Niterói por niterói

Lupulinário

Por Sônia Apolinário

Sônia Apolinário é jornalista tendo trabalhado nos principais jornais do país, sempre na área de Cultura. Também beer sommelière, quando o assunto é cerveja e afins, ela se transforma na Lupulinário.
Publicado

AcervA Niterói e São Gonçalo é dez

acerva 10
Na primeira sexta-feira do mês de agosto (que em 2022 é no dia 5), é celebrado o Dia da Cerveja. A data foi literalmente uma invenção do youtuber californiano Jesse Vshalomov. Sua ideia era simples: uma data para celebrar quem fabrica e serve a bebida, unir apreciadores e, mais importante, beber entre amigos.

Assim, agosto virou uma espécie de mês da cerveja. É nesse mês de celebração da bebida que a Associação dos Cervejeiros Artesanais (AcervA) de Niterói e São Gonçalo comemora seus dez anos de fundação. Com festança, a ser realizada no dia 27 de agosto, a partir das 14h, no clube Canto do Rio, no Centro de Niterói. Serão mais de mil litros de chope, entre produções caseiras e profissionais, disponíveis ao longo de oito horas, para celebrar a data.

As marcas profissionais que, até o momento, já garantiram participação na festa são: Brewlab, Malteca, Dead Dog, Masterpiece, Noi, Wkatz, Máfia, Belgarioca, Narreal, Old School, Habeas Copos, Búzios, Denker, Ograner, Fractal e Penedon.

Durante o evento, serão conhecidos os melhores cervejeiros caseiros dos dois municípios. O concurso vai premiar produções feitas especialmente para a data. Além disso, três bandas, formadas por cervejeiros, vão animar ainda mais os convidados:  Dry Rocking, Señor Ninguém e Power Trippel.

O mais legal é que essa confraternização é aberta ao público em geral e não apenas associados.

A AcervA realiza encontros mensais, em diferentes bares de Niterói, especializados em cerveja artesanal. Nessas ocasiões, os cervejeiros recebem feedbacks das suas produções, por parte dos associados. A cada semestre, é feita uma sabatina onde as produções são avaliadas tecnicamente por diretores da AcervA.

Além disso, faz parte da programação da associação a realização de brasagens públicas, quando é possível, para qualquer pessoa, acompanhar o processo de produção de uma cerveja. Para o segundo semestre de 2022, cursos e palestras técnicas estão previstas.

Os ingressos para participar da festa dos 10 anos da Associação estão disponíveis em três pontos de venda: Armazém São Jorge e Vila Cervejeira, em Niterói; e Narreal Brewpub, no Rio de Janeiro. O primeiro lote, disponível até 10 de agosto (ou até acabarem os ingressos disponíveis), tem o valor de R$ 100, com pagamento em pix ou dinheiro.

Leia mais: Vida longa à cerveja brasileira

“Depois de mais de dois anos de pandemia do Coronavírus, voltar a promover encontros presenciais tem sido muito importante. Foi um período, não apenas de isolamento. Muitos cervejeiros caseiros ficaram sem condições de produzir, além disso, lojas de insumos e equipamentos fecharam ou tiveram uma redução drástica, no movimento. Agora, com a vida voltando a uma certa normalidade, queremos contribuir para essa retomada do segmento. A festa, de certa forma, consolida esse momento de reconexão”, comenta Alexandre Vasconcelos, presidente da AcervA Niterói São Gonçalo.

Serviço

10 anos AcervA Niterói São Gonçalo

Data:  27 de agosto

Horário: das 14h às 22h

Local: Clube Canto do Rio – Rua Visconde do Rio Branco, nº 701, Centro, Niterói.

 

COMPARTILHE