26 de dezembro

Niterói por niterói

Pesquisar
Close this search box.
Publicado

As promessas dos candidatos ao governo do Rio feitas para os domínios de Arariboia

Por Sônia Apolinário
| aseguirniteroi@gmail.com

COMPARTILHE

Dos três candidatos que se encontram nas melhores posições nas pesquisas de intenção de votos, apenas dois fizeram campanha em Niterói
arariboia corte
A praça Arariboia foi palco de campanha tanto de Rodrigo Neves quanto de Marcelo Freixo. Foto: Wikipédia

A estátua de Arariboia, no Centro, mostra o fundador de Niterói de costas para a cidade, não por acaso. Indica que ele está “de olho” nos perigos que podem vir da Baía de Guanabara e está alerta para proteger sua cidade.

No seu entorno, alguns candidatos ao governo do Rio de Janeiro fizeram promessas para conquistar os eleitores do município, que no próximo domingo (2) digitarão seus votos nas urnas eletrônicas, decidindo o futuro do país e do Estado. O que Arariboia testemunhou?

Rodrigo Neves

Dos três candidatos que se encontram nas melhores posições nas pesquisas de intenção de votos, quem mais esteve em Niterói em atos de campanha foi justamente o ex-prefeito da cidade, o niteroiense Rodrigo Neves (PDT). Em segundo lugar, ficou o gonçalense Marcelo Freixo (PSB). O atual governador e candidato à reeleição, o paulista Claudio Castro (PL) não esteve em Niterói, apenas na vizinha São Gonçalo.

Cláudio Castro e Marcelo Freixo devem levar as eleições para o segundo turno no Rio, de acordo com o último levantamento do Ipec.

Nesta sexta-feira (30), mesmo, Neves voltou à cidade para fazer uma caminhada na Av. Amaral Peixoto – nome do último governador do Rio de Janeiro nascido em Niterói.

No município, ele também promoveu carreata pela Região Oceânica, visitou rodas de samba e foi um dos que fez corpo a corpo com eleitores na praça Araribóia, em frente à estação das barcas, além de reuniões políticas.

Onde quer que estivesse, Neves sempre citava realizações da sua gestão como prefeito de Niterói, mesmo quando estava em outro município. Da mesma forma, quando na cidade, costumava lembrar sobre a falta de políticas públicas do governo do Estado para Niterói, além da extinção de programas estaduais importantes para a cidade iniciados durante sua gestão na Prefeitura.

– O atual governador acabou com o Programa Niterói Presente, um trabalho muito bem sucedido na Segurança Pública, que eu havia implantado em parceria com as polícias Militar e Civil; e a decisão do Cláudio Castro de acabar com o programa fez diminuir muito o número de policiais no policiamento ostensivo na cidade – afirmou o candidato pedetista, no último dia 24 de setembro, quando esteve na Região Oceânica.

Rodrigo Neves em carreata na Região Oceânica de Niterói. Foto: Alex Ramos/Divulgação

Quando percorreu a Zona Norte do município, Neves aproveitou para visitar rodas de samba da cidade. Na ocasião, prometeu triplicar o orçamento da Cultura no primeiro ano de governo e fazer um Plano de Cultura Participativo.

Uma de suas promessas recorrentes, ao longo da campanha, foi tirar do papel a linha 3 do Metrô – um assunto que ele abordava, mesmo quando não estava em Niterói. Por mais de uma vez, ele afirmou que iria começar “no primeiro dia do mandato”, a fazer a Linha 3 do Metrô, “que estava prevista para ser feita antes da Linha 4”. Ele explicou que para tirar a obra do papel lançaria uma licitação internacional para a construção do Metrô que ligaria a capital do estado a Niterói, São Gonçalo e Itaboraí.

Marcelo Freixo

O deputado federal Marcelo Freixo também fez promessas relacionadas com a linha 3 do Metrô. Em uma das vezes em que abordou o tema, ele estava em Niterói, justamente aos pés de Arariboia, em frente à estação das barcas. Na ocasião, ele também prometeu, se eleito, reduzir o preço da tarifa do transporte aquaviário:

– A passagem está cara porque há omissão do governo estadual, falta de planejamento e integração dos transportes – afirmou ele que, em várias oportunidades, lembrou que, apesar de ter nascido em São Gonçalo, morou até os seus 40 anos em Niterói: – Eu usei muitas vezes as barcas pra trabalhar, sempre foi um transporte precário e agora tá muito caro. O que a gente tem que fazer é planejamento e gestão, integrando ônibus, trens e metrô. Eu vou baixar o preço do metro e completar a linha 2 pra chegar até a Praça XV. E vou tirar do papel finalmente a linha 3 do metrô para beneficiar Niterói e São Gonçalo.

Leia mais: Metrô para Niterói é a maior (e mais cara) promessa da campanha no Rio

O candidato do PSB também visitou um estaleiro, em Niterói. Em conversa com trabalhadores, afirmou que, de acordo com o Sindicato Nacional da Indústria da Construção e Reparação Naval e Offshore (Sinaval), mais de 80% dos empregos do setor no país foram perdidos desde 2014. Na ocasião, prometeu batalhar para que as petroleiras contratem mão-de-obra local, para promover uma retomada do segmento.

Marcelo Freixo visitou o estaleiro com outros candidatos como Jandira Feghali (E), André Ceciliano, (PCdoB), Dimas Gadelha e Alessandro Trindade. Foto: Divulgação

Claudio Castro

Apesar de nunca ter vindo a Niterói, em campanha, o governador Claudio Castro (PL) abordou questões caras à cidade como o transporte aquaviário. Em compromisso como candidato à reeleição, na Ilha do Governador (RJ), ele afirmou que o novo modelo de concessão para a operação do sistema de barcas será construído “junto com a população, por meio de audiências públicas”. No mesmo evento, porém, informou que um novo modelo de concessão já estava sendo desenvolvido pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) para substituir a concessão atualmente em vigor, que termina em fevereiro de 2023. Na ocasião, ele prometeu melhorar o serviço das barcas.

Claudio Castro também prometeu tirar a linha 3 do Metrô do papel. Durante uma caminhada, em São Gonçalo (município onde ele esteve várias vezes e cujo prefeito é do mesmo partido), ele afirmou que o projeto da linha 3 já estava pronto.

Leia também: Na história do Rio de Janeiro, apenas cinco niteroienses governaram o estado

Cláudio Castro em ato de campanha, na Ilha do Governador (RJ). Foto: Divulgação

Agora, falta pouco para saber qual candidato conquistou o coração de Arariboia e vai merecer o voto do cidadão de Niterói, no domingo.

Leia ainda: Na  hora de votar, levar ‘colinha’ pode

 

 

 

COMPARTILHE