Niterói por niterói

Pesquisar
Close this search box.
Publicado

Itacoatiara pode ter ondas de até 8 metros na próxima segunda-feira (13)

Por Sônia Apolinário
| aseguirniteroi@gmail.com

COMPARTILHE

O alerta foi dado pelos organizadores do campeonato Itacoatiara Big Wave
tonydandrea_gabrielsamps_0021
Gabriel Sampaio, em Itacoatiara, em maio passado, em uma onda estimada em sete metros de altura. Foto: Divulgação/Tony D`Andreas

A praia de Itacoatiara pode ter ondas de seis a oito metros de altura, a partir de segunda-feira (13). O alerta foi dado pelos organizadores do campeonato Itacoatiara Big Wave (IBW) 2022.  De acordo com os responsáveis pela competição, um “sólido swell” vai chegar na região. Isso significa que foi dado o sinal verde para a realização da primeira sessão de surf na remada do evento.

As chamadas para os dias válidos para a competição são definidas pela Associação de Surf de Ondas Grandes de Niterói,  de acordo com as previsões das grandes ondulações  (swells). Estão programadas até 4 sessões de surf válidas para o campeonato. A expectativa dos organizadores é que 50 surfistas, entre homens e mulheres, de várias partes do País, participem do evento.

Se a previsão do “sólido swell” se confirmar, na praia de Itacoatiara acontecerão as chamadas para surf na remada e na Laje do Shock (atrás da Pedra do Pampo Club), para o tow in, o que vai depender das condições das ondas. Elas serão confirmadas com antecedência entre 48 e 72h e as sessões ocorrerão entre 6h e 12h. O surfista com o maior somatório nas duas melhores ondas será o vencedor. O Itacoatiara Big Wave premia também cinegrafistas e pilotos de jet ski que atuarem no reboque de atletas.

Ano passado, o carioca Pedro Calado foi o campeão da competição, realizada entre julho e setembro. Na época, a onda que pegou foi considerada a maior já surfada em Itacoatiara, de quase seis metros. O atleta de Saquarema Lucas Chumbo ficou em 2º lugar. No inédito formato digital, os atletas surfaram grandes ondulações e as ondas eram registradas em vídeo e enviadas para serem julgadas por um comitê técnico especializado

O atleta de Niterói Gabriel Sampaio também foi destaque no campeonato, terminando em 3º lugar. Em maio passado, ele chamou a atenção por ter surfado uma onda estimada em sete metros de altura, também em Itacoatiara. O IBW 21 teve ainda como destaque a carioca Michelle des Bouillons, que conseguiu a maior onda já surfada por uma mulher em Itacoatiara.

Leia mais: Itacoatiara Pro 2022 espalha por Niterói competições de diferentes modalidades e shows de música

 

COMPARTILHE