COMPARTILHE
A cinco dias das eleições de 2 de outubro, pesquisa do Ipec (ex-Ibope) mostra que o Estado do Rio de Janeiro deve ter segundo turno. Os dois candidatos que lideram a disputa, numa polarização registrada desde o começo da campanha oficial, são o atual governador, Cláudio Castro (PL), e o deputado federal Marcelo Freixo (PSB).
Pela pesquisa, Castro lidera com 13 pontos de vantagem sobre o adversário. Hoje, o governador tem 38% das intenções de voto contra 25% do deputado. Em relação à consulta anterior, de uma semana atrás, Castro oscilou positivamente um ponto e Freixo perdeu dois.
Castro, que era vice do governador cassado Wilson Witzel, é do partido do presidente Bolsonaro e represente a corrente bolsonarista. Freixo é o candidato do ex-presidente Lula (PT), que lidera a disputa presidencial.
O terceiro colocado, que não sai do lugar desde o começo das sondagens eleitorais, é o ex-prefeito de Niterói Rodrigo Neves, do PDT. Hoje, segundo o Ipec, ele teria 7% dos votos. Na sondagem anterior, tinha 6%. Os demais candidatos a governador do Rio têm 3% cada ou menos.
O Ipec fez a pesquisa entre os dias 24 e 26 de setembro, a pedido da Rede Globo, que divulgou o levantamento nesta terça.
COMPARTILHE