Niterói por niterói

Pesquisar
Close this search box.
Publicado

Itacoatiara Big Wave 2022 será disputado ao longo do mês em Niterói

Por Sônia Apolinário
| aseguirniteroi@gmail.com

COMPARTILHE

Associação de Surf de Ondas Grandes de Niterói prevê a participação de 50 surfistas de todo o país, na competição, que vai até o final de agosto
big wave itacoatiara
As chamadas para os dias válidos para as provas serão definidas de acordo com as previsões das grandes ondulações (swells). Foto: Divulgação/Tony D`Andreas

Durante um mês, surfistas de todo o país voltarão suas atenções para Niterói. De hoje (1º de junho) até 31 de agosto, acontece o Itacoatiara Big Wave 2022, uma competição de ondas grandes, na praia da Região Oceânica da cidade.

As chamadas para os dias válidos para a competição serão definidas pela Associação de Surf de Ondas Grandes de Niterói,  de acordo com as previsões das grandes ondulações  (swells). Estão programadas até 4 sessões de surf válidas para o campeonato. A expectativa dos organizadores é que 50 surfistas, entre homens e mulheres, de várias partes do País, participem do evento.

Essa será a primeira vez,  no país,  que haverá uma competição com as modalidades de surf  na remada e tow in (surf rebocado por jet ski).  A premiação total será de 100 mil reais. Cinegrafistas e pilotos de jet ski que rebocarem os surfistas também serão premiados.

Nos dias das sessões válidas para a competição, cinegrafistas registrarão as performances dos surfistas e as ondas surfadas serão julgadas por uma comissão de arbitragem profissional, a partir de critérios adotados pela Liga Mundial para o surf de ondas grandes. Os atletas que obtiverem o maior somatório nas suas duas melhores ondas serão os vencedores.

Nos dias do evento, haverá uma UTI Móvel de plantão e a segurança aquática acontecerá com apoio de dois jet skis especialmente voltados para essa função. No entorno da Praia de Itacoatiara, a NitTrans – Companhia de Trânsito de Niterói realizará as intervenções necessárias para a fluidez do trânsito, nos dias em que surfistas estiverem no mar. O evento conta com apoio da Neltur – Niterói Empresa de Lazer e Turismo.

Educação ambiental

Ao longo da competição, a organização do Itacoatiara Big Wave 2022 fará ações visando a educação ambiental de crianças e adolescentes, em conjunto com  INEA – Instituto Estadual do Ambiente, Secretaria Municipal  de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Secretaria Municipal do Clima e CLIN – Companhia de Limpeza de Niterói.

Dentre essas ações, está previsto o plantio de 100 mudas de árvores para executar a compensação da emissão  de dióxido de carbono no ambiente provocado pela competição. Faz parte da programação, limpeza da restinga de Itacoatiara, educação voltada para o mar, conscientização sobre cuidados com a pele, além de atividades recreativas na Praia de Itaipu, com participação de surfistas competidores dando noções básicas do esporte.

Para Paulo Novaes, presidente da Neltur,  a cidade é vocacionada para os esportes realizados no mar:

–  Niterói tem vocação para se realizar esportes náuticos, como o bodyboard, o surf e a vela. A praia de Itacoatiara, com suas ondas grandes, é apropriada para eventos como este que impactam diretamente o turismo da cidade movimentando sua cadeia econômica, envolvendo assim seus polos hoteleiros e gastronômicos.

De acordo com Alexei Wanick, presidente da Associação de Surf de Ondas Grandes de Niterói, Itacoatiara possibilita tanto o surf na remada na praia quanto o tow in na Laje do Shock.

– Foi pensando nessas características que desenvolvemos o IBW 2022, que é a primeira competição simultânea no Brasil de surf de ondas grandes e tow in. O projeto contribui para consolidar Niterói como referência brasileira no surf de ondas grandes – comenta  Alexei.

Surfistas como Bruno Santos, Ricardo Tatuí e Guilherme Herdy, nascidos ou atualmente residentes em Niterói, fizeram história surfando pelo mundo. Segundo Alexei, para este IBW 2022, as maiores promessas  locais são os surfistas Gabriel Sampaio e Kalani Latanzi, além de Lucas Chumbo,  de Saquarema; Paulo Moura, o campeão de 2019, e Pedro Calado, de Vargem Grande.

Leia mais: Campeão mundial de Skate abre Itacoatiara Pro 2022

COMPARTILHE