Mais duas marcas chegam à Rua da Cerveja (oficialmente, Rua da Carioca), no Centro do Rio. Na verdade, trata-se de uma operação conjunta que une a cervejaria Piedade e a Martelo Pagão. A inauguração será na quinta-feira (27), às 18h.
Até o momento, só a Vírus Bier funciona no local.
O novo estabelecimento, que fica na Rua da Carioca 74 e 76, ocupa um casarão de quatro andares que tem 600 m2 de área. De imediato, serão utilizados o térreo e o mezanino. O terceiro andar está reservado para a fábrica – a cervejaria propriamente dita. O quarto pavimento é um rooftop.
A Piedade foi inaugurada em 2016, no bairro de mesmo nome na zona norte do Rio. A fábrica foi uma das primeiras a abrir as portas somente para atender ciganos (marcas sem fábrica própria). Cerca de 50 cervejarias já produziram lá.
A Martelo Pagão é especializada na produção de hidromel e tem uma ambientação que remete aos tempos medievais. A produção é feita na Piedade. O novo estabelecimento da Rua da Cerveja terá 15 torneiras de chope da Piedade e 6 de hidromel.
– Agora, pretendo fortalecer a marca Piedade. Antes, evitava fazer isso para não concorrer com os ciganos que produziam na fábrica – afirmou René Saleme, dono da cervejaria, que é morador de Niterói.
Ele informou que sua produção, atualmente, é de cerca de 40 mil litros por mês, tendo à frente, a cervejeira Juliana Alves.
Segundo Saleme, a operação terá como foco a calçada, bem como o carioca gosta.
– Acreditamos que a rua vai bombar quando todas as cervejarias estiveram instaladas. Nosso esforço será trazer não apenas o carioca, mas os turistas para a rua. Estamos próximos da praça Tiradentes, dos teatros João Caetano e Carlos Gomes. São locais de grande movimento e atrações culturais. Nós também vamos buscar fazer eventos – disse Saleme.
O estabelecimento vai funcionar de segunda-feira a domingo, das 10h às 22h. Nos dias de semana, terá almoço; nos fins de semana, petiscos aos moldes dos botecos do Rio de Janeiro.
A Rua da Cerveja faz parte de um projeto da prefeitura do Rio de revitalização de espaços no Centro da cidade. No caso, a “beneficiada” é a tradicional Rua da Carioca que amargou um período de decadência após várias lojas fecharem as portas. Ainda estão para chegar as marcas: Búzios e Tio Ruy (operação conjunta), Sundog, Kranz, Hoperários e Candanga, Todas terão que produzir cerveja no local, ou seja, serão brewpubs.
Leia mais: Niterói terá 20 estabelecimentos no Comida di Buteco 2025