Niterói por niterói

Pesquisar
Close this search box.
Publicado

Em visita a Niterói, governador do Rio entrega ambulâncias e firma parcerias com o município

Por Redação
| aseguirniteroi@gmail.com

COMPARTILHE

O futuro do Caio Martins; cooperação na área de Segurança Pública e barcas também foram temas do encontro com o prefeito Axel Grael
Prefeito Axel e Governador Claudio castro assinam acordo Estadual 29
O governador Cláudio Castro entregou seis UTIs móveis para Niterói. Foto: Prefeitura de Niterói

Entrega de ambulâncias; criação de um grupo de trabalho para definir o futuro do Caio Martins; assinatura de um termo de cooperação técnica na área de Segurança Pública e barcas. Esses temas foram alvo de uma única agenda, em Niterói, do governador do Rio de Janeiro. O encontro entre Claudio Castro e o prefeito Axel Grael aconteceu nesta segunda-feira (27), no no Theatro Municipal de Niterói.

Ambulâncias

Castro entregou seis ambulâncias (UTIs móveis) para reforçar o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), no município. Em janeiro, o Governo do Estado lançou o projeto “Samu 100% RJ” com o objetivo de  disponibilizar 249 ambulâncias para todos os 92 municípios – um investimento de R$ 87,4 milhões.

Desde então, Castro tem percorrido o estado fazendo as entregas. No final de fevereiro, já tinham sido entregues 112 ambulâncias em 16 municípios. De Niterói, por exemplo, Castro seguiu para Maricá, também para levar ambulâncias. A cidade vizinha recebeu dois veículos.

Caio Martins

No encontro, Castro e Grael assinaram um decreto que cria um Grupo de Trabalho para definir o futuro do Complexo Esportivo do Caio Martins. Não foram divulgados detalhes a respeito do funcionamento desse GT.

O complexo esportivo pertence à Superintendência de Desportos do Estado do Rio de Janeiro (Suderj) e, no momento, encontra-se fechado e sem atividades. De acordo com a Secretaria de Estado de Esporte e Lazer, o Caio Martins passa por “obras pontuais de readequação” das quais fazem parte: a reforma de todos os banheiros e vestiários do equipamento, a recuperação do piso do entorno da piscina, a pintura dos corredores e a revitalização da entrada principal, do ginásio poliesportivo e da calçada no entorno do complexo. A previsão de término das obras é até o fim do primeiro semestre.

Em Niterói, o Caio Martins já foi tema de audiência pública na Câmara Municipal.

– Tenho certeza que através do Grupo de Trabalho que criamos, vamos estabelecer o melhor modelo de gestão e o melhor destino para o Caio Martins, atendendo tanto à população quanto à vocação do complexo esportivo – afirmou Grael.

Segurança

Ainda no encontro desta segunda-feira, o prefeito e o governador assinaram um Termo de Cooperação Técnica para parceria na área de Segurança Pública. Detalhes sobre o acordo também não foram informados. Segundo o prefeito, Niterói vai aportar “mais de R$ 30 milhões” no apoio a questões relacionada com segurança:

– Quando integramos os esforços, podemos complementar com os recursos de Niterói às iniciativas. Quando as cidades avançam, os estados e o Brasil avançam. Quando o estado precisou de ajuda, o então prefeito Rodrigo Neves estendeu a mão. Demos um apoio quando os policiais estavam com salários em atraso; construímos juntos o Niterói Presente e unimos forças naquela ocasião. Conseguimos fazer com que indicadores de segurança despencassem mais de 80%. Quando estávamos conversando com o governador, discutimos a importância de retomar o Niterói Presente. Serão 23 áreas monitoradas – informou Grael.

Barcas

O prefeito de Niterói informou que tem conversado com o governador do Rio de Janeiro sobre as barcas:

– Quem mora em Niterói tem uma relação muito próxima com esse serviço e é indispensável que as linhas funcionem bem. Coloquei a Prefeitura à disposição para colaborar para uma solução sobre as barcas.

Quando Castro era candidato à reeleição, ele prometeu que um novo modelo de concessão para a operação do sistema de barcas seria construído junto com a população, por meio de audiências públicas. Ao mesmo tempo, se mostrava confiante que o modelo que estava sendo desenvolvido pela Universidade Federal do Rio de Janeiro já iria substituir a concessão em vigor, que terminaria em fevereiro de 2023.

Não foi bem isso o que aconteceu. A CCR barcas continua operando o serviço aquaviário do Rio de Janeiro graças a um acordo firmado entre a concessionária e o Estado. O acordo foi questionado pelo Ministério Público, mas terminou homologado pela Justiça.

O então candidato, quando falou sobre as barcas, estava na Ilha do Governador, na Zona Norte do Rio. Durante a campanha, Castro nunca esteve em Niterói.

Da agenda desta segunda-feira, no município, quem também participou foi o secretário Executivo Rodrigo Neves, que disputou com Castro o cargo de governador do Estado.

– Semana passada, eu e o prefeito Axel fomos a Brasília e nos reunimos com 11 ministros em busca de parcerias com o Governo Federal para fazer com que Niterói continue sendo a melhor cidade em qualidade de vida no Estado do Rio de Janeiro. Hoje estamos consolidando parcerias importantes com o governo do estado. Eu e Cláudio Castro fomos adversários, fizemos um bom debate e estamos aqui juntos, trabalhando pelo bem comum de uma cidade importante, para que Niterói prospere. A prosperidade de Niterói é do estado todo. Este evento de hoje marca uma nova etapa de relacionamento entre a Prefeitura e o governo do estado – afirmou Rodrigo Neves.

O governador Cláudio Castro destacou que Niterói e o governo do Estado estão mostrando o que é a verdadeira democracia.

– Temos visto uma falsa democracia que só funciona quando se fala o que o outro pensa. A verdadeira democracia é quando somos capazes de fazer o debate, de divergir, de conversar e de construirmos juntos. Fizemos questão de promover a atualização da frota de ambulâncias. O Samu chegando rápido, na hora certa, é a diferença se uma pessoa vai viver ou não. A segurança pública não é do estado e nem da Prefeitura. Temos que trabalhar juntos para levar um serviço melhor à população. O Caio Martins é um reflexo do Rio de Janeiro de pouco tempo atrás, quando as obras começavam e não acabavam. Vamos entregar um Caio Martins novo para a população de Niterói. O Caio Martins é tão importante que precisamos fazer um processo de escuta da sociedade niteroiense para entender o que a população quer que tenha no Caio Martins. Isso é respeito ao povo dessa cidade tão importante, tão histórica e que tem tanta relevância no nosso estado – declarou Cláudio Castro.

Várias autoridades participaram da cerimônia no Theatro Municipal como o vice-prefeito de Niterói, Paulo Bagueira; a secretária municipal de Saúde, Anamaria Schneider; o secretário municipal de Ordem Pública, Paulo Henrique de Moraes e o secretário municipal de Esporte e Lazer, Luiz Carlos Gallo. Por parte do governo do estado, estiveram presentes o secretário estadual de Saúde, Dr. Luizinho, e o secretário estadual de Esporte, Rafael Picciani.

 

COMPARTILHE