Niterói por niterói

Pesquisar
Close this search box.
Publicado

Rua da Cerveja, no Rio, será criada com dez marcas

Por Sônia Apolinário
| aseguirniteroi@gmail.com

COMPARTILHE

Além das cervejarias, uma destilaria de cachaça e uma marca de Kombucha são as 12 empresas que vão iniciar a revitalização da rua da Carioca
logo rua da cerveja
As primeiras inaugurações estão previstas para setembro. Foto: arquivo A Seguir Niterói

Atrasou um pouco, mas começa a sair do papel o projeto da prefeitura do Rio de Janeiro de transformar a tradicional Rua da Carioca, no centro da cidade, em Rua da Cerveja. Dez marcas aderiram. Algumas vão operar sozinhas, outras em grupo.

Leia mais: Roberto Carlos fará show em Niterói dia 26 de abril

A ideia da prefeitura é revitalizar uma das ruas mais tradicionais da cidade com cerveja. A Carioca, atualmente, está com 50% das suas lojas fechadas. O projeto foi lançado em setembro de 2023 com planos de inaugurar a rua em janeiro passado.

De lá para cá, o edital sofreu algumas mudanças e o resultado é que uma destilaria de cachaça (Cachaça da Quinta, do município de Carmo) e uma marca de kombucha (Cultura Viva) se juntaram às cervejarias.

São elas: Búzios e Tio Ruy (operação conjunta), Sundog, Vírus Bier, Jourdan, Kranz, Hoperários, Brew de Janeiro, Candanga, Piedade (essas três últimas em operação conjunta). Todas terão que produzir cerveja no local, ou seja, serão brewpubs. Agora, a expectativa é que pelo menos algumas comecem a operar em setembro.

Quando o projeto foi lançado, duas marcas de Niterói chegaram a demonstrar interesse: Masterpiece e Noi. No meio do caminho, porém, optaram por não aderir. O único “representante” do município é René Saleme. Morador de Itacoatiara, ele está à frente da cervejaria Piedade, que fica no bairro homônimo, no Rio de Janeiro.

Cada marca escolheu o imóvel que ocupará. Todos são tombados pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), porém, são propriedades particulares e o contrato de aluguel se deu direto entre os proprietários e os cervejeiros, sem intermediação pública.

Caberá à Prefeitura do Rio, agora, é começar a fazer repasses financeiros para serem usados na reforma do imóvel e para despesas mensais iniciais.

O anúncio da nova fase do projeto será feito na próxima quarta-feira (27), às 18h, na própria rua Carioca, no número 74. No evento é esperada a presença do prefeito Eduardo Paes, além do secretário de Desenvolvimento Urbano e Econômico, Chicão Bulhões, e do Diretor-presidente da Companhia Carioca de Parcerias e Investimentos (CCPar), Gustavo Guerrante. Na ocasião, os primeiros contratos do Reviver Rua da Cerveja serão assinados.

 

 

COMPARTILHE