Niterói por niterói

Pesquisar
Close this search box.
Publicado

Agenda da semana inclui aniversário de Niterói, encontro na Travessa e sessão de autógrafos

Por Livia Figueiredo
| aseguirniteroi@gmail.com

COMPARTILHE

Niterói segue com uma programação intensa para os próximos dias, quando se celebra os 448 anos da cidade, mas agenda da cidade vai além; confira
DVD Cabeça de Vento 2010 - Foto Paulo Rodrigues
Compositora, cantora e escritora, Bia Bedran. Foto: Paulo Rodrigues

As comemorações do aniversário de Niterói vão lotar a agenda cultural esta semana. Ainda estão previstas mais de uma dezena de atrações, incluindo um festival de blues e jazz. Mas a programação da cidade vai além das celebrações. Nesta quarta (17), a Livraria da Travessa realiza seu segundo evento presencial, aberto ao público, com um livro sobre a trajetória e passagem do Jimmy Page no Brasil, do jornalista e músico criado na cidade, Leandro Souto Maior. Na quinta-feira (18), às 16h, a bailarina Ana Botafogo fará uma sessão de autógrafos, sobre um livro que reconstrói momentos marcantes da vida da bailarina, na academia de dança Âmbar + Ana Botafogo, em Icaraí.

Leia mais: Produção de cafés especiais aumenta em 50% e segmento cresce em Niterói

Confira a agenda cultura da semana e programe-se:

  • Espetáculo no Theatro Municipal e peça na Sala Nelson
Peça ‘Eu Sempre Soube’, com Rosane Gofman, no Theatro Municipal

Na programação desta terça-feira (16) às 19h, o Theatro Municipal de Niterói recebe o espetáculo “Eu Sempre Soube”, com Rosane Gofman. Na Sala Nelson Pereira dos Santos, às 21h30, será exibida a peça ‘Frágil’, com Mario Neto e Dani Fritzen.

Sobre a peça “Eu sempre soube”

Vencedora do Prêmio Funarte de Dramaturgia, em 2018, na categoria de texto, a peça conta a história da jornalista Majô Gonçalo, que está lançando um livro e fazendo palestras. Em sua primeira aparição pública, a personagem apresenta uma impressionante história que mostra a força do amor de mãe. O monólogo, que mistura drama e comédia, aborda temas como violência e preconceito contra LGBTQIA+, deixando uma mensagem de esperança em prol da tolerância.

Sobre a peça “Frágil”

Peça Frágil no formato presencial. Foto: Divulgação

Em cena, os artistas trazem à tona, com humor e muita emoção, situações cotidianas, de autoconhecimento, amizade e relacionamento. Histórias de uma vida construída e revelada nas caixas de Ana, aos 40 anos, recém-separada e de mudança para sua nova casa.

Na apresentação, Danielle Fritzen e Mario Neto celebram a parceria de mais de 15 anos de teatro, com a primeira peça autoral adulta, escrita com a colaboração de Mario Neto e direção de Marcos Áche.

  • ‘Natal na Rua’ + apresentação de Chico Batera

Já no dia 17 de novembro, quarta-feira, será realizado o tradicional “Natal na Rua”, com a Orquestra Jovem Aprendiz, e com o instrumentista Sérgio Chiavazzoli, no Theatro Municipal de Niterói, às 19h. Na Sala Nelson Pereira dos Santos, às 21h30, o público pode conferir a apresentação do Chico Batera Trio & Convidados.

Sobre “Natal na Rua”

O projeto Natal na Rua, realizado há 23 anos, é considerado a abertura oficial do natal em Niterói. Este ano, o evento reúne o Coro e Camerata do Programa Aprendiz Musical com o multi-instrumentista Sérgio Chiavazzoli. Para fazer a abertura da noite, o Coro Aprendiz com seus 25 integrantes, dentre alunos e professores do programa, apresenta canções como A Paz, Natal Brasileiro, e um medley natalino especial, com arranjos dos pianistas do Aprendiz, Edu Louro e Leandro Campanate, e sob regência da coordenadora pedagógica Fátima Mendonça.

Sobre Chico Batera

Chico Batera tem sete discos autorais lançados. O último, cujo título é Lume, foi gravado em 2006 e contou com a participação de Chico Buarque, com quem toca desde 1978, na música “Iracema”. Em 1974, participou da gravação do LP Elis & Tom, dueto de Elis Regina e Tom Jobim, nos estúdios da MGM, em Los Angeles.

Além de músico é organizador da Oficina Brasileira de Percussão, que trabalha com crianças e adolescentes do Complexo da Maré, com o intuito de mostrar os rudimentos da técnica e da teoria musical, além da prática de novas e metodologias de sucesso.

  • Lançamento do livro Jimmy Page no Brasil na Travessa

A Livraria da Travessa, em Icaraí, terá seu segundo encontro presencial desde a inauguração, em dezembro de 2020. O encontro aberto ao público e gratuito será o lançamento do livro “Jimmy Page no Brasil”, reconhecido como um dos guitarristas mais influentes de todos os tempos e um dos mais importantes compositores de rock no mundo.

O evento terá o formato de bate-papo, com o fundador da rádio LAM, Luiz Antonio Mello, e noite de autógrafo com o autor do livro, Leandro Souto Maior, nesta quarta-feira (17), a partir das 19h. O espaço está sujeito à lotação devido à pandemia da Covid e o uso de máscara é obrigatório.

Para conferir a entrevista do A Seguir com o autor do livro, basta clicar no link.

  • Sala Carlos Couto apresenta “Cena em Vídeo”

A Sala Carlos Couto apresenta em suas redes sociais mais uma edição do projeto “Cena em Vídeo”, com o espetáculo “Ih faltou luz! Apareceu um fantasma!”, com Joana Gonçalves, a Professora Joaninha, na quarta-feira, 17 de novembro, às 18h,

“Ih faltou luz! Apareceu um fantasma!”traz a narrativa de uma história verídica da infância da Joaninha. A ideia do projeto “Cena em Vídeo’ consiste em um espaço para que artistas que já possuem conteúdo de seus trabalhos publicados possam mostrar, nas redes sociais da Sala Carlos Couto, seus talentos e criatividade. Os vídeos consistem em cenas curtas, das mais diversas linguagens artísticas, para o público curtir.

  • Show da Mart’nália + Choro da Confraria
Mart’nália se apresenta Theatro Municipal. Foto: Nil Caniné

Mart’nália será a atração do “Clássicos do Samba”, nesta quinta, 18 de novembro, às 19h, no Theatro Municipal de Niterói. No mesmo dia, a Sala Nelson Pereira dos Santos vai receber, às 21h30, o Festival Pras Bandas de Cá – Choro da Confraria, com a Família Souza & Grupo Café Brasil.

  • Sessão de autógrafos do livro sobre a bailaria Ana Botafogo
Sessão de autógrafos do livro “Ana Botafogo: palco e vida” será na quinta-feira (18), às 16h, na academia Âmbar + Ana Botafogo. Foto: Divulgação

Lançado em setembro pelo Instituto Bees of Love, o livro “Ana Botafogo: palco e vida”, escrito pelo pai de Ana, o médico Ernani Fonseca, revive importantes momentos da vida profissional e pessoal da bailarina, trazendo o olhar de um pai orgulhoso. Na próxima quinta-feira (18), às 16h, Ana Botafogo fará uma sessão de autógrafos na academia de dança Âmbar + Ana Botafogo, em Niterói, na Rua Alvares de Azevedo 179, em Icaraí.

Baseada em recordações, registros da imprensa e em uma extensa pesquisa do autor, que levou 15 anos, a publicação reconstrói momentos marcantes da vida de Ana Botafogo, como o protagonismo em espetáculos clássicos, como “O lago dos cisnes”, “Giselle”, “Coppélia” e “O quebra-nozes”, entre muitos outros. A vivência de quatro décadas no Theatro Municipal, que Ana celebra este ano, é relembrada nas 908 páginas da obra.

  • Terceiro encontro do Empreenda Niterói

A quinta-feira está agitada porque, também neste dia, será realizado o terceiro encontro do Empreenda Niterói, grupo organizado pela @cabenomundobr  @cottondefadas, que tem como intuito fomentar conhecimento e fortalecer a rede de pequenos empreendedores da cidade. O encontro será realizado às 19h no coworking Espaço Casa, na Avenida Padre Natuzzi, 126.

Quem comanda a palestra é o empreendedor digital e fundador da Search Lab, agência de SEO de Niterói, Daniel Arenda, que tem uma longa experiência com marketing digital e traçou o caminho de freelancer, empreendedor. Hoje ele toca a Search Lab, atendendo marcas como Danone, Accor, Ortobom e Telecine. Os interessados em participar devem enviar uma mensagem por direct para o @espacocasaniteroi

  • Show inédio da Bia Bedran com Orquestra da Grota
A cantora, compositora e escritora, Bia Bedran. Foto: Paulo Rodrigues

Nesta sexta, dia 19 de novembro, no Theatro Municipal de Niterói, Bia Bedran convida a Orquestra de Cordas da Grota num formato inédito. É a primeira vez que a cantora se apresenta com o grupo. A apresentação será às 19h. É necessário o comprovante de vacinação contra Covid. Já a Sala Nelson Pereira dos Santos, recebe mais uma edição do ‘Clássicos do Samba’, com os grupos Terreiro da Vovó e Candongueiro. O show está marcado para às 21h30.

 

COMPARTILHE