioria, sequer havia insumos e material necessário para o kit de teste rápido. A procura é tanta que, já cientes disso, a resposta das farmácias está pronta: “Estamos sem teste e sem previsão, por enquanto, por falta de material”. Algumas já sinalizam na mensagem automática do telefone, como um cartão de visitas, a falta do material disponível:

Leia mais: Procura por vacina no Sérgio Arouca gera fila longa durante toda a tarde

O A Seguir Niterói fez contato com a drogaria Tamoio, na rua Presidente Backer, em Icaraí, no início da tarde desta segunda. Após quatro tentativas sem sucesso, foi possível saber por um atendente que já não há testes disponíveis há 2 dias. Até o momento, não há previsão de reposição de material para teste Covid em nenhuma das unidades da Tamoio.

Na drogaria, há uma mensagem automática, que já indica a alta procura dos testes: “Bem-vindo à drogaria Tamoio. Para teste de Covid, tecle 2.” Ao clicar, a pessoa é encaminhada para outra mensagem automática:

“Você sabia que agora você consegue agendar seu exame de Covid pelo telefone? Simples, rápido e seguro. Você agenda aqui pelo telefone e comparece na nossa loja apenas para realizar seu exame. Anticoporpo igG, iGm, antígeno e nasal. Você escolhe o que se adapta melhor às suas necessidades. E lembre-se: continue se cuidando”.

Na drogaria Venâncio, no Centro de Niterói, também não há vagas disponíveis para testes, até o momento, nesta semana. Isso porque também falta material no estoque.

– Estamos sem teste e sem previsão de receber. Por enquanto, o que você pode fazer é enviar uma mensagem para o nosso Whatsapp institucional e pedir para entrar na lista de espera de teste Covid. Pode ser que o kit para o teste chegue nessa semana ainda, mas não é possível cravar uma data – afirmou a funcionária.

Situação similar vive a farmácia Farmais, em Charitas. Nesta segunda, pela manhã, os kits de teste já haviam acabado. A farmácia, como a maioria das drogarias, realiza o teste Swab nasal, aquele que fica pronto em pouco mais de 25 minutos. A orientação do atendente é que a pessoa deixe o número para contato para que, quando o material for enviado para a drogaria, ela seja acionada.

Na filial da drogaria Raia, em Icaraí, também não há testes até o momento. Nem na drogaria Cristal. Mara Lagoas Leal, dona de casa, de 61 anos, esteve nesta segunda em diversas farmácias em Icaraí à procura de testes, mas não obteve sucesso:

– Fui perguntando em tudo que é farmácia. Fui na drogaria Raia, da Álvares de Azevedo, e não estavam fazendo. Algumas falavam: “aqui não faz, procura outra”. Fui em tudo que é farmácia de Icaraí e não tinha. Ligar a gente não consegue porque nenhuma atende o telefone – contou, depois de desistir de fazer o teste na farmácia, após inúmeras tentativas. “Nem em laboratório particular dá para fazer, já que o preço está caríssimo, cerca de R$ 300,00. Vou seguir tentando agendar pelo aplicativo Dados do Bem”, completou.

A drogaria Mirafarma, no Ingá, também estava sem material para teste de Covid no início da tarde desta segunda-feira. Em contato telefônico, uma atendente confirmou que o teste de Covid no estabelecimento é feito por ordem de chegada. Porém, a procura está acima da média e não há mais testes disponíveis, no momento.

Fila de carros para testagem de Covid no drive-thru da UFF do Gragoatá chegou na Praça Arariboia

A tentativa de quem agendou o RT-PCR no LAMAP (Laboratório Multiusuário de Apoio à Pesquisa), da UFF, também foi frustrada, conforme mensagem encaminhada nesta segunda-feira:

“Prezados, infelizmente devido ao grande aumento na procura tivemos imprevisto e estamos com falta de material para o exame. Por esse motivo a data agendada será cancelada. Sugerimos procurar o posto de saúde da prefeitura ou do estado mais próximo de sua casa. Ou o Drive de testagem da prefeitura que esta localizado no Campus Gragoatá, na UFF, na Rua Professor Marcos Waldemar de Freitas Reis.  Agradecemos a compreensão.”

COMPARTILHE