27 de dezembro

Niterói por niterói

Pesquisar
Close this search box.

Lupulinário

Por Sônia Apolinário

Sônia Apolinário é jornalista tendo trabalhado nos principais jornais do país, sempre na área de Cultura. Também beer sommelière, quando o assunto é cerveja e afins, ela se transforma na Lupulinário.
Publicado

Torneria é novidade em Niterói

torneria
Torneria: retoques finais na reforma do espaço onde funcionou o restaurante Gendai

O espaço onde por mais de 20 anos funcionou o restaurante japonês Gendai vai se transformar em uma choperia. No próximo dia 11h, às 17h, será inaugurada a Torneria, no Jardim Icaraí. O negócio reúne quatro marcas que se “conheceram” no Mercado Municipal de Niterói: as cervejarias Ocka Rocka, Una e Backbone e o bar A Casa da Vila.

A Torneria será uma mistura de restaurante com biergarten. Terá um paredão com 31 torneiras de chope na parte interna e outras seis no anexo externo. A cerveja artesanal, porém, vai dividir os holofotes com uma parrilla de onde sairão pratos e petiscos defumados. A carta de bebidas ainda terá várias opções de drinks e vinhos.

No espaço de 300 m2, 180 lugares sentados  são “garantidos”. Ter gente em pé ao redor de mesinhas na área externa, o biergarten, faz parte da proposta.

Os sócios cervejeiros vão plugar seus chopes, é claro, mas avisam: não irão transformar o local em um “bar da fábrica”. Significa que marcas convidadas serão bem-vindas no espaço que não se envergonha de informar que vai oferecer também cerveja mainstream.

Das quatro marcas, duas já não operam mais no Mercado Municipal e a tendência é que mais desistências ocorram. A primeira a sair foi a Ocka Rocka, cigana que produz na Pontal, de Nova Friburgo (RJ).

Depois foi o boteco Casa da Vila que assumiu a parte gastronômica da Torneria.

A Una, que atualmente produz sua cerveja em Saquarema, está construindo uma fábrica em Niterói e estuda a possibilidade de transferir seu bar do Mercado Municipal para outro lugar, também em Niterói.

A Backbone é uma cervejaria de Visconde de Mauá (RJ) e seu único bar, em Niterói, até o momento, é no Mercado Municipal.

Um dos sócios contou para Lupulinário que o desencanto com o Mercado Municipal foi por conta da “gestão totalmente equivocada”, principalmente do espaço destinado às cervejarias.

Ocupar o casarão onde funcionou o Gendai foi a oportunidade que eles viram para colocar em prática muito do que não conseguiram fazer no Mercado. O fato de chegarem no consolidado e diverso polo gastronômico do Jardim Icaraí não os intimidou. Ao contrário. Na opinião dos empresários, a proposta da Torneira é inédita, na região. A conferir.

 

Torneria  – chope e parrilla: Rua Nóbrega 260

Inauguração: 11 de julho, 17h.

 

Leia mais: Bar de Irajá (RJ) é o vencedor nacional do Comida di Buteco 2024

COMPARTILHE