Niterói por niterói

Pesquisar
Close this search box.
Publicado

Inauguração de restaurante natural, exposições no MAC e feira de artesanato são destaques do fim de semana em Niterói

Por Livia Figueiredo
| aseguirniteroi@gmail.com

COMPARTILHE

O Carnaval continua na cidade com o desfile da Sinfônica Ambulante
Graviola rest
Restaurante de alimentos frescos e orgânicos chega à cidade. Foto: Livia Figueiredo

O fim de semana em Niterói vai ter gostinho de carnaval. No sábado (30) tem desfile da Sinfônica Ambulante. Também tem a exposição “Choro”no MAC com set de DJ, a partir das 14h. Vale aproveitar o passeio para conferir a mostra “Minha alegria atravessou o mar”, composta apenas por artistas pretos. A proposta é promover um diálogo direto entre lógicas da matriz africana e a arquitetura de Oscar Niemeyer. A exposição pode ser vista no pátio do museu.

Leia mais: Niterói terá dia D de vacinação contra gripe e sarampo

O projeto Yoga na praia também é destaque deste fim de semana. Gratuito, o aulão será realizado nas areias da Boa Viagem no domingo, às 9h. Quem quiser mais agitação, pertinho dali, também no domingo, às 9h, vai ter aulão de dança no MAC.

Feira de artesanato sustentável, com show de jazz, as estreias da semana no Reserva Cultural e a primeira apresentação da Orquestra da Grota sob regência de novo maestro também fazem parte da programação. E como não poderia faltar, a dica do A Seguir é sobre um novo restaurante na cidade cujo cardápio é composto prioritariamente por pratos orgânicos elaborado com ingredientes de produtores locais.

Confira:

  • Desfile Sinfônica Ambulante

Depois de dois anos de ausência, a Sinfônica Ambulante volta a fazer seu tradicional desfile de Carnaval por Icaraí. Será no sábado (30). A concentração começa às 14h, na Praça Getúlio Vargas. O desfile está previsto para começar às 16h, na Pracinha do Cinema Icaraí, e termina às 19h na altura da Rua Mariz e Barros, com dispersão na areia.

No total, serão mais de 200 artistas envolvidos, sendo cerca de 15o músicos, 30 brincantes pernaltas e bambolês, além de 40 acrobatas. Também estarão presentes alunos da Oficina da Sinfônica Ambulante que compõem o bloco, com bateria/percussão, flauta transversa, saxofones, trombones e trompetes.

No repertório, música brasileira e internacional, do rock ao samba, com sucessos de Caetano, Gil, Lulu Santos, Beatles, A-Ha, Ivete Sangalo, etc. As grandes novidades pra esse ano são as versões ambulantes de Palco (Gilberto Gil), Basket Case (Green Day) e também sucessos de Bruno Mars, Bon Jovi e Mamonas Assassinas.

  • Inauguração exposição no MAC com DJ
Foto: Divulgação

A exposição que leva em conta o uso excessivo das redes sociais será inaugurada no salão principal do MAC. A mostra “Choro”, de Antonio Kuschnir, partiu da premissa de que o distanciamento social intensificou aflições já presentes na relação da sociedade contemporânea com a tecnologia.

O choro e o grito aparecem nas telas em diálogo com monitores de computador, celular e espadas. A inauguração será neste sábado (30), às 10h, com DJ a partir das 14h. A visitação vai até 26 de junho de terça a domingo, das 10h às 18h.

O objetivo é que o público possa lidar com sentimentos de aflição e cura de feridas estruturais, sociais e afetivas. As 73 telas foram criadas no início da pandemia e refletem sobre relações virtuais, o poder do julgamento no mundo digital e a arte como meio de revolução do sociedade. Quem assina a curadoria é Victor Valery.

  • Minha alegria atravessou o mar”, no pátio do MAC
Foto: Leo Zulluh

A exposição “Hu – Minha alegria atravessou o mar” composta apenas por artistas pretos tem como intuito promover um diálogo direto entre lógicas da matriz africana e a arquitetura de Oscar Niemeyer. Pensada estrategicamente para ser exposta na varanda do MAC, a exposição indica que o controle do mar e o conhecimento de suas rotas de navegação constituíram para os povos uma forma de poder durante a colonização.

A ideia é mostrar que a matriz africana não cultua o mar como elemento passivo, mas como uma consciência superior ao próprio homem. A exposição faz parte do ciclo Modernismo – A Semana de 22 e depois, que homenageia o centenário da Semana de Arte Moderna. A visitação vai até 26 de junho de terça a domingo, das 10h às 18h.

Leia também: Clube Sailing terá regata exclusivamente feminina na véspera do Dia das Mães

  • Feira de artesanato sustentável

Nesta sexta (29) e sábado (30), o Espaço Casa, localizado em São Francisco, receberá a primeira edição do ano do Arte Entre Mãos. O evento irá reunir mais de 30 expositores, show de jazz com Daniel Santos, às 20h, tornando um happy hour ainda mais agradável.

No sábado, às 10h, será realizado um show super astral para as crianças promovido pela Lekolé Contos . O evento é composto por um time de artesãos sustentáveis, que trabalham com o reuso de materiais que seriam descartados, e são transformados em lindas peças. É o caso da NG Joias Naturais e da Mary Arte e Mosaico, marcas niteroienses de biojoias e artesanato em mosaico.

O Espaço Casa fica localizado na Avenida Padre Natuzzi, 126, em São Francisco.

  • Aulão de dança
“Mulher em Movimento” no pátio do MAC. Foto: Divulgação

Mais uma edição do programa Mulher em Movimento será realizado neste domingo (1). Paulinha Pires do instituto Bello Balletto comandará a aula, que terá início às 9h no pátio do MAC. O evento é aberto a todas as faixas etárias.

  • Yoga na praia
Foto: Divulgação

As areias da praia da Boa Viagem serão palco de mais uma aula de yoga aberta a todo o público e gratuita. O evento será realizado no domingo (1), às 9h, pelo espaço de meditação Dharma Bhûmi. Para quem deseja se aprofundar sobre o tema, vale conferir o masterclass que será realizado na segunda (2), às 20h30, pelo Zoom.

Serviço:

  • Data: 1º de maio (domingo)
  • Horário: das 9h às 10h:30
  • Local: Na areia da Praia de Boa Viagem
  • O que levar: uma canga e garrafinha de água

MASTER CLASS

  •  2 de maio (segunda-feira)
  •  Horario: 20h30
  • Pelo Zoom (link será enviado antes da aula), gratuito para alunos do espaço. Para não alunos é sugerido um valor de contribuição de 30 reais.
  • Inscrições: (21) 97008-5889
  • Apresentação da Orquestra da Grota
Orquestra da Grota se apresenta no domingo, às 11h, no Solar do Jambeiro. Foto: Divulgação

A Orquestra da Grota, tradicional grupo de música de Niterói, irá apresentar no jardim do Solar do Jambeiro no próximo domingo, às 11h. A entrada é franca. O concerto marca a estreia do maestro Yuri Reis à frente do grupo. Natural de Juiz de Fora, Yuri Reis é músico da Orquestra Sinfônica Nacional da UFF e regente da Camerata Villa-Lobos.

Para a ocasião, o maestro selecionou um repertório que mescla obras eruditas e populares. No programa estão composições de Offenbach, Sibelius, Villa-Lobos, Ernani Aguiar, Djavan, Sivuca, da banda Coldplay, entre outros.

  • Almoço no Graviola 
Atum no teriaki (mix de quinoa com manga e atum levemente selado). Foto: Reprodução/Instagram

Abriu em Niterói a Casa Graviola, com a proposta de promover um estilo de vida saudável, pé na areia e jovem. A loja, criada no Rio, abriu sua primeira franquia na cidade na Av. Jorn. Alberto Francisco Torres, 363, esquina com a Otávio Carneiro, onde já funcionou a Gloria Modas.

O cardápio é formado por comida fresca e leve, entre as delícias estão vegetais da horta tostados com molho de tahine e melado de cana; salmão curado, damascos secos, mel de abelha e queijo cabra, com mix de folhas, guacamole com nachos de milho, croquetas de atum, além de opções veganas, como rostie de cogumelos, gnocchi ao pesto, lasagna ao pomodoro, entre outros.

Para sobremesa, torta mousse de chocolate meio amargo com base de amêndoas, com cacau e flor de sal, brownie com farofa da casquinha, acompanha de sorvete de tapioca, vegan banoffee (doce de leite vegano, banana, farofa de amêndoas e canela), entre outras.

Torta mousse. Foto: Reprodução/Instagram
  • Cine semana do Reserva Cultural
“A Fratura”. Foto: Divulgação

Mais uma semana de novidades no Reserva Cultural. O destaque deste fim de semana é a pré-estreia de “A Fratura”, grande sucesso na Seleção do Festival de Cannes. Tem também a estreia de “Downtown Abbey 2”.

A pré-estreia de “A Fratura”, de Catherine Corsini, será no próximo sábado, às 20h50. Grande sucesso na Seleção do Festival de Cannes e 6 indicações ao César 2022, o longa traz no elenco, Valeria Bruni Tedeschi, Marina Foïs e Pio Marwaï. O filme tem como pano de fundo os manifestos dos coletes amarelos, um movimento de protesto de origem espontânea, que começou com manifestações na França em outubro de 2018 e, posteriormente, se espalhou para outros países.

O Reserva segue também com Medida Provisória em cartaz, filme de estreia de Lázaro Ramos na direção.

Confira a programação completa abaixo:

Sala 1

DOWNTOWN ABBEY II – UMA NOVA ERA – ESTREIA

(Downton Abbey: A New Era)

REINO UNIDO (2021) – 126 MIN.

Direção: Simon Curtis

Horário: 15h / 17h40 / 20h20

 

Sala 2

MEDIDA PROVISÓRIA

BRASIL (2020) – 103 MIN.

Direção: Lázaro Ramos

Horário: 16h / 18h20 / 20h40

 

Sala 3

DETETIVE DO PRÉDIO AZUL 3

BRASIL (2019) – 105 MIN.

Direção: Mauro Lima

Horário: 16h20 / 18h40

 

CIDADE PERDIDA

(The Lost City)

USA (2022) – 112 MIN.

Direção: Aaron Nee, Adam Nee

Horário: 20h50

 

Sala 4

ANIMAIS FANTÁSTICOS: Os Segredos de Dumbledore

(Fantastic Beasts: The Secrets Of Dumbledore)

EUA/REINOUNIDO (2022) – 142 MIN.

Direção: David Yates

Horário:15h (LEG) – 18h (LEG)

 

TRE PIANI

(Tre Piani)

ITÁLIA/FRANÇA (2021) – 117 MIN.

Direção: Nanni Moretti

Horário: 20h50 *exceto sábado

 

A FRATURA – PRÉ ESTREIA

(La Fracture)

FRANÇA (2021) – 100 MIN.

Direção: Carherine Corsini

Horário: 20h50 *somente sábado

 

Sala 5

SONIC 2 – O FILME

(Sonic The Hedgehog 2)

EUA (2022) – 122 MIN.

Direção: Jelf Fowler

Horário: 15h30 (DUB)

 

A NOITE DO TRIUNFO

(Um triomphe)

FRANÇA (2020) – 106 MIN.

Direção: Emmanuel Courcol

Horário: 18h / 20h30

COMPARTILHE