Niterói por niterói

Pesquisar
Close this search box.
Publicado

Cobra verde é encontrada na areia da praia de Icaraí

Por Redação
| aseguirniteroi@gmail.com

COMPARTILHE

O animal não era venenoso e foi levado para o Parque Natural Municipal de Niterói
GM Niteroi resgata cobra Icarai (1)
A cobra estava na praia, na altura da rua Pereira da Silva. Foto: Prefeitura de Niterói

Depois de uma fragata, uma cobra. Agentes da Coordenadoria Ambiental da Guarda Municipal de Niterói resgataram uma cobra verde, na areia da Praia de Icaraí, na altura da Rua Pereira da Silva, nesta quinta-feira (14). Banhistas viram o animal e ligaram para o Centro Integrado de Segurança Pública – Cisp (153), que acionou os agentes para o resgate.

Guardas da Segunda Inspetoria Regional de Icaraí identificaram que a cobra não era venenosa e não estava ferida. Assim, levaram o animal para ser reintegrado à natureza, no Parque Natural Municipal de Niterói (Parnit). Somente espécies venenosas são levadas para o Instituto Vital Brazil.

A cobra verde ou cipó é encontrada nas zonas tropicais e equatoriais da América do Sul, principalmente em áreas da Mata Atlântica. Como misturam vários tons de verde, na sua pele, muitas vezes, se tornam “invisíveis” no ambiente. Essa espécie gosta de se alimentar de lagartos, insetos, pássaros e pererecas. Além disso, são cobras muito rápidas e quando se sentem ameaçadas são agressivas. Atacam até mesmo animais muito maiores e depois fogem.

Ano passado, os agentes resgataram uma jiboia de cerca de 3 metros, que estava no jardim de uma casa, no Engenho do Mato. O animal também foi encaminhado para o Parque Estadual da Serra da Tiririca.

Leia mais: Morro do Morcego será reserva biológica de Jurujuba, em Niterói

Somente em 2021, as equipes resgataram mais de 200 serpentes, em Niterói. Por que elas aparecem “na cidade”? Porque a cidade avança pela vegetação nativa, que é o habitat delas, explicam os agentes, que estão tendo bastante trabalho esta semana.

Na quarta-feira (13), eles resgataram uma fragata ferida por linha chilena.

COMPARTILHE