COMPARTILHE
Niterói segue na rota cultural com uma grande oferta de atrações, sendo boa parte delas gratuita. A cidade tem recebido festivais gastronômicos, peças, musicais, festivais de cinema e lançamentos de ponta. Na edição deste fim de semana, o A Seguir garimpou os grandes shows, como a apresentação de Nando Reis e Jards Macalé nesta sexta-feira (3), as exposições que inauguram na cidade, também nesta sexta, como a mostra com obras inéditas do fotógrafo Vicente de Mello, no Sesc Niterói, a Festa Junina da Concha Acústica e o Festival Nordestino com comidas típicas, muito forró e literatura de cordel.
Leia mais: Campeão mundial de Skate abre Itacoatiara Pro 2022
Tem também a 4ª edição do festival ‘Pras bandas de cá’ na Sala Nelson Pereira dos Santos. O evento, com apresentações diárias, reverterá 100% das vendas da bilheteria para os artistas que farão seus shows até o fim do mês. Já no Solar do Jambeiro, será realizado um grande sarau no sábado à tarde.
Para completar a programação, o A Seguir recomenda um prato para quem curte peixe com combinações inusitadas. Para quem gosta de um passeio ao ar livre, vale aproveitar o domingo e conferir atrações de esportivas da cidade.
Confira a programação abaixo:
Depois da apresentação de Nando Reis nesta sexta-feira (3), como parte da programação do evento esportivo Itacoatiara Pro, os shows continuam pelo final de semana. No sábado (04) a principal atração será a banda britânica de rock progressivo Renaissance, que faz sucesso desde os anos 70. Em 2017, a vocalista do grupo, Annie Haslann se apresentou no Teatro Municipal e, agora, estará novamente em Niterói, desta vez em uma apresentação ao ar livre. A banda, que vem ultrapassando gerações e décadas com arranjos e vocais inusitados, tem mantido em suas turnês clássicos como “Carpet of de Sun”, “Day Of The Dreamer” e “Ashes Are Burning”. Na noite de sábado, a banda de rock progressivo, Renaissance, está previsto para se apresentar às 22h.
No domingo, 5 de junho, é a vez do rapper carioca Marcelo D2. Com mais de 25 anos de estrada, desde o início com a banda Planet Hemp, D2 revolucionou a música brasileira com letras e um jeito irreverente. Saiba mais no link.
A exposição “Monolux” do fotógrafo Vicente de Mello, que viveu em Niterói por 20 anos, chega com obras inéditas, em versão ampliada, na cidade. Nesta sexta-feira, 3 de junho, o Sesc Niterói inaugura a mostra gratuita que reúne 32 fotogramas recentes e inéditos produzidos pelo artista sem câmera e sem negativo, através do contato de objetos com a superfície do papel fotográfico. A curadoria é do poeta Eucanaã Ferraz. A exposição está em cartaz de terça a sábado das 10h às 16h e inaugura nesta sexta, 3 de junho, das 14h às 17h, com uma visita guiada com a presença do fotógrafo e do curador.
A 2ª edição do Festival Nordestino será realizada no Reserva Cultural, em São Domingos, contará com expositores de comidas típicas nordestinas e brasileiras, um circuito exclusivo de moda e artesanato. Shows de grupos de forró e sertanejo, espaços kids, contação de histórias, literatura de cordel e personagens característicos são algumas das atrações, que começam às 12h e terminam às 22h. O festival é para toda a família, inclusive para os pets. Os shows são a partir das 19h e a entrada para o evento é gratuita. O público também pode contribuir com um ingresso solidário, pelo link. A programação na íntegra você confere aqui.
A tradicional Festa Junina da Boa Viagem está de volta. Até domingo (5), fazem parte da programação uma série de shows de músicas tradicionais e dança de quadrilhas tomam conta da Concha Acústica de Niterói, no Centro da cidade. A entrada é franca.
Este ano, a grade programação de shows é ocupada pelas bandas Plano Z e The Blus Dogs (sexta-feira), Severino e sua gente (sábado) e Ysmarl Alves e Betinho Bahia (domingo). No sábado também terá apresentação da Quadrilha Balão Dourado, de São Gonçalo.
Como um bom “arraiá”, o evento terá barraquinhas de comidas e bebidas típicas, além de brincadeiras.
A matéria na íntegra você confere no link.
O projeto ‘Dia de Boteco’ do Multicenter Itaipu reúne atrações musicais e um cardápio especial todos os sábados, das 18h30 às 21h, na Praça de Alimentação do 2º piso do Shopping. Neste sábado, dia (4), o evento apresenta Vini Arouca, influenciado pela música brasileira, o cantor e compositor busca sempre surpreender o público com releituras de músicas da MPB e de outros gêneros brasileiros.
Para acompanhar a música, os estabelecimentos da Praça de Alimentação do shopping preparam um cardápio especial, com diversas opções para agradar aos mais variados paladares.
Confira abaixo:
California Coffee – Licor Mokaccino, Rum Pina Colada e Irish Coffee.
Marycooks – Pastel de Bobó de Camarão, pastel de Carne, Carne Seca c/ Aipim, Bolinho de Bacalhau, Batata Frita c/ Queijo e Bacon, Gurjão de Peixe c/ molho Tártaro, Provolone à Milanesa, Calabresa Acebolada c/ Fritas, Camarão Empanado e Tábua de espetinhos.
Greco – Diversos salgadinhos, coxinha, risole camarão, risole napolitano, bolinha de queijo, kibe, bolinho de aipim.
Art Pizza – Cesta de pizza branca, acompanhado de pesto de manjericão ou de azeitona, Tábua de queijos e frios (parmesão, provolone, gorgonzola, salame hamburguês, azeitona portuguesa temperada), Tomate assado da casa, acompanhado de certa de pizza branca e azeitona portuguesa.
Margheritita – pastéis de variados sabores.
Spoleto – Polpetone, Camarão temperado, Porção de Camarão, Frango grelhado em cubos temperado e Porção de Frango.
Serviço
Data: Sábado (04/06)
Horário: Das 18h30 às 21h
Local: Shopping Multicenter Itaipu
Endereço: Estrada Francisco da Cruz Nunes, 6501 – Itaipu
O Solar do Jambeiro apresenta, neste sábado (4) às 14h, o Sarau “Florescer Nit”. A atividade será realizada no Salão Amarelo com entrada gratuita e vai reunir diversos poetas, músicos, cantores e dançarinos da cidade. A entrada é gratuita. O sarau é conhecido por abraçar com afetividade todas as artes e tem ainda um momento especial, que é o “Microfone Aberto”, para o público interagir. O uso de máscara é opcional, mas a apresentação do passaporte vacinal contra a Covid, acompanhada de um documento oficial com foto, é obrigatória.
O Sarau “Florescer Nit” é uma iniciativa da Secretaria Municipal das Culturas (SMC) e Fundação de Arte de Niterói (FAN).
Serviço:
Data: Sábado (4/06)
Horário: 14h
Local: Solar do Jambeiro
Endereço: Rua Presidente Domiciano, 195 – Ingá
As jovens cantoras Daíra e Rebeca Sauwen são as atrações deste sábado (4), na Sala Nelson Pereira dos Santos, na Reserva Cultural, em São Domingos. A única apresentação, que acontece às 21h, dá sequência ao projeto ‘Pras Bandas de Cá’. O evento é realizado pela Secretaria Municipal das Culturas (SMC) e Fundação de Arte de Niterói (FAN).
O festival ‘Pras Bandas de Cá’ chega a sua 4ª edição mantendo o destaque para os artistas de Niterói. O espaço multicultural vai se tornar palco de apresentações diárias com 100% da renda revertida para os artistas, que farão seus shows até o fim do mês.
A cantora Daíra, que já é artista desde a infância, começou a encontrar mais fãs em 2019, após três anos de seu álbum “Amar e Mudar As Coisas”, lançado em homenagem a Belchior enquanto ele ainda estava vivo e sumido da mídia. Fez shows em Recife, Salvador, Rio de Janeiro, Brasília, Fortaleza, Sobral, Belo Horizonte, Vale do Mucuri. Ela também já prepara um novo álbum desde que tudo parou pela pandemia, e o trabalho deve chegar às lojas digitais ainda este ano.
Já Rebeca Sauwen participou do programa The Voice, em 2015, aos 20 anos, realizou parcerias com as bandas Oriente e Gragoatá, e lançou seu álbum solo, ‘Corar’. Recentemente, emplacou uma canção de sua autoria, ‘Fantasia’, na trilha sonora do longa-metragem da Netflix, ‘Diário de Intercâmbio’.
Serviço
Data: Sábado (04/06)
Horário: 20h
Duração: 60 min
Ingresso: R$ 30,00 / R$ 15,00 (meia)
Link das vendas: Link de vendas
Local: Sala Nelson Pereira dos Santos
Endereço: Av. Visconde do Rio Branco, 880 – São Domingos
O evento “A COR DAR” marca a abertura do III Festival de Yoga de Niterói, que terá programação durante todo o mês de junho. Nesta sexta e sábado, dias 3 e 4 de junho, o Theatro Municipal de Niterói recebe o evento, realizado pelo grupo musical Emanamantra e pelo professor de Yoga e escritor Carlos Henrique Viard Jr. A proposta do encontro é promover, por meio da arte, sentimentos de autoconfiança e coragem, despertando o poder pessoal do público presente para transformação do mundo.
Segundo os organizadores, a ideia nasceu como uma resposta ao contexto social desafiador em que as pessoas vivem, com tantas desigualdades e desequilíbrios. O evento busca potencializar a capacidade de realização e transformação do público.
Quem adquirir ingressos para o evento poderá participar de aulas experimentais de yoga no Salão Nobre do teatro, na sexta e no sábado, às 17h. Essa atividade extra é uma parceria dos realizadores do A COR DAR com a Associação de Yoga de Niterói e as informações podem ser obtidas pelo e-mail contato.yoganiteroi@gmail.com ou pelo perfil da associação no Instagram @yoganiteroi
O evento também promoverá uma feirinha com produtos ligados ao tema da yoga, como livros, camisetas temáticas, entre outros itens. A feira vai acontecer nos três dias de apresentação (meia hora antes e logo após o evento), na parte externa do teatro.
Os festivais sempre acontecem em junho, que é marcado pelo Dia Internacional do Yoga, comemorado dia 21. A data foi oficializada em 2014 pela ONU (Organização das Nações Unidas) e desde então é celebrada em todo o mundo.
O Centro Cultural Paschoal Carlos Magno, localizado no Campo de São Bento, está com duas novas exposições: “Distopia”, do artista Rodrigo Pedrosa, com curadoria de Rafael Vicente, na Galeria Quirino Campofiorito; e “É pau, é pedra”, de Elcir Mondego, na Sala Hilda Campofiorito.
“Distopia” fala sobre um futuro que se tornou presente, por meio de técnicas diversas – porcelana, cerâmica, resina e gesso. São esculturas e pinturas a óleo sobre tela que retratam pandemia, aquecimento global, esgotamento dos recursos naturais, guerras, perseguições religiosas e raciais que fazem parte do cotidiano. A humanidade diante disso se mostra atônita, apática e acuada. A mostra revela um homem se desfazendo, diante de uma realidade escancarada, onde os subterfúgios químicos e consumistas já não dão mais conta de anestesiar o que as pessoas já perceberam. “Ou mudamos radicalmente nossa forma de viver ou o abismo será inevitável”, destaca o artista.
“É pau, é pedra” apresenta obras de material diverso, desde reciclados a pedras de mármore na forma bruta – dolomita. Da técnica desenvolvida desde a faculdade em trabalhos de madeira à curiosidade em esculpir minerais, houve uma sensível evolução autodidata de Elcir, professor de artes plásticas – com mais de 30 anos de experiência em exposições – e que recebeu o 1°lugar na Escola Fluminense de Belas Artes.
Serviço:
Horário: 18h
Visitação: de terça a sexta, das 10h às 17h; e sábados e domingos, das 10h às 16h.
“Distopia”, de Rodrigo Pedrosa, com curadoria de Rafael Vicente
Local: Galeria Quirino Campofiorito
Até 30 de junho de 2022
“É pau, é pedra”, de Elcir Mondego
Local: Sala Hilda Campofiorito
Até 26 de junho de 2022
Local: Centro Cultural Paschoal Carlos Magno
Endereço: Alameda Edmundo de Macedo Soares e Silva, s/n – Icaraí, Niterói
Telefone: (21) 2610-5748
O fim de semana está agitado também no circuito cinematográfico. Só no Reserva Cultural, nesta semana, 5 estreias complementam os 11 filmes em cartaz. A programação tem como destaque o ganhador do Urso de Prata no Festival de Berlim, “Má Sorte no Sexo ou Pornô Acidental”, um filme que foi considerado pela crítica como um dos melhores do ano de 2021. Quem assina a direção é o premiado diretor Radu Jude, que realiza uma poderosa e provocante sátira política, que expõe o conservadorismo e o falso moralismo da sociedade.
Além dele “Está Tudo Bem”, do premiado diretor François Ozon, “1982 – Libano” e a “A Boa Mãe” também entram em cartaz.Confira as estreias da semana abaixo:
Sala 1
JURASSIC WORD: DOMÍNIO – 3D
(Jurassic World Dominion)
USA (2022) – 146 MIN.
Direção: Colin Trevorrow
Horário: 15h (DUB) / 17h50 (LEG) / 20h50 (LEG)
Sala 2
ESTÁ TUDO BEM
(Tout s’est bien passé)
FRANÇA (2021) – 113 MIN.
Direção: François Ozon
Horário: 19h
Sala 4
1982, LÍBANO
(Nineteen Eighty Two)
FRANÇA/LÍBANO/NORUEGA/QATAR (2022) – 100 MIN.
Direção: Qualid Mouaness
Horário: 18h40
Sala 5
A BOA MÃE
(Bonne mère)
FRANÇA (2021) – 99 MIN.
Direção: Hafsia Herzi
Horário: 14h20 / 18h30
MÁ SORTE NO SEXO OU PORNÔ ACIDENTAL
(Babardeală cu buclucsau porno balamuc)
ROMÊNIA/CROÁCIA/REPÚBLICATCHECA/LUXEMBURGO (2021) – 106 MIN.
Direção: Radu Jude
Horário: 16h20 / 20h40
Niterói dá continuidade ao circuito brasileiro de bodyboard nas categorias profissional Masculino e Feminino, sub 18, Master e Open Masculino, Open feminino e PCD. A segunda etapa da competição será realizada neste domingo (5), na Praia de Itacoatiara. Também no domingo, a Praia de Itaipu recebe o Itacoatiara Pro V1, competição de VAA (canoa havaiana) num percurso de 15km que percorrerá as praias de Itaipu, Piratininga e Camboinhas. Com disputas nas categorias JR, Open, Master 40 e Master 50, no masculino e feminino.
Nome exótico e com muito sabor é a recomendação do A Seguir deste fim de semana, o Pirarucu Prime do restaurante Olimpo. O pirarucu é um dos maiores peixes de água doce do Brasil. O prato, um lombo de pirarucu grelhado, acompanha purê de baroa, farofa crocante de castanha do Pará e moquequinha de camarão. O restaurante, projetado por Oscar Niemeyer em frente à Baía de Guanabara, possui um menu brasileiro e opções gourmet. Fica localizado na Av. Quintino Bocaiúva, 2º piso e aos fins de semana funciona das 12h às 00h (sexta e sábado) e domingo das 12h às 18h.
COMPARTILHE