Niterói por niterói

Pesquisar
Close this search box.
Publicado

Cartórios eleitorais de Niterói ampliam o expediente e zeram a fila do último dia para regularização do título

Por Sônia Apolinário
| aseguirniteroi@gmail.com

COMPARTILHE

Na faixa etária entre 16 e 18 anos, o país passou a ter 2.042.817 de novos eleitores
sarah
A estudante Sarah Alexandra, na fila do cartório eleitoral, na tarde de quarta-feira (4)

O ditado “quem espera sempre alcança” funcionou para os moradores de Niterói que ficaram na fila, até o último momento, para resolver suas pendências eleitorais nos cartórios da cidade. No prazo final para dar entrada nas suas solicitações, nesta quarta-feira (4), todos que se encontravam na fila às 19h receberam senhas. E foram atendidos.

O expediente nos quatro cartórios eleitorais da cidade termina pontualmente às 19h. Porém, por conta das grandes filas que se formaram ao longo da quarta-feira, o trabalho seguiu até depois das 20h30. Nesta quinta-feira (5), os funcionários corriam contra o tempo para processar todas as solicitações recebidas.

Essa atuação dos cartórios foi possível porque, em razão do elevado número de acessos aos sistemas da Justiça Eleitoral, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) determinou que os pedidos de operações relativas ao título de eleitor realizados entre segunda-feira (2) e quarta-feira (4) seriam analisados a partir da quinta-feira (5).

Na tarde de quarta-feira, quem chegou a ser a última da fila foi a estudante Sarah Alexandra, de 19 anos. Moradora da Ilha da Conceição, ela contou ao A Seguir Niterói que teve dificuldades para encontrar o site correto onde poderia tirar seu título de eleitor, pela internet:

“Antes da pandemia, já queria tirar o título. Mas como o voto não era ainda obrigatório para mim, minha mãe não deu importância e não me levou para tirar. Agora, procurei várias informações e não achava. As pessoas diziam que dava para tirar o título pelo site. Que site? Procurei no Google e só agora um amigo me falou para vir aqui no cartório. Eu quero tirar o título porque quero votar”.

Sarah chegou às 13 horas e foi uma das últimas das filas por alguns minutos porque logo várias pessoas se posicionaram atrás dela. O pessoal entrava na fila primeiro e perguntava, depois, se estava no local certo. Quando o A Seguir deixou o local, cerca de meia hora depois, mais de 50 pessoas já se encontravam atrás de Sarah, na fila.

Marca histórica

De acordo com o TSE, a Justiça Eleitoral atingiu a marca histórica de 8.951.527 pedidos nos últimos 31 dias. Foram 4.557.342 atendimentos presenciais nos cartórios pelo sistema Elo e 4.394.185 pelo Título Net.

Na faixa etária entre 16 e 18 anos, o país passou a ter 2.042.817 de novos eleitores que estarão aptos a votar no dia 2 de outubro. De acordo com o TSE, esse número representa um aumento de 47,2% em relação ao mesmo período em 2018. Em março deste ano, o país contou com o ingresso de 522.471 novos eleitores de 16 a 18 anos. Em abril, esse número foi de 991.415 jovens com o primeiro título, um salto de 89,7% quando comparado ao mês anterior.

Segundo o calendário eleitoral, o TSE divulgará, no dia 11 de julho, na internet, o quantitativo final de eleitores aptos a votar, por município, em 2022, bem como o detalhamento e o perfil do eleitorado brasileiro.

Leia mais: Quase dois mil jovens, entre 16 e 17 anos, votarão pela primeira vez em Niterói

Fila para o cartório eleitoral de Niterói, no último dia para regularizar o título

 

Com dados do site do TSE

COMPARTILHE