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Lupulinário

Por Sônia Apolinário

Sônia Apolinário é jornalista tendo trabalhado nos principais jornais do país, sempre na área de Cultura. Também beer sommelière, quando o assunto é cerveja e afins, ela se transforma na Lupulinário.
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A volta dos que não foram

lançamento brewlab 1

“A Volta dos que não foram” foi como a BrewLab batizou uma Black American Barley Wine (8,5% de teor alcoólico e 80 IBU) que será lançada na sexta-feira (10), no seu espaço, na Vila Cervejeira. Com ela, a marca de Niterói anuncia sua volta ao mercado, apesar de nunca ter saído dele.

As novidades, porém, vão além de um novo rótulo. O tap room volta a ser brewpub e, no espaço, passa a ter também uma loja de insumos, além da Smoked Lab – o braço gastronômico da BrewLab que desde o ano passado funciona no local.

História

A marca chegou ao mercado no final de 2017, como cigana, e logo abriu um taproom na Vila Cervejeira, no Centro de Niterói. O sonho da fábrica própria começou a se tornar realidade em maio de 2018, quando os sócios começaram a comprar os equipamentos. Naquela época, a grande aposta do setor cervejeiro era o brewpub. E a BrewLab “acoplou” sua fábrica ao taproom para consumar essa aposta.

Com pouco mais de um ano de brewpub, veio a pandemia do Coronavírus. Em 2021, os equipamentos foram vendidos.

– Vendemos para capitalizar e pagar as contas. A fábrica ficou grande demais para quem permaneceu no projeto. Impossível tocar produção, vendas, logística, marketing, financeiro com  apenas duas pessoas e zero caixa para contratar ninguém. Foi a saída para continuar respirando – explicou Guilherme Rebelo, um dos criadores da marca.

Muitos dos sócios iniciais saíram do negócio ao longo desses cinco anos de mercado, feitos no final do ano passado. Agora, o time da BrewLab, além de Rebelo, é formado por  Davi Corrêa, Diego Neder (Smoked Lab) e Nicholas Dyckerhoff (brew shop).

A nova fábrica será menor que a anterior. A capacidade passou de 500 litros para, no máximo, 150 litros.

– Fábrica menor, maior possibilidade de testes e experiências. Com o mercado em baixa, 500 l é um volume difícil de girar de uma cerveja mais ousada. Além disso, o público ainda é pequeno e ficou sem grana, nos últimos tempos – afirmou Rebelo que chegou a abrir um outro bar da marca fora da Vila Cervejeira, mas a experiência não durou muito tempo.

Como ele diz, se der vontade de produzir em um volume maior, sem problemas. A BrewLab volta a “ciganar” ou seja, produzir em uma outra fábrica.

Brew shop

A loja de insumos que também inaugura na sexta-feira (10) é fruto da união da BrewLab com a Malte e Arte. A marca tem mais de sete anos no mercado e estava estabelecida em Vila Isabel, no Rio de Janeiro.

Junto com ela, outro “braço” do grupo começa a se movimentar, a partir de março: uma série de cursos para formação de novos cervejeiros caseiros. Na avaliação de Rebelo, o mercado, atualmente estagnado, precisa de “sangue novo” para ganhar uma chacoalhada.

Barley Wine

E que ninguém estranhe lançar uma Barley Wine em pleno verão:

– Não pensamos em época do ano, pensamos numa cerveja especial que estava há muito tempo desenhada para ser produzida. Uma cerveja fora da curva para comemorar nossos 5 anos. Criativa, ousada, potente – comentou Rabelo.

Serviço

Lançamento da cerveja “A Volta dos que não foram” e inauguração da Brew Shop com show da banda Acid for the Children e DJ Gabriel Skin

Local: tap room da Brew Lab na Vila Cervejeira – Rua Heitor Carrilho 250, Centro de Niterói

Data: sexta-feira, 10 de fevereiro, a partir das 17h30

 

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