13 de abril

Niterói por niterói

Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.
Publicado

Arariboia muda de endereço em Niterói

Por Sônia Apolinário
| aseguirniteroi@gmail.com

COMPARTILHE

Estátua, que desde 1973 ficava em frente à estação das barcas, foi deslocada cerca de cem metros, na mesma calçada,
arariboia no novo endereço
No seu novo endereço, Araribóia fica, agora, na direção do Centro Cultural dos Correios. Foto: reprodução

Nesta quinta-feira (10), a estátua do líder do povo temiminó Arariboia, um dos símbolos de Niterói, começou a ser deslocada do local onde se encontra desde 1973, voltada para a Baía de Guanabara, no Centro da cidade. Ficará na mesma calçada, cerca de cem metros à esquerda, mais ou menos em frente ao Centro Cultural dos Correios, entre as ruas Aurelino Leal e José Clemente.

Leia mais: Criada a Niterói Film Commission para botar a cidade no cinema

Segundo a prefeitura, a ação faz parte das obras de revitalização da Avenida Rio Branco. Por conta delas, Arariboia se viu no meio do traçado de uma ciclovia.

A estátua ficava em frente à estação hidroviária Arariboia e “recepcionava” os usuários das barcas que desembarcavam em Niterói. No seu novo local, a estátua poderá ser vista da barca, ainda na Baía de Guanabara, antes da atracação.

– A estátua de Arariboia foi posicionada, agora, em um ponto mais adequado para que ele possa vigiar as águas da Baía de Guanabara. Com a expansão urbana, a escultura foi sendo cercada por construções que ofuscavam esse sentido. Com a revitalização do Centro e a criação de um grande espaço público de convivência, estamos resgatando essa história e reforçando o lugar de Arariboia na vigilância da Baía de Guanabara e como protetor de Niterói – afirmou o prefeito Rodrigo Neves.

A estátua foi inaugurada nas comemorações dos 400 anos de Niterói. Substituiu um busto de bronze do cacique, que ficava no local desde 1914. O busto, por sua vez, foi realocado para a Praça Gal Rondon, de frente para a Igreja de São Lourenço dos Índios. Nessa obra, Arariboia recebeu uma representação cristianizada.

 

 

COMPARTILHE