2 de dezembro

Niterói por niterói

Pesquisar
Close this search box.
Publicado

Complexo do Caio Martins foi tema de audiência pública da Câmara Municipal de Niterói

Por Sônia Apolinário
| aseguirniteroi@gmail.com

COMPARTILHE

O equipamento pertence ao Governo do Rio de Janeiro que, em resposta ao A Seguir, informou que o local passa por obras de readequação
Complexo Esportivo Caio Martins
Um campo de futebol e um ginásio fazem parte do complexo esportivo, que fica em Icaraí. Foto: Divulgação

O Complexo Esportivo Caio Martins, em Icaraí, foi tema de uma audiência pública realizada na Câmara Municipal de Niterói, na terça-feira (14). O equipamento pertence ao Governo do Estado do Rio de Janeiro.

Durante o evento, foi feito um histórico recente sobre sua ocupação: entre 2020 e 2021, ficou fechado em função da pandemia de Covid-19; depois, retomou suas atividades esportivas de natação e hidroginástica mas, de acordo com o presidente da audiência pública, vereador Fabiano Gonçalves, atualmente, encontra-se “completamente fechado por outros motivos e sem previsão de retorno de acesso para a população”.

Ele observou que, além de eventos esportivos, o local também serviu de palco para shows de diversos artistas da MPB. O vereador citou também a necessidade de utilização do Caio Martins pela Andef (Associação Niteroiense dos Deficientes Físicos) e AFR (Associação Fluminense de Reabilitação), uma vez que as instituições “não têm aonde praticar esporte”.

Ao final da audiência pública, ficou acertado que além da ata do próprio evento, um abaixo-assinado de moradores pedindo a reabertura do complexo esportivo seriam entregues à promotora do Ministério Público do Rio de Janeiro, Renata Scarpa, que participou da audiência pública.

Na ocasião, ela informou que já existem dois procedimentos no MPRJ envolvendo o espaço. Um deles é Promotoria do Meio Ambiente que se relaciona à segurança da edificação, por falta de manutenção. O outro é da Cidadania, que é a promotoria de Renata:

– Eu instaurei um procedimento para apurar a situação de interrupção total de todas as atividades – , informou ela.

Dentre os representantes do governo do Estado, na audiência pública, estava o ex-vereador de Niterói Buno Lessa,  atualmente, no cargo de assessor especial do gabinete do governador do Rio de Janeiro Cláudio Castro.

De acordo com Lessa, o governador “está disposto a dialogar”:

–  Nós precisamos buscar soluções para os problemas encontrados. Acho que o fim do contrato de concessão com o Botafogo foi um momento de oportunidade – disse ele, em referência ao time carioca que durante anos administrou o campo de futebol do Caio Martins.

O complexo esportivo pertence à Superintendência de Desportos do Estado do Rio de Janeiro (Suderj). Em resposta a um questionamento do A Seguir, a Secretaria de Estado de Esporte e Lazer informou, por intermédio de uma nota, que o Caio Martins passa por “obras pontuais de readequação”:

“As melhorias são do Programa de Manutenção Continuada, do Governo do Estado. Contemplam a reforma de todos os banheiros e vestiários do equipamento, a recuperação do piso do entorno da piscina, a pintura dos corredores e a revitalização da entrada principal, do ginásio poliesportivo e da calçada no entorno do complexo. A previsão de término das obras é até o fim do primeiro semestre”.

Sobre o futuro do espaço e se há negociações com a Prefeitura de Niterói para sua utilização, não houve resposta.

COMPARTILHE