Niterói por niterói

Pesquisar
Close this search box.
Publicado

Inauguração do Mercado Municipal de Niterói fica para maio de 2023

Por Redação
| aseguirniteroi@gmail.com

COMPARTILHE

Restaurantes, mercearias, cafés, cervejas especiais e lojas de conveniência serão alguns dos serviços do mercado
mercado municipal
Divido em vários ambientes, o mercado tem como objetivo fomentar a economia local. Foto: Divulgação

Depois de dois anos de espera, enfim, foi definida uma nova data de inauguração do Mercado Municipal de Niterói: maio de 2023. Inicialmente, era para ter começado a funcionar em novembro de 2020, mas devido à baixa adesão dos comerciantes, foi adiado para 2021 e, em seguida, para o segundo semestre de 2022. Esta é a data A nova informada pelos corretores do mercado aos comerciantes que procuram informações sobre o empreendimento.

Leia mais: Número de casos cai, mas Covid ainda mata em Niterói e no estado do Rio

Dividido em vários ambientes, o mercado terá restaurantes, mercearias, quiosques e lojas de conveniência. A ideia é que o público possa desfrutar de uma experiência de lazer e compra em espaços de todos os tipos e tamanhos, em um local estratégico, no caso, a cinco minutos do Centro de Niterói e a dez minutos de Icaraí. O Mercado Municipal fica na Av. Feliciano Sodré, 488, bem perto do acesso à ponte Rio-Niterói.

Até o momento, não há informações sobre a adesão dos lojistas, tampouco acerca dos valores das locações. Em alguns cartazes sobre o empreendimento, espalhados por Niterói, as lojas estão sendo oferecidas sem cobrança de luvas e com redução de até 50% do valor do aluguel.

Como será o mercado

No térreo, será localizado boa parte do setor de mercado, dividido em várias alas, como frutas, legumes e verduras; carnes, açougues, peixarias e frutos do mar; empórios, conservas, queijos, embutidos e produtos regionais; lanches e cafés; sorvetes e doces especiais;  pães, confeitarias e massas. Entre os sorvetes e os lanches e cafés, haverá várias lojas de souvenir, artesanato e embalagens.

Já o Mezanino será inteiramente voltado para o setor gastronômico. Restaurantes, com mesas compartilhadas, e cervejas especiais irão compor a operação deste andar.

Além de criar um espaço público ativo, a proposta do mercado é atrair turistas e proporcionar um espaço de renovação das áreas urbanas no entorno. Também tem como premissa promover uma maior diversidade de clientela.

Planta do Mezanino do Marcado Municipal de Niterói. Foto: Divulgação

Mudança no trânsito

No final de junho, a Prefeitura, através da NitTrans, mudou o sistema de trânsito da região, antecipando o esquema de circulação previsto para a entrada em operação do mercado. De acordo com a NitTrans, a Avenida Washington Luís, via de ligação entre as avenidas Jansen de Melo e Feliciano Sodré, passa a operar em sentido único de circulação de veículos. Também houve mudança nas ruas Desidério de Oliveira, Presidente Castelo Branco e Santo Antônio.

A Rua Desidério de Oliveira passou a operar em mão dupla em toda a sua extensão, e foi implantado estacionamento nos dois lados da via. A Rua Presidente Castelo Branco continuará sendo mão única, porém seguindo em direção à Avenida Feliciano Sodré. Já a Rua Santo Antônio, paralela à Desidério de Oliveira, agora, tem sentido único em direção à Avenida Washington Luís.

As linhas de ônibus que antes acessavam a Avenida Washington Luís a partir da Rua Desidério de Oliveira terão o itinerário modificado. Elas deverão acessar a Rua Presidente Castelo Branco e depois a Rua Santo Antônio para, assim, cruzar a Avenida Washington Luís, saindo na pista da via que dá acesso à Avenida Feliciano Sodré. O ponto de ônibus na Rua Desidério de Oliveira será realocado para a Rua Santo Antônio.

COMPARTILHE