Niterói por niterói

Pesquisar
Close this search box.

Lupulinário

Por Sônia Apolinário

Sônia Apolinário é jornalista tendo trabalhado nos principais jornais do país, sempre na área de Cultura. Também beer sommelière, quando o assunto é cerveja e afins, ela se transforma na Lupulinário.
Publicado

Copa do Mundo inspira rótulos de cerveja

Farra Bier Rumo ao Hexa

Sabe o ditado “juntar a fome com a vontade de comer”? Pois algumas cervejarias juntaram a sede com a vontade de beber e se inspiraram na Copa do Mundo para colocar lançamentos, no mercado.

A Farra Bier, marca cigana do Rio de Janeiro, ainda aproveitou uma coincidência. Como a cervejaria está completando seis anos de fundação e a seleção brasileira está em busca do sexto campeonato, nada mais “natural” do que a produção da cerveja Rumo ao Hexa.

Trata-se de uma Brazilian Ale, produzida somente com ingredientes nacionais: maltes da Br Malte de Paracatu (MG), leveduras da Levteck, de Florianópolis (SC), lúpulos da Brava Terra Lúpulo, de Fartura (SP) e água da cidade serrana fluminense de Guapimirim, usada pela Nossa Fábrica, onde a cerveja é produzida.

A receita foi desenvolvida em colaboração com Botelho Cervejeiro. Resultou em uma cerveja com 4.6% de teor alcoólico (ABV)  e 26 de amargor (IBU). O rótulo ganhou medalha de prata no Brasil Beer Cup 2022. Está disponível no e-commerce do supermercado Zona Sul.

Quem também anuncia rótulo produzido com 100% dos ingredientes brasileiros é a Colorado (SP). A marca, que faz parte do portfólio da Ambev, criou a Mundial de Futebol: uma Witbier com mexerica e capim-limão.

Esse é um rótulo sazonal, que faz parte da linha Brasil com S, que são cervejas produzidas com ingredientes nacionais, em produção limitada. Como é uma Witbier, é feita à base de trigo. Tem  4,3% de teor alcoólico e 12 IBU. Está disponível para venda no e-commerce Empório da Cerveja.

Leia mais: Mercado cervejeiro nacional saúda a mandioca

Em Niterói

A Noi, cervejaria de Niterói, não criou rótulo especial inspirado na Copa do Mundo, mas um copo. Na verdade, uma caldereta, comercializada nos restaurantes da marca, não apenas em Niterói, mas também no Rio de Janeiro, em Itaperuna  e no balneário de Búzios (RJ).

Além disso, até o final da competição, a cervejaria vai sortear um barril de 30 litros de Noi Bionda (Pilsen), por semana.  Para participar, basta se inscrever, até o dia 16 de dezembro, pelo site: www.noiexpress.com.br. A participação é exclusiva para moradores das cidades do Rio de Janeiro e Niterói.

 

 

 

COMPARTILHE