Niterói por niterói

Pesquisar
Close this search box.
Publicado

Niterói amplia atendimento de saúde na Região Oceânica

Por redação
| aseguirniteroi@gmail.com

COMPARTILHE

Reforma da unidade de emergência Mário Monteiro garante seis mil atendimentos por mês
LACC9523
Posto tem 23 leitos e melhora capacidade e qualidade de atendimento de emergência. Foto: Prefeitura/ Luciana Carneiro
A Prefeitura de Niterói entregou as obras de reforma da Unidade de Urgência Mário Monteiro, em Piratininga, neste sábado (22). Trata-se de um posto de atendimento pré-hospitalar. No local são realizados exames como: raio-x, ecocardiograma, doppler ultrassonografia, eletrocardiograma e exames laboratoriais. A UMAM conta ainda com 23 leitos. e atende uma média mensal de 5.845 pessoas na emergência, dentre clínica médica, ortopedia e pediatria.
A secretária municipal de Saúde, Anamaria Schneider, falou da importância da unidade e sobre as intervenções.
– A Unidade Mário Monteiro tem 19 anos e recebeu uma primeira reforma em 2014. Agora finalizamos uma nova etapa e a unidade está sendo entregue para a população com nova estrutura de telhado, nova climatização, novos pisos, enfim, ela está toda nova e melhorou muito a ambiência e a hotelaria para atender os pacientes daqui. É uma unidade muito importante na rede de urgência-emergência da nossa cidade, pois recebe as pessoas para o primeiro atendimento e encaminha para as internações -, explicou.
A unidade conta com seis consultórios; quatro salas repouso/observação, sendo uma pediátrica, uma feminina, uma masculina e uma geral; sala de higienização; sala de atendimento a paciente crítico; sala de pequena cirurgia; sala de enfermagem; sala de nebulização; sala de gesso; sala de curativo; e duas salas de acolhimento com classificação de risco. Todos os espaços foram reformados.
Núcleo de atendimento à mulher 
Além das obras de reforma, a Prefeitura também inaugurou o Núcleo de Atendimento à Mulher, que vai funcionar 24 horas, dentro da Unidade de Urgência Mário Monteiro para acolhimento das mulheres em situação de violência. A iniciativa é uma parceria da Secretaria das Mulheres com a Secretaria de Saúde.
A secretária da Mulher de Niterói, Thamyris Elpídio, explicou o que representa ter o equipamento dentro de uma unidade hospitalar.
– Esse é um passo no futuro, e mais, representa que a rede de saúde, que é onde muitas mulheres chegam para o primeiro atendimento, terá um equipamento próprio para identificar situações de violência. Esse é um espaço extremamente acolhedor. O equipamento será um núcleo de atendimento descentralizado na Região Oceânica, uma expansão da Secretaria da Mulher. É mais uma grande conquista e estamos vibrantes com essa parceria com a Saúde -, contou Thamyres.

COMPARTILHE