COMPARTILHE
A mesma praça, mas não o mesmo banco, nem as mesmas flores e muito menos o mesmo jardim. Se Ronnie Von conhecesse a pracinha Tancredo Neves, no bairro Maria Paula, em Niterói, sua música de maior sucesso na carreira possivelmente sofreria uma adaptação.
Após dois anos interditada para reformas, a inauguração da praça finalmente foi programada estrategicamente para o Dia das Crianças – e também feriado nacional do Dia de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil. O local foi completamente revitalizado, o que agradou os moradores da região.
Leia mais: Prefeitura de Niterói promete entregar a praça de Maria Paula em outubro
A aposentada Vanilda da Silva Fonseca, por exemplo, levou suas três netas para curtirem o espaço durante a reinauguração oficial. De acordo com ela, a praça agora é a única área de lazer da região.
– Não tinha como levar as meninas para se divertirem em canto algum, mas agora é diferente. Essa praça ficou maravilhosa, minha neta pediu até para jogar futebol. Até 2020 tínhamos essa praça, mas destruíram. Hoje está lindo, poderia ficar assim para sempre. Tem muita gente que não respeita – relatou.
Quem também aproveitou o “batismo” para tirar a criançada de casa foi o trabalhador autônomo Marcos Paulo, de 24 anos. Pai de duas meninas, de 11 e 8 anos, Marcos elogiou a iniciativa. Ao mesmo tempo, reclamou do atraso das obras. Afinal, a praça estava fechada para uso desde outubro de 2020.
– O espaço foi bastante utilizado, mas por falta de conservação, estava bastante depredado. Essa reforma demorou muito para terminar, mas agora ficou bem legal, dá para as crianças brincarem, jogarem bola, então é um centro muito bom para todo mundo – ilustrou.
As obras foram orçadas em R$ 1,1 milhão. O campo de futebol teve o pó de pedra substituído por grama sintética e recebeu drenagem, os vestiários e a área de administração foram reconstruídos, e foi instalada uma nova iluminação em LED e implantado alambrado no entorno.
No entorno, o local recebeu calçamento e paisagismo, um bicicletário com 60 vagas, novo playground, com brinquedos acessíveis, e academia da terceira idade. Foram instalados bancos, mesas e pergolado e o palco foi ampliado.
Leia mais: A guerra por votos em Niterói: petistas são atacados em reduto bolsonarista na Região Oceânica
Além de área de lazer, a praça sediará um núcleo do Instituto Canhotinha de Ouro, projeto social criado pelo ex-jogador do Fluminense e tricampeão mundial pela seleção brasileira, Gerson. O ídolo, aliás, marcou presença no evento desta quarta-feira.
Em parceria com a Coordenadoria da Juventude e a Prefeitura de Niterói, a ação conta com outros 11 núcleos distribuídos pela cidade. Atualmente, atende cerca de 1.300 crianças e adolescentes. Além do esporte, o instituto oferece serviços de saúde, cultura e educação.
O A SEGUIR: NITERÓI acompanhou a cerimônia de inauguração na manhã desta quarta-feira. Além de Gerson, participaram do evento o prefeito Axel Grael (PDT), o secretário regional, Oto Bahia, e o recém-empossado secretário municipal de Esporte e Lazer, Rubens Tavares Goulart.
O chefe do Executivo municipal justificou a demora para entregar o espaço. Segundo ele, houve problemas com a licitação e com o repasse de verbas do governo federal. O pedetista disse que usou recursos municipais para dar seguimento às reformas.
– Inicialmente houve uma emenda parlamentar, ficamos aguardando o recurso federal, que não chegou até hoje. Também deu problema na licitação e, por isso, houve um atraso maior. Resolvemos assumir a obra com recursos municipais.
A obra ficou a cargo da Empresa Municipal de Moradia, Urbanização e Saneamento (Emusa). Inicialmente, a vencedora da licitação para fazer a reforma foi a Américas Comércio e Construções. Porém, após o abandono, quem assumiu o controle foi a construtora Monobloco Construções Eirelli EPP.
Durante a entrevista, Axel Grael também foi questionado sobre a preservação dos equipamentos a partir de agora. O prefeito afirmou que a praça será integrada à Secretaria de Conservação do município.
Leia mais: “Se essa praça fosse minha”: moradores contam o que fariam se fossem donos de praças em Niterói
– A Prefeitura tem uma Secretaria de Conservação que cuida de todas as praças da cidade. Todas as áreas verdes, todas as manutenções de equipamentos públicos, e essa praça vai ser integrada a essa rotina de manutenção. Além disso, a Secretaria Regional vai ter um olhar atento para a praça. Qualquer problema que precisar, eles acionam a Secretaria de Conservação – ponderou.
Praça de Maria Paula ficou dois anos interditada. Foto: Gabriel Mansur
COMPARTILHE