COMPARTILHE
Nesta quinta-feira (10), a estátua do líder do povo temiminó Arariboia, um dos símbolos de Niterói, começou a ser deslocada do local onde se encontra desde 1973, voltada para a Baía de Guanabara, no Centro da cidade. Ficará na mesma calçada, cerca de cem metros à esquerda, mais ou menos em frente ao Centro Cultural dos Correios, entre as ruas Aurelino Leal e José Clemente.
Leia mais: Criada a Niterói Film Commission para botar a cidade no cinema
Segundo a prefeitura, a ação faz parte das obras de revitalização da Avenida Rio Branco. Por conta delas, Arariboia se viu no meio do traçado de uma ciclovia.
A estátua ficava em frente à estação hidroviária Arariboia e “recepcionava” os usuários das barcas que desembarcavam em Niterói. No seu novo local, a estátua poderá ser vista da barca, ainda na Baía de Guanabara, antes da atracação.
– A estátua de Arariboia foi posicionada, agora, em um ponto mais adequado para que ele possa vigiar as águas da Baía de Guanabara. Com a expansão urbana, a escultura foi sendo cercada por construções que ofuscavam esse sentido. Com a revitalização do Centro e a criação de um grande espaço público de convivência, estamos resgatando essa história e reforçando o lugar de Arariboia na vigilância da Baía de Guanabara e como protetor de Niterói – afirmou o prefeito Rodrigo Neves.
A estátua foi inaugurada nas comemorações dos 400 anos de Niterói. Substituiu um busto de bronze do cacique, que ficava no local desde 1914. O busto, por sua vez, foi realocado para a Praça Gal Rondon, de frente para a Igreja de São Lourenço dos Índios. Nessa obra, Arariboia recebeu uma representação cristianizada.
COMPARTILHE