Niterói por niterói

Pesquisar
Close this search box.
Publicado

Agendamento online para vacina contra Covid ajuda a evitar filas nos postos de saúde de Niterói

Por Livia Figueiredo
| aseguirniteroi@gmail.com

COMPARTILHE

Quem tentou agendar testes, no laboratório da UFF, só encontrou horário disponível para daqui a seis dias
fila sérgio arouca
Fila do Sérgio Arouca na quarta-feira (5) revela a alta procura por testes e vacinação contra Covid nos últimos dias. Foto: Sônia Apolinário

Grandes filas e até início de tumulto marcaram a semana de quem buscou os postos de saúde da rede municipal de Niterói para fazer teste de Covid-19 ou tomar algumas das doses de vacina contra a doença.

Leia mais: Longas filas, escassez de testes e confusão para vacinar em posto do Vital Brazil

É possível, porém, driblar a longa fila para vacinação com agendamento online de horário para atendimento.

Henrique Dos Anjos tomou a dose de reforço logo no início da semana para evitar a escassez de vacina. Preocupado com a possibilidade de atraso da sua terceira dose, agendou, com uma semana de antecedência, um dos primeiros horários disponíveis para esta segunda-feira (3). Ele contou ao A Seguir: Niterói que, do momento em que chegou ao posto Sérgio Arouca, no Vital Brazil, até se vacinar, não demorou nem 10 minutos.

– Foi a segunda experiência que eu tive com o agendamento da vacina contra Covid. Fui atendido no horário. Quando cheguei, havia apenas quatro pessoas na minha frente. Era uma fila para quem tinha agendado e outra para quem não estava agendado, com uma funcionária para atender cada grupo. A fila para quem não estava agendado estava imensa, dando voltas no posto. Foi uma experiência muito positiva. O agendamento funcionou super bem – destacou.

A jornalista Sônia Apolinário também foi se vacinar no posto do Vital Brazil, que ela apelida como “quintal” da sua casa. Após ir ao local, na terça-feira, com a intenção de se vacinar e se deparar com longas filas, ela optou por agendar, pela primeira vez, a sua dose de reforço.

– Agendei a vacinação pelo aplicativo, pela primeira vez, para tomar a terceira dose. Costumo ir ao Sérgio Arouca por ser perto da minha casa. Nunca enfrentei grandes filas por lá. Dessa vez, quando vi que estavam se formando filas gigantescas, corri para o aplicativo. Isso foi na última terça-feira (4). A primeira vaga disponível foi para quinta-feira (6) com opção de dois horários. Marquei e fui – conta.

 

Fila no Sérgio Arouca, no Vital Brazil, na quarta-feira (5). Foto: Sônia Apolinário

Chegando lá, a jornalista foi orientada a seguir para o local reservado para agendamentos – o mesmo para casos de prioridades (idosos, grávidas). Da hora em que chegou e pediu informação até sair do posto, foram exatos 17 minutos, segundo ela. No local reservado para agendamentos, duas funcionárias faziam as devidas conferências: se havia, de fato, um agendamento feito, além da documentação exigida (carteira de identidade e cpf).

Leia também: Brasil terá vacina 100% nacional contra Covid-19

Como agendar

O agendamento da vacina  em Niterói pode ser realizado pela plataforma Colab, tanto na versão desktop, quanto pelo aplicativo para celular. Pode ser obtido, gratuitamente, e está disponível para os sistemas Android e IOS ou também pelo site.

Quem tem entre 18 e 59 anos já pode agendar a aplicação da dose de reforço da vacina contra a Covid. O intervalo da segunda dose para a terceira é de 4 meses, segundo a nova orientação do Ministério da Saúde. Para receber a dose de reforço é preciso apresentar identidade, CPF, comprovante de residência e comprovante da primeira e segunda doses da vacina.

A dose de reforço, em Niterói, também está sendo aplicada em pessoas com alto grau de imunossupressão, a partir de 18 anos, que tenham tomado a segunda dose há pelo menos 28 dias. A segunda dose está sendo aplicada em pessoas a partir de 12 anos, com 8 semanas de intervalo da primeira dose. O município segue em repescagem contínua para aplicação da primeira e segunda doses da vacina.

Confira clicando neste link o passo a passo do agendamento pelo Colab.

Longas filas, escassez de teste

O A Seguir: Niterói mostrou na última quarta-feira (5) que quem procurou o posto Sérgio Arouca, no Vital Brazil, para fazer um teste de Covid na rede pública ou tomar a terceira dose da vacina, se frustrou. O posto disponibiliza apenas 30 testes por dia. As senhas começam a ser distribuídas ao meio dia e o atendimento é feito das 13h às 15h. O horário, porém, será ampliado a partir da próxima semana.

Uma pessoa que chegou às 10h, esperando conseguir uma senha ao meio dia, relatou ao A Seguir: Niterói ter ficado “chocado” com a grande fila que já se formava por quem havia chegado ainda mais cedo, também para tentar fazer o exame. Como percebeu que não conseguiria uma senha, decidiu abortar a missão.

Apesar do forte calor, muitas pessoas optaram por permanecer na fila na esperança de que novas senhas fossem distribuídas. A polícia precisou interceder junto a elas para que deixassem o local. Depois de vários minutos de uma conversa em clima tenso, as pessoas desistiram de esperar e foram para a casa, sem fazer o teste.

Na Universidade Federal Fluminense, a procura para testes também está bem acima da média, nos últimos dias, por conta do aumento de casos pós-festas de final de ano. A Universidade oferece, de forma gratuita, através do Laboratório Multiusuário de Apoio à Pesquisa em Nefrologia e Ciências Médicas (LAMAP), o teste swab para RT-PCR – aquele que atua detectando o material genético do vírus e costuma levar dois dias úteis até o resultado. Contudo, com o aumento da procura pela testagem, quem tentou agendar o serviço, esta semana, só encontrou horário disponível a partir da próxima quinta-feira, 13 de janeiro, como mostra a imagem abaixo:

Para suprir essa demanda, o Campus Gragoatá da UFF retomará a testagem para Covid-19 no modelo drive-thru, com testes rápidos por antígeno, na próxima segunda-feira (10). Além dos carros, pedestres também serão atendidos.

Em nota, a Prefeitura de Niterói justificou a medida por conta do aumento de casos da doença, na cidade. Informa, porém, que não houve aumento nas internações e segue na terceira semana consecutiva sem óbitos.

Ainda de acordo com a prefeitura, a Secretaria Municipal de Saúde ampliará a oferta dos testes para crianças e adultos com sintomas respiratórios do primeiro ao oitavo dia do início dos sintomas e também para pessoas que tiveram contato com o caso positivo, com ou sem sintomas.

Na rede municipal, testes rápidos de antígeno para Covid-19 podem ser feitos nas Policlínicas, Unidades Básicas e unidades do Programa Médico de Família. Já o teste swab para RT PCR é realizado nas 8 Policlínicas Regionais e na Unidade Básica Centro.

COMPARTILHE