Niterói por niterói

Pesquisar
Close this search box.

Lupulinário

Por Sônia Apolinário

Sônia Apolinário é jornalista tendo trabalhado nos principais jornais do país, sempre na área de Cultura. Também beer sommelière, quando o assunto é cerveja e afins, ela se transforma na Lupulinário.
Publicado

Vírus Bier inaugura a Rua da Cerveja no Rio

vírus bier

A primeira das dez marcas que vão transformar a tradicional Rua da Carioca, no centro do Rio, em Rua da Cerveja, abre as portas na próxima quinta-feira (26), às 18h. Caberá à Vírus Bier inaugurar o projeto lançado ,ano passado, pela prefeitura.

A cervejaria chegou ao mercado em 2017 como cigana da Piedade (que também fará parte da Rua da Cerveja). Em 2019, a Vírus Bier passou a operar em fábrica própria, instalada na Praça da Bandeira, zona norte do Rio. Do antigo endereço, todo o equipamento, com capacidade de produção a partir de 3,5 mil litros, foi transferido para a Rua da Carioca, nova sede da marca.

Por um tempo, o brewpub da Vírus Bier ficará em operação sozinho, na Rua da Carioca, uma vez que as outras cervejarias seguem com as obras, nos seus espaços. Nenhuma outra anunciou, até o momento, uma data para inauguração.

– Assim que aderi ao projeto, providenciei minha licença e iniciei as obras. Até o momento, a prefeitura está cumprindo tudo o que nos prometeu, quando assinamos o contrato. A única coisa que ainda não começou foi a obra de revitalização da própria rua. Isso envolve várias operadoras de serviços e órgãos municipais. Acredito que essas obras só começam no segundo semestre do ano que vem – afirmou Luiz Oliveira, mestre cervejeiro e sócio da Vírus Bier.

Brewpub é onde fábrica e bar funcionam juntos.

Das 20 torneiras que seu espaço está preparado para ter, ele vai iniciar a operação com seis. Pilsen, IPA, Witbier e, quem sabe, uma Porter, estarão plugadas no dia da inauguração. A cozinha também vai funcionar para atender os convidados, mas ainda com opções “simples e fáceis de fazer” como batata frita e frango a passarinho, enquanto o cardápio termina de ser elaborado.

Da produção à entrega do delivery da marca passando pela logística e coordenação das obras, Oliveira joga “nas onze”. No futuro brewpub, a gerência caberá ao beer sommelier Paulo Jr, referência no mercado cervejeiro carioca.

A Vírus Bier costuma participar do Mondial de là Biere, mas, este ano, declinou do festival para concentrar esforços na sua nova casa. Ano que vem, segundo Oliveira, a marca estará de volta – quem sabe, com  todas as cervejarias da rua juntas, recriando uma Rua da Cerveja no evento.

Também aderiram ao projeto as marcas Búzios e Tio Ruy (em operação conjunta), Sundog, Jourdan, Kranz, Hoperários, Candanga, Brew de Janeiro e Piedade (essas duas últimas também em operação conjunta).

Luiz Oliviera: “Corri para fazer acontecer”.

Com a Rua da Cerveja, a prefeitura do Rio pretende revitalizar uma das ruas mais tradicionais da cidade. A Carioca, atualmente, está com 50% das suas lojas fechadas. Mediante subsídios municipais, as cervejarias que aderiram ao projeto deverão produzir, além de vender cerveja, no local, ou seja, todas serão brewpubs.

– O projeto tem tudo para dar certo. No que me diz respeito, corri atrás com todas as minhas forças para abrir o mais rápido possível. Em paralelo às obras, fui produzindo e fazendo estoque de cerveja. Foquei muito no trabalho para fazer acontecer.

Serviço

Vírus Bier – Rua da Carioca, 55 (perto da praça Tiradentes)

Horários:

Primeira semana: quinta-feira, 18h; sexta e sábado, a partir das 16h;

Segunda semana: de quarta à sábado, a partir das 11h com serviço de almoço;

Terceira semana: de terça a domingo, das 10h às 23h

 

Leia mais– 1 dia + 8 marcas de Niterói = Mondial de là Biere 24

COMPARTILHE