Niterói por niterói

Pesquisar
Close this search box.

Lupulinário

Por Sônia Apolinário

Sônia Apolinário é jornalista tendo trabalhado nos principais jornais do país, sempre na área de Cultura. Também beer sommelière, quando o assunto é cerveja e afins, ela se transforma na Lupulinário.
Publicado

Bar Fina Cerva reabre em Niterói sob nova direção

fina cerva letreiro

Mais uma boa notícia cervejeira neste início de 2024. Depois de dois meses fechado, o bar Fina Cerva voltará a abrir, sob nova administração. A turma da BrewLab assumiu o local, que entrará em soft opening na terça-feira, 23 de janeiro, com inauguração prevista para três dias depois, na sexta.

O Fina Cerva é um dos bares pioneiros em venda de cerveja artesanal, em Niterói. No próximo mês de fevereiro, completa dez anos de funcionamento.

Um dos criadores da BrewLab, Guilherme Rebelo conta que já “paquerava” o bar há algum tempo, como possibilidade de negócio. Com a notícia de que o ponto estaria disponível, ele resolveu arriscar.

– Depois da pandemia, parece que, agora, as coisas vão começar a melhorar no nosso segmento. Eu sou cliente do Fina praticamente desde que abriu. O bar tem muita história e o carinho de muita gente em Niterói. Vamos continuar com a proposta de fazer uma curadoria bem esperta, entre rótulos nacionais e gringos – afirmou Rebelo.

No início, as 12 torneiras do bar serão ocupadas com produções da BrewLab por uma questão de “caixa” após as obras que foram feitas no local. Para a inauguração, serão plugadas três Sours que fazem parte de uma nova série feita com frutas do sul da Bahia, uma New England e um novo lote da Imperial Stout Maria Bonita, além de rótulos já tradicionais da marca como a Summer Ale Flor de Tangerina ou a Ipacoatiara.

Apesar de não ter cozinha, o bar vai receber produções da Smoked Lab – o braço gastronômico da BrewLab, especializado em defumações, que serão apenas finalizadas por lá. O cardápio, nesse primeiro momento, deve ser com sanduíches e linguiças.

Depois que as torneiras estiverem distribuídas entre rótulos da BrewLab e de outras marcas, os planos incluem a volta de eventos como degustações guiadas e de harmonizações com comidas, conduzidos por sommeliers convidados – o Fina tem um histórico de eventos memoráveis desse tipo.

Antes, porém, já deverá estar em campo a “equipe Fina”, como os funcionários do local costumavam ser chamados pelos clientes. Por enquanto, a turma da BrewLab ficará nos dois lados do balcão – além de Guilhereme, Davi Corrêa, Diego Neder (Smoked Lab) e Nicholas Dyckerhoff (brew shop). O brew shop em questão fica no taproom da marca, na Vila Cervejeira, que continuará a funcionar, normalmente.

Festas temáticas, karaokês improvisados, destino certo para os “inimigos do fim” de Niterói e até palco para bandas tocarem ao vivo, apesar do pequeno espaço do bar fizeram a história do Fina Cerva que resistiu o quanto pode à pandemia do Coronavírus. E seguem os planos de Rebelo:

– A casa sempre foi muito legal. Queremos recuperar esse clima e, quem sabe, comemorar os dez anos com uma festa apocalíptica.

Fina Cerva – Avenida Sete de Setembro, 193 Lj 103, no Jardim Icaraí

Funcionamento: terça a sexta, a partir das 17h; sábado e domingo, a partir das 11h

Vila Cervejeira – Rua Heitor Carrilho, 250, no Centro

Funcionamento: sexta-feira, a partir das 18h; sábado, a partir das 15h

Leia também: 2024 começa com marca nova em Niterói

COMPARTILHE