Niterói por niterói

Pesquisar
Close this search box.
Publicado

Começa a obra do prédio que ocupará o lugar da Agência do Itaú de Icaraí

Por Livia Figueiredo
| aseguirniteroi@gmail.com

COMPARTILHE

Agência dará lugar a um empreendimento da Soter com valor estimado em R$ 150 milhões; Decisão reforça a migração dos bancos para o digital
agência itau
A antiga agência do Itaú vira prédio da Soter que terá 169 unidades residenciais e duas lojas no térreo. Foto: Livia Figueiredo

Ir ao banco para abrir conta, fazer transferências ou contratar algum serviço está cada vez raro, portanto o encerramento das atividades da tradicional agência bancária do Itaú na Rua Gavião Peixoto, em Icaraí, não foi nenhuma surpresa.

Leia mais: Abastecimento de água para Niterói está reduzido

Empreendimento de grande porte

A agência dará lugar a um empreendimento da Soter com valor estimado em R$ 150 milhões e marca a estreia do premiado escritório de arquitetura franco-brasileiro Triptyque. Serão 169 unidades residenciais e duas lojas no térreo. Alguns apartamentos terão vista para o Campo de São Bento.

Tapumes cobrem a fachada da antiga Agência do Itaú. Foto: Livia Figueiredo

O tema foi reportagem do A Seguir em abril desse ano. As obras começaram na semana passada e o barulho tem sido perturbador. De acordo com um comerciante do Empório Costelão, estabelecimento vizinho ao local onde ficava a agência do Itaú, a obra tem gerado incômodo a quem trabalha por perto.

– A obra está à todo vapor. Meus cozinheiros têm reclamado muito porque o baralho fica muito próximo à cozinha e dura o dia inteiro – afirmou.

O empório Costelão localizado ao lado da antiga Agência do Itaú. Foto: Livia Figueiredo

A aposta no digital

Outro banco que fechará as portas é o da Caixa Econômica, também na Gavião Peixoto. A decisão pelo fechamento das portas só reforça a redução de movimento nos bancos e revela uma tendência do mercado cada vez mais presente: a migração dos bancos físicos para as plataformas digitais.

Um dos principais atrativos dos bancos digitais é a ausência de tarifas para serviços básicos. Enquanto os bancos tradicionais costumam cobrar taxas de manutenção, de anuidade do cartão de crédito, de transferência entre bancos e etc, os bancos digitais conquistam novos clientes ao oferecer produtos sem custos.

Outro ponto citado pelas pessoas é a praticidade de não precisar entrar em uma fila para resolver assuntos bancário. Os serviços podem ser feitos pelo próprio aplicativo.

No entanto, esse é um dos fatores que pode ir contra. Algumas exigências são difíceis de serem atendidas de forma convencional.

É o caso da necessidade de ir presencialmente em uma agência sempre que precisar autorizar o uso do cartão de débito ou crédito (e até mesmo do aplicativo do banco) ou caso precise de um serviço que não está no pacote contratado da sua conta. Até mesmo no momento de abrir a sua conta, onde é exigida uma série de comprovações, documentos e assinaturas.

Como era a antiga Agência do Itaú na Rua Gavião Peixoto, uma das ruas principais de comércio em Icaraí. Foto: Arquivo

O empreendimento

De acordo com a assessoria da Soter, o novo empreendimento tem como foco o público adulto. O prédio irá oferecer piscina de raia de 25m, academia assinada pela Cia Athlética, e contará com sauna, coworking, espaço pet, espaço gourmet, entre outros itens.

A construtora também apostou em serviços como mini market, pet care, bar, restaurante e lavanderia.

COMPARTILHE