Niterói por niterói

Pesquisar
Close this search box.
Publicado

Duas jiboias e uma capivara são resgatadas na Região Oceânica

Por Redação
| aseguirniteroi@gmail.com

COMPARTILHE

Os animais foram encontrados na garagem de uma residência, em uma concessionária de automóveis e em uma loja de tintas
Divulgação - resgate jiboia Piratininga (2)
Com 2,5 m de comprimento, essa jiboia, que estava em uma garagem, foi regatada no domingo (24)

Duas jiboias e uma capivara foram resgatadas, nos últimos dias, por integrantes da Coordenadoria de Meio Ambiente da Guarda Municipal de Niterói. Todos os animais estavam “passeando” pela Região Oceânica.

Uma das jiboias foi encontrada no domingo (24), na garagem de uma casa no condomínio Ubá Piratininga. Com de cerca de 2,5 metros de comprimento, o animal se abrigou sob pisos que estavam guardados para serem utilizados em uma reforma do imóvel.

Leia mais: Prefeitura de Niterói: “não fazer nada no Caio Martins não é preservar, é abandonar”

Os moradores detectaram a presença da “visitante” pelas câmeras de segurança e pediram ajuda pelo número 153, que atende no Centro Integrado de Segurança Pública (Cisp) que acionou ou guardas municipais. Após o resgate, a cobra foi avaliada e como estava com boa saúde e não era venenosa, foi reintegrada em área de preservação na Serra da Tiririca.

Para o mesmo local foi enviada outra jiboia, encontrada na sexta-feira (22), por funcionários de uma concessionária de automóveis. O “cliente” estava se movimentando embaixo dos carros.

Também na sexta-feira, quem deu o ar da graça em uma loja de tintas da Avenida Central foi uma capivara. O animal, de cerca de 30 Kg, entrou no estabelecimento, em um momento de grande movimento, assustando funcionários e clientes. Segundo testemunhas, o próprio animal parecia assustado e por pouco escapara de ser atropelado na via em frente à loja. Após o resgate, a capivara foi reintegrada à natureza em área de proteção ambiental, no Canal de Camboatá.

Leia também: Capivaras à vista na Região Oceânica de Niterói

A Coordenadoria de Meio Ambiente da Guarda Municipal resgatou mais de três mil animais silvestres em Niterói apenas em 2023. Entre as espécies estão corujas, gambás, tartarugas, gaviões, bichos-preguiça e tamanduás, além de cobras e capivaras.

A Guarda tem um procedimento para cada tipo de demanda. Após serem acionados, os agentes capturam o animal que, logo em seguida tem suas condições físicas avaliadas pela equipe. Caso não apresente nenhum tipo de ferimento, o animal é reintegrado à unidade de conservação mais próxima.

A Guarda Ambiental recomenda que os moradores não toquem nos animais silvestres para que não os machuquem ou os assustem, o que pode fazer com que ataquem. A orientação é entrar em contato com os agentes para o resgate, pelo número 153.

Animais resgatados que apresentam algum tipo de ferimento são encaminhados para instituições como o Centro de Reabilitação de Animais Silvestres (Cras), que fica em Vargem Pequena, na Zona Oeste do Rio; Econservation, empresa de estudos e projetos ambientais; o Centro de Triagens de Animais Silvestres (Cetas), em Seropédica; ou Instituto Vital Brazil quando é o caso de cobra venenosa.

COMPARTILHE